Imprimir artigo
Temperatura Máxima dos Processadores
15/10/2007 às 20h30min por Gabriel Torres e Cássio Lima em Tutoriais
995.241 visualizações
Página 1 de 12

Introdução

Assim como todos os componentes eletrônicos, o processador produz calor durante o seu funcionamento. O excesso de calor é prejudicial e pode chegar as vias de fato de queimar o processador ou fazê-lo funcionar de maneira instável. Neste tutorial você aprenderá quais são os efeitos da temperatura sobre o processador, aprenderá a medir a temperatura atual do seu processador e verá tabelas com a temperatura máxima suportada pelos principais processadores disponíveis no mercado..

Os processadores esquentam devido ao efeito Joule, que é o processo de transformação de energia elétrica em calor. Dentro do processador existem vários fios (condutores) responsáveis pelas ligações internas. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor. Isso se manifesta no condutor como aumento de temperatura.

O calor gerado por um dispositivo eletrônico precisa ser rapidamente removido, caso contrário produzirá um aumento de temperatura. Se o calor não for removido a temperatura do dispositivo pode aumentar cada vez mais, até um ponto que ela é tão alta que danifica os circuitos internos do processador, o que obviamente não é desejável.

A temperatura máxima admissível pelo processador está normalmente estampada no próprio corpo do processador, de forma codificada. No Data Book do processador (documento que pode ser baixado no site do fabricante do processador) há uma parte dedicada a explicar o código estampado sobre o invólucro do processador, que inclui a sua temperatura máxima admissível.

É lógico que essa é a temperatura máxima admissível, isto é, que o processador pode trabalhar sem queimar. Quanto menor a temperatura em que o seu processador funcionar, melhor. Coolers de melhor qualidade e o uso adequado de pasta térmica farão com que o seu processador trabalhe a uma temperatura bem abaixo da máxima admissível. Leia nosso tutorial Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica para saber mais sobre o assunto.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
440.956 usuários cadastrados
2.167 usuários on-line