Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre a conexão Thunderbolt


         52.807 visualizações    Placas-mãe    6 comentários
Tudo o que você precisa saber sobre a conexão Thunderbolt

Modos de operação

Portas Thunderbolt podem operar em vários modos diferentes:

  • Modo USB: neste modo, a conexão Thunderbolt simplesmente funciona como uma porta USB tradicional. Desta forma, o dispositivo na outra ponta não precisa ser Thunderbolt.
  • Modo DisplayPort: neste modo, a conexão Thunderbolt simplesmente funciona como uma porta DisplayPort. Desta forma, o dispositivo na outra ponta não precisa ser Thunderbolt. Como as portas Thunderbolt 3 e 4 usam um conector USB Tipo C, neste caso um adaptador será necessário para converter este conector em DisplayPort.
  • Modo multifunção DisplayPort e USB: já neste modo, há uma conexão DisplayPort (normalmente utilizando menos pistas e, portanto, obtendo uma menor largura de banda) e uma conexão USB 3.2 Gen 2x1 (USB 3.1).
  • Modo Thunderbolt: neste modo, o dispositivo conectado precisa ser Thunderbolt, suportando até quatro pistas PCI Express e até dois links DisplayPort.
  • Modo de rede: portas Thunderbolt podem funcionar como portas Ethernet virtuais, permitindo a montagem de uma rede TCP/IP usando portas Thunderbolt de máquinas para a transferência de dados.

Cada porta Thunderbolt suporta seis (Thunderbolt 3 e 4) ou sete (Thunderbold 1 e 2) seis dispositivos, que são conectados em cascata, assim como ocorre na conexão USB, isto é, um dispositivo pode prover mais portas para que outros dispositivos sejam conectados. Um único dispositivo USB ou DisplayPort sem suporte a Thunderbolt pode ser instalado por porta, porém ele deverá ser o último da sequência, pois ele impedirá a instalação de mais periféricos Thunderbolt.

No caso de haver transferências de dados e de vídeo digital ao mesmo tempo, caso a largura de banda da porta Thunderbolt seja excedida, o tráfego de vídeo, que é mais sensível, será priorizado, e a velocidade do tráfego de dados será limitada.

  • Curtir 7

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Será que não era mais interessante desenvolver um sistema híbrido elétrico/ótico para o adaptador? Claro que com o tempo os custos devem baixar por causa da adoção, assim como ocorreu por exemplo com o HDMI onde os cabos eram caríssimos.

Porque um sistema híbrido deixaria os cabos óticos bem mais baratos, pois seriam praticamente fibras óticas. Agora o problema nesta adoção seria o uso de "hubs" pois, um hub ótico precisa de certo tratamento para administrar os sinais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela taxa de transferencia de 1GB/s e por se compativel com protocolo pci-express, tomara que os fabricantes criem placas de video externas para serem usadas em notebooks / ultrabooks..... 1GB/s deve ser +- equivalente a um PCI- express 4x 1.0, que já tem força suficiente para rodar uma vga mid-end sem perder muito desempenho..Pelo menos já seria melhor do que as Vgas Intel....kkkk

Já seria um bom uso para esse tipo de conexão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...