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Versões do DirectX


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Versões do DirectX

Diferenças entre as versões

Já listamos todas as versões do DirectX já lançadas, mas ficou faltando explicar qual é a diferença entre elas. Por exemplo, o que torna o DirectX 11 melhor do que o DirectX 10?

Em geral uma nova versão é lançada para que o sistema reconheça recursos mais modernos dos chips gráficos, de forma a usar esses recursos caso sua placa de vídeo os tenha, aumentando tanto o desempenho 3D da máquina quanto a qualidade da imagem.

Vamos às novidades principais de cada versão.

DirectX 6

O DirectX 6 trouxe como principal novidade o recurso de mapeamento de relevo mapeado pelo ambiente (“environment-mapped bump mapping”). Com esse recurso, é possível criar imperfeições na superfície do objeto 3D mais facilmente, tornando-o mais realista.

DirectX 7

A partir do chip GeForce256, os chips gráficos passaram a fazer parte dos cálculos necessários para a geração dos objetos tridimensionais, tarefa que ficava antes a cargo do processador da máquina. Essas etapas são as de iluminação e de transformação, abreviadas como T&L (transform and lightning, transformação e iluminação, em inglês). O DirectX 7 foi lançado para reconhecer este recurso e transferir do processador da máquina para o chip gráfico as etapas de transformação e iluminação.

DirectX 8

Com o DirectX 8, dois novos recursos atualmente muito conhecidos entraram em cena, tornando as imagens 3D muito mais realistas: o sombreamento de pixels (“pixel shader”) e o sombreamento de vértices (“vertex shader”). Objetos 3D são criados usando centenas ou mesmo milhares de polígonos, tais como triângulos e quadrados. Sobre esses triângulos ou quadrados, são aplicadas texturas (superfícies) ou cores, formando o objeto tridimensional. Com o sombreamento de vértices o programa 3D é capaz de mudar as características de cada vértice de cada polígono do objeto. Já com o sombreamento de pixels, o programa é capaz de mudar as características de cada pixel (ponto) de cada polígono. Antes da existência desses recursos, a mudança dessas características não era possível, ou seja, só era possível a mudança das características do polígono inteiro, o que afetava todos os seus pontos em conjunto. Portanto, com estes dois novos recursos as imagens passaram a ser muito mais realistas, já que cada ponto de cada polígono passou a ser programável.

O DirectX 8.0 permitia que o sombreamento de pixels fosse programado com até 12 instruções por vez. Este limite foi considerado insuficiente e logo o DirectX foi revisado para a versão 8.1 para permitir o uso de 22 instruções por vez.

DirectX 9

Para aumentar o desempenho e a qualidade dos objetos tridimensionais, o DirectX 9.0 foi lançado suportando o modelo Shader 2.0, onde o sombreamento de pixels pode usar até 96 instruções por vez. O modelo Shader 3.0 foi introduzido como DirectX 9.0c e permite o uso de até 65.535 instruções por vez.

DirectX 10

O DirectX 10 trouxe o modelo Shader 4.0. Esse modelo promoveu uma mudança importante na arquitetura dos chips gráficos. Até os chips gráficos baseados no DirectX 9.0c, o chip tinha unidades de processamento separadas para processar sombreamento de pixels e sombreamento de vértices. Em algumas circunstâncias em que todas as unidades de sombreamento de pixels estavam sendo usadas, as unidades de sombreamento de vértices ficavam ociosas e novas instruções de sombreamento de pixels tinham de esperar, já que todos os processadores de sombreamento de pixels estavam ocupados, mesmo que os processadores de sombreamento de vértices estivessem disponíveis para uso. Nos chips a partir do DirectX 10, as unidades de processamento são genéricas e podem ser usadas para processar qualquer tipo de informação, resolvendo o problema que acabamos de explicar: em chips gráficos a partir do DirectX 10, as instruções precisam aguardar apenas quando todos os processadores estão ocupados, independente do tipo de instrução. Esta arquitetura é conhecida como arquitetura unificada de sombreamento.

O DirectX 10 também introduziu um novo tipo de sombreamento, de geometria, e outros recursos para transferir mais processamento do processador da máquina para o chip gráfico. Uma explicação mais detalhada a respeito dos principais novos recursos introduzidos pelo DirectX 10 pode ser encontrada no documento técnico da NVIDIA sobre o DirectX 10.

DirectX 11

O DirectX 11 trouxe duas inovações importantes. A primeira foi o suporte à técnica de GPGPU, que consiste em usar o chip gráfico para executar instruções “normais” de processamento para acelerar o processamento de programas comuns e não somente o de jogos. A segunda foi o suporte nativo ao recurso de tesselação, que permite dividir cada polígono em partes ainda menores para obter um maior realismo do objeto, quando usado em conjunto com o recurso de mapeamento de deslocamento. Em outras palavras, permite objetos mais realistas sem diminuir o desempenho.

Estas são apenas as mais importantes; há outras, como você pode ver na documentação técnica da Microsoft.

Com o DirectX 11.1, a Microsoft adicionou 21 novidades, que podem ser vistas na documentação técnica. As novidades são extremamente técnicas e, a bem da verdade, servem apenas para permitir a nova interface gráfica introduzida no Windows 8.

Já o DirectX 11.2 traz dez novas funcionalidades, sendo a mais divulgada o recurso de bloco, que é explicado e demonstrado nesta apresentação da Microsoft. Em resumo, ele permite alocar menos memória por recurso, aumentando o desempenho de jogos. O detalhamento das novas funções do DirectX 11.2 pode ser visto aqui.

DirectX 12

O DirectX 12 traz duas novidades importantes. A primeira é a possibilidade de programação em baixo nível, isto é, o envio de instruções para o processador gráfico diretamente, o que aumenta o desempenho caso o jogo lance mão desta técnica. Outras modificações foram feitas para melhorar a comunicação do DirectX com o processador gráfico (GPU) e com o processador da máquina (CPU), a fim de minimizar momentos em que núcleos de processamento ficam ociosos. Em outras palavras, a principal novidade do DirectX 12 é um aumento de desempenho (desde, claro, tanto o jogo, o sistema operacional e o hardware suportem DirectX 12). Uma explicação técnica mais detalhada pode ser encontrada no site da Microsoft.

A segunda grande novidade é o suporte a múltiplas placas de vídeo diretamente, sem ser por soluções proprietárias como o SLI e o CrossFire, permitindo a mistura de placas de vídeo de fabricantes e especificações diferentes. Para isso, os chips gráficos precisam ser DirectX 12, você deve estar rodando um sistema operacional com suporte ao DirectX 12, os jogos precisam ser DirectX 12 e precisam suportar a técnica multi GPU. Na prática, pouquíssimos jogos suportam tal técnica. Como o CrossFire foi descontinuado em 2017 e o SLI em 2020, isto significa que, atualmente, a técnica de multi GPU está praticamente morta.

Outro detalhe do DirectX 12 é que ele é suportado em todas as plataformas onde o Windows 10 está disponível: computador, tablet e smartphone.

Informações mais detalhadas estão disponíveis no site da Microsoft

Uma tabela comparando as diferenças entre as versões do DirectX 11 e DirectX 12 pode ser vista aqui

Como saber a versão suportada por sua placa de vídeo?

Você pode descobrir qual versão do DirectX sua placa de vídeo é baseada consultando as seguintes tabelas:

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas



  • Membro VIP
Mas, existe alguma vantagem em atualizar o DirectX para a versão 10.1 no Windows Vista tendo uma placa DirectX 10 (caso das PVs GeForce a das Radeons antigas)?? :mellow:

Em tese uma versão mais nova corrige possíveis bugs, fora isso não vejo vantagem.

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valeu gabriel, otimo artigo.

quero ve se entendi direito, e gostaria da ajuda dos nossos amigos e do Gabriel.

directx 9.0c, por exemplo, para rodar nesta versao, você tem que ter uma placa de video 9.0c (ou superior), o jogo suportar a mesma, e você ter instalado essa versao ou superior correto?

Outra coisa, um jogo feito p/ directx 10, por exemplo, se você tiver usando diretcx mais antigo, o jogo irá rodar? pelo que eu entendi, sim.... talvez nao 100% mas irá rodar, certo?

outra duvida, no meu computador eu tenho um PV 8600GT, que é compativel com dx10, mas uso xp que suporta no maximo dx9.0c, correto? Se eu rodar um jogo que seja dx10 (compativel com a placa), mas usando o dx9.0c (xp), o jogo mesmo assim vai rodar em modo "compatibilidade"? Mesmo eu possuindo uma pv dx 10? O desempenho do jogo vai piorar por fazer essa emulacao?

Valeu um abraço.

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  • Membro VIP
valeu gabriel, otimo artigo.

quero ve se entendi direito, e gostaria da ajuda dos nossos amigos e do Gabriel.

directx 9.0c, por exemplo, para rodar nesta versao, você tem que ter uma placa de video 9.0c (ou superior), o jogo suportar a mesma, e você ter instalado essa versao ou superior correto?

Correto, depende dos 3 fatores, se faltar um não funciona.

Outra coisa, um jogo feito p/ directx 10, por exemplo, se você tiver usando diretcx mais antigo, o jogo irá rodar? pelo que eu entendi, sim.... talvez nao 100% mas irá rodar, certo?

Considerando um jogo 100% directx10 isso acontece, mas por hora não sei de nenhum jogo assim. Isso acontece com alguns jogos que tem requisito mínimo o DX 9.0c por exemplo, não rodam nas X800 mesmo que elas tenham força pra isso.

outra duvida, no meu computador eu tenho um PV 8600GT, que é compativel com dx10, mas uso xp que suporta no maximo dx9.0c, correto? Se eu rodar um jogo que seja dx10 (compativel com a placa), mas usando o dx9.0c (xp), o jogo mesmo assim vai rodar em modo "compatibilidade"? Mesmo eu possuindo uma pv dx 10? O desempenho do jogo vai piorar por fazer essa emulacao?

O jogo vai rodar em 9.0c. O desempenho geralmente é até melhor, mas perdem-se alguns efeitos que os DX mais novos sempre trazem. Por hora o pessoal não viu nada de mais no DX10.. o 10.1 parece que melhora o desempenho, mas de qualidade gráfica não vi o pessoal de boca aberta como esperávamos que seria o DX10. Uma grande vantagem das placas DX10 é que todas suportam HDR*+AA, dois efeitos que juntos, deixam a imagem muito legal, pena que isso tenha um peso razoável.

*(um efeito 9.0c, mas nem todos como o GDR do HL2 pr exemplo, é 9.0, mas a maioria dos HDR, um efeito de ilunimação bem legal, depende de 9.0c)

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Esta possível diferença do DX 10 para o DX10.1... alguêm aqui já fez isto na prática? Digo, no caso alguêm que tenha uma placa ATI com suporte ao DX 10.1 e passou do Windows Vista para o Vista SP1 ou Server 2008, e conseguiu notar algum melhora em termos de desempenho.

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  • Membro VIP
Esta possível diferença do DX 10 para o DX10.1... alguêm aqui já fez isto na prática? Digo, no caso alguêm que tenha uma placa ATI com suporte ao DX 10.1 e passou do Windows Vista para o Vista SP1 ou Server 2008, e conseguiu notar algum melhora em termos de desempenho.

Em jogos que dão suporte isso faz uma boa diferença, do que eu saida Assassin´s Creed é o único que dá suporte ao DX 10.1 por enquanto (suporte que será removido) e o desempenho das ATI nesse jogo é acima do esperado.

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Vou ver se dou uma olhada.. achei no Wikipedia uma lista de jogos DX 10. To usando o Windows XP ainda e não sei se haverá vantagem em mudar, ainda mais se pensando na quantidade grande de jogos DX8 e DX9 disponíveis no mercado.

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  • Membro VIP
Vou ver se dou uma olhada.. achei no Wikipedia uma lista de jogos DX 10. To usando o Windows XP ainda e não sei se haverá vantagem em mudar, ainda mais se pensando na quantidade grande de jogos DX8 e DX9 disponíveis no mercado.

Mas o vista também roda DX 9 e anteriores, pode migrar sem problemas caso você tenha uma boa máquina.

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Basicamente, instalar o SP1 melhora no desempenho geral da máquina, não só no desempenho gráfico. É altamente recomendável o upgrade pra quem já roda o vista.

Pra quem roda xp e não tem uma máquina com processador dual core e pelo menos 2gb de ram, não vale a pena migrar pro vista só pra usufruir do dx10, mesmo que tenha uma boa placa de vídeo. Quem possui uma máquina nesses requisitos está perdendo muito em não usar o vista.

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Opa,

É o seguinte galera, esse artigo ficou show de bola, e também surgiu num momento muito oportuno.

Preciso fazer um trabalho, com pesquisa bibliográfica :eek:, e meu tema é justamente DirectX: história, funcionalidades, tendências, evolução... essas coisas.

Então, alguém conhece livros que eu possa consultar ?

Pode ser em inglês também, já que está bem difícil pra achar material impresso.

valeu!!! :D

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Sensacional esse artigo! Me tirou dúvidas que tinha há anos. Sei que ainda há muito pra saber --no próprio texto há boa quantidade de documentação técnica e outras informações para quem quiser se aprofundar-- apenas minha curiosidade foi completamente abatida pelo artigo em si.

 

Obrigado.

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É, realmente sacanagem a Microsoft atrelar o DX ao sistema operacional. Forçar uma atualização de S.O. acaba muitas vezes, embora não se justifique, em pirataria.

O cara compra o windows licenciado com um preço absurdo de R$400,00 ou mais aí a M$ restringe as versões do DX por SO... É de revoltar! Nessas horas que vale a pena comprar um console.

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O cara compra o windows licenciado com um preço absurdo de R$400,00 ou mais aí a Microsoft restringe as versões do DX por SO... É de revoltar! Nessas horas que vale a pena comprar um console.

Não sei porque algumas pessoas ficam bravas com isso. DirectX é uma camada de abstração ruim se comparada à OpenGL, fica mais lenta a cada versão e não traz grandes melhorias na qualidade da imgaem. Quanto aquela desculpa de "é mais bonito o directx novo do que o antigo", recomendo o pessoal dar uma pesquisada sobre o "Crysis XConfig" que mostra como um simples add-on faz um jogo DX9 ficar infinitamente mais bonito do que com DirectX10 e ainda rodar com melhor performance.

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Não sei porque algumas pessoas ficam bravas com isso. DirectX é uma camada de abstração ruim se comparada à OpenGL, fica mais lenta a cada versão e não traz grandes melhorias na qualidade da imgaem. Quanto aquela desculpa de "é mais bonito o directx novo do que o antigo", recomendo o pessoal dar uma pesquisada sobre o "Crysis XConfig" que mostra como um simples add-on faz um jogo DX9 ficar infinitamente mais bonito do que com DirectX10 e ainda rodar com melhor performance.

Eu concordo com você Amarildo. O que sou contra é a Microsoft fazer essa 'barberagem' para forçar o usuário a comprar a versão mais recente do SO para ter a versão mais recente da DX. Exemplo. Você acaba de comprar uma placa de vídeo mais top para usufruir todo o potencial, qualidade e compatibilidade dos jogos em seu PC. Daí a Microsoft lança uma nova versão do DX para a nova versão do SO. Já não bastava ter que esperar entrar uma nova geração de hardware para ter um melhor proveito do dinheiro, agora tem que se precaver com essas pegadinhas do Windows. A Micro$soft também faz suas cachorradas como por exemplo estar limitando propositalmente o potencial do DX 11 nos PCs para alavancar as vendas do XBOX ONE. Tanto é verdade que depois que a AMD descontente com essa API da Microsoft desenvolveu e lançou o 'Mantle' que se mostrou superior ao DX11. Depois que rumores e especulações começaram a se espalhar, a Micro$soft lançou o DX 12 que disse antes que não existiria mais... E disse que as placas de vídeo geração DX11 são suportadas para o DX12. Curioso não é?? Se o DX está ficando 'ultrapassado' e não tem mais potencial, ou a Micro$soft esta a limitando... Fato é que não dá mais para confiar. As empresas precisam investir em APIs concorrentes ou novas, mas isso também dá mais trabalho para os desenvolvedores. Sem falar que a Micro$soft dá apoio (tipo? $$$ não sei) para empresas que desenvolvem o jogo com a API dela. E também, com certeza incentva as epresas a ficarem longe das outras APIs como o OpenGL e 'Mantle'.

O dono do Linux uma vez mandou a Nvidia para aquele lugar porque ela não queria dar suporte para os drivers versão Linux.

veja aqui no youtube.

Por trás de tudo isso, percebe que existe um boicote seja da Micro$soft, seja das empresas 'parceiras' (Nvidia).

Pelo jeito o DX vai ser um câncer da Micro$soft nas nossas vidas por um bom tempo. Mas eu tenho esperaças no Steam OS. Quem sabe o cenário muda?

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@Yarkan A Microsoft foi acostumada desde o início a implementar um monopólio, e isso dá muito lucro pra ela.

Felizmente o Linux está crescendo muito no mundo dos jogos, e como disse o Deus Gabe Newell: "O Linux é o futuro dos jogos". Agora é só esperar empresas como NVIDIA e AMD se tocarem que a restrição imposta pelo capitalismo predatório da Microsoft (e aliadas) tem que deixar de existir como é hoje, deixando lugar para uma concorrência justa onde todos podem apresentar seus produtos de qualidade sem que gigantes corporativos passem por cima de todos.

 

Eu mudei para Linux no dia em que soube que a Steam foi portada para Ubuntu, e até hoje não me arrependo de ter largado aquele sistema operacional feito na padaria da esquina :P

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@AmarildoJr Por falar em Linux, hoje experimentei o Ubuntu para rodar jogos. Não consegui (Inexperiente em linux).
Ao meu ver as empresas que fazem jogos deviam investir no linux para que seja mais fácil instalar e rodar nessa plataforma. mas acho que isso ainda vai demorar. Apanhei pra rodar um jogo no Wine e nem consegui :P. Já o steam, é ótimo. Mas precisava de no mínimo uma "live TIM de 35Mbps" pra baixar os jogos... Com esse speedy eu até desanimo... haha

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