Imprimir artigo
Visita à Fábrica da Kingston em Xangai, China
14/06/2004 às 10h29min por Gabriel Torres em Artigos
60.618 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Aproveitamos nossa visita à Xangai para visitarmos a fábrica da Kingston.

A Kingston possui quatro fábricas: Penang, Malásia, com capacidade para fabricação de 500 mil módulos de memória por mês; Hsin-Chu, Taiwan, com capacidade para fabricação de 1,7 milhão de módulos por mês; Fountain View, Califórnia, EUA, com capacidade de produção de 800 mil módulos de memória por mês; e Xangai, China, com capacidade de produção de 2,5 milhões de módulos por mês.

Os módulos são projetados exclusivamente na sede da Kingston, em Fountain View, Califórnia, EUA. É neste mesmo local que os chips com a marca Kingston são encapsulados, isto é, a Kingston compra o wafer de algum fabricante e encapsula o chip em suas instalações e marca a sua própria marca no invólucro. A Kingston também usa chips de terceiros, como Hynix e Elpida. Durante a nossa visita à fábrica de Xangai, os módulos sendo fabricados usavam chips da Hynix.

A fábrica de Xangai é a maior, contendo 8 linhas SMT. A Kingston está construindo uma nova fábrica em Xangai, que terá 10 linhas SMT ainda neste ano e 12 linhas em 2005, quando a sua capacidade de produção dobrará, passando a ser de 5 milhões de módulos por mês.

A Kingston mantém quatro fábricas, segundo eles, para prevenir problemas de distribuição caso ocorra algum desastre natural ou incêndio.

A fábrica que visitamos está localizada na Zona Franca de Waigaoqiao em Xangai. Fábricas localizadas na Zona Franca não pagam o imposto local (VAT, Value Added Tax, o equivalente ao nosso ICMS, que lá é de 17%) se o produto for exportado. Se for vendido no mercado local, o imposto é cobrado.

Visita à Fábrica da Kingston em Xangai, China
Figura 1: Entrada da Zona Franca de WigaoQiao em Xangai..

Visita à Fábrica da Kingston em Xangai, China
Figura 2: Fachada da fábrica da Kingston.

Visita à Fábrica da Kingston em Xangai, China
Figura 3: Política de qualidade da fábrica da Kingston.

O processo de fabricação de módulos de memória é similar ao de fabricação de outras placas. A diferença está no fato que módulos de memória não têm componentes de inserção tais como conectores e capacitores eletrolíticos e, portanto, a etapa de inserção manual não existe. A produção de módulos de memória restringe-se à linha SMT. Para entender detalhadamente o processo de fabricação de placas, leia o artigo sobre a nossa visita à fábrica da ABIT em SuZhou, China, onde explicamos o processo em detalhes.

Visita à Fábrica da Kingston em Xangai, China
Figura 4: Visão geral de algumas das linhas SMT da Kingston.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
454.535 usuários cadastrados
1.936 usuários on-line