Imprimir artigo
Advanced System Care
por em Tutoriais
Última atualização:
16.314 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos..

Depois de anos usando um computador, o sistema operacional vai acumulando resquícios de programas que foram instalados mas removidos, programas e arquivos inúteis e pequenos problemas aqui e ali que, embora não impeçam o computador de funcionar, certamente ocupam espaço em disco e podem potencialmente deixar o computador mais lento.

Existem vários programas com essa finalidade. Um que achamos interessante e recomendamos chama-se Advanced System Care, dos mesmos desenvolvedores do Driver Booster, que recomendamos na semana passada.

Além de fazer uma limpeza do sistema operacional, este programa tem como vantagem sobre muitos de seus concorrentes verificar se há falhas de segurança no computador verificando, por exemplo, se existem atualizações importantes que não foram instaladas.

O programa é grátis, mas há a versão Pro, paga, que oferece alguns recursos adicionais (os quais mencionaremos na próxima página) e manutenção do sistema operacional de forma automática de tempos em tempos.

Caso você não entenda inglês, não tem problema, pois o programa está disponível em português (embora algumas opções ainda apareçam em inglês).

Na tela inicial do programa (ver Figura 1) você deve selecionar quais análises e correções o programa deverá efetuar e clicar em “Scan”. Repare que, por padrão, nem todas as opções são marcadas. Isto ocorre por dois motivos. Primeiro, rodar todas as análises é uma tarefa que demanda bastante tempo, em particular se você selecionar “Escanear Disco”. Segundo, se você tiver um SSD em seu computador, você não pode desfragmentá-lo (opção “Otimização de Disco”), pois isso diminui a vida útil do SSD (pois serão efetuados vários ciclos de escrita), sendo que SSDs não precisam ser desfragmentados. Com isso, recomendamos que todas as opções sejam marcadas, com exceção da “Otimização de Disco” caso você tenha um SSD.

Advanced System Care
Figura 1: seleção das opções de verificação

No nosso caso, com um computador com pouco mais de um ano de uso, o programa identificou mais de 19.000 problemas. Impressionante. Clique em “Reparar” para corrigir os problemas encontrados.

Advanced System Care
Figura 2: lista dos problemas identificados

Advanced System Care
Figura 3: reparação concluída

O programa oferece ainda uma enorme quantidade de opções adicionais de detecção e reparos, presentes no menu “Ferramentas”, que recomendamos que sejam rodadas em seguida. Vamos a elas.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.369 usuários cadastrados
750 usuários on-line