Imprimir artigo
Advanced System Care
por em Tutoriais
Última atualização:
16.401 visualizações
Página 2 de 3

Ferramentas

O menu “Ferramentas” apresenta funcionalidades adicionais. Algumas são voltadas para situações específicas, como a verificação das unidades de armazenamento (“Doutor Disco”), a recuperação de arquivos apagados (“Recuperador”) e o apagamento seguro de arquivos ( “Triturar Arquivos”; leia o nosso tutorial “Como apagar de verdade seus arquivos” para entender o uso desta opção). Outras, extremamente úteis e importantes, estão disponíveis apenas na versão paga do programa (“Reparar Windows”, “Limpar Registro”, “Otimizar RAM”, “Acelerar Internet” e “Limpar Disco”). Mas mesmo na versão grátis do programa há algumas opções adicionais úteis que recomendamos e que não são executadas automaticamente pelo procedimento de deteção e reparo de problemas..

Dica: há mais ferramentas do que aparece na tela da Figura 4; clique em “Show more tools” para visualizar as ferramentas que não couberam na tela (ver Figura 5).

Advanced System Care
Figura 4: ferramentas (parte 1)

Advanced System Care
Figura 5: ferramentas (parte 2)

As funções que recomendamos você rodar são as seguintes:

  • IOBit Uninstaller: outro programa da mesma empresa que recomendamos para a remoção de programas e verificar se pedaços de programas removidos foram completamente eliminados do computador. Falaremos sobre este outro programa em breve.
  • Driver Booster: programa para atualizar todos os drivers do computador. Leia nosso tutorial sobre este programa.
  • Gerenciar Inicialização: para otimizar através de um único clique os itens que são carregados automaticamente na inicialização do sistema operacional, de forma a acelerar o carregamento do sistema operacional. Basta clicar em “Optimize”. Esta ferramenta permite cronometrar a carga do sistema operacional para você verificar se houve ou não melhora nas otimizações efetuadas, o que é útil no caso de você resolver desabilitar itens manualmente.
  • Desativador de Programas: similar ao anterior, porém feito de forma manual. Ao selecionar o programa que você pretende desativar, o Advanced System Care mostra através de um gráfico da parte inferior o quanto a carga do sistema operacional pode ser otimizada. Você pode ainda usar o cronômetro da ferramenta anterior para verificar a eficácia de suas otimizações.
  • Verificar Pastas Vazias: localiza pastas vazias nas unidades de armazenamento para melhorar a organização do computador.
  • Atalhos Inválidos: localiza atalhos do Windows que não apontam para nenhum arquivo. Assim você melhora a organização do seu computador e libera um pouco de espaço em disco.
  • Verificar Arquivos Duplicados: localiza arquivos duplicados, para que você possa liberar espaço em disco. Só tome cuidado, pois em alguns casos existem arquivos duplicados em seu computador propositadamente (por exemplo, um backup).

O Advanced System Care vem também com um atualizador de programas, disponível em “Central de Ações”, para manter os programas do seu computador sempre atualizados. Ver Figura 6. Você pode ativar as atualizações automáticas clicando em “Activate automatic updates”. Obviamente você fica limitado aos programas que o Advanced System Care reconhece.

Advanced System Care
Figura 6: módulo atualizador de programas

Se você é um técnico ou usuário avançado, explore todas as opções e ferramentas presentes no Advanced System Care, pois há muitas outras além das que mencionamos e pode ser que uma delas seja útil para uma situação que você esteja enfrentando.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.061 usuários cadastrados
1.067 usuários on-line