Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Anatomia de uma Unidade de Disquete

       
 105.804 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Veja como é uma unidade de disquete por dentro e aprenda mais sobre seus principais componentes.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Todos nós sabemos que as unidades de disquetes estão sendo substituídas por memórias USB e cartões de memória. Mas, após desmontar um disco rígido e uma unidade óptica, não poderíamos deixar de publicar um tutorial mostrando como é uma unidade de disquete por dentro.

Anatomia de uma Unidade de Disquete
Figura 1: Unidade de disquete de 1,44 MB.

As unidades de disquetes usada em computadores possuem cinco gerações: 360 KB (5 ¼”), 1,2 MB (5 ¼”), 720 KB (3 ½”), 1,44 MB (3 ½”) e 2,88 MB (3 ½”). Neste tutorial desmontaremos o modelo mais usado, que ainda está disponível nos dias de hoje: o modelo de 1.44 MB 3 ½”.

As unidades de disquete se tornaram tão baratas que hoje em dia não faz sentido consertá-las caso apresentem problemas. Sai mais barato jogar ela fora e comprar uma nova.

Na Figura 2 você pode ver a parte traseira de uma unidade de disquete: ela possui apenas dois conectores, sendo que um é o de alimentação e o outro é para a comunicação com o micro. Essa comunicação é feita através de um flat-cable de 34 vias.

Anatomia de uma Unidade de Disquete
Figura 2: Vista traseira de uma unidade de disquete de 1,44 MB.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×