Entre para seguir isso  
Seguidores 0

CD-ROM Explosivo

       
 194.602 Visualizações    Tutoriais  
 40 comentários

Tudo o que você precisa saber sobre os discos que explodem dentro da unidade de CD-ROM, danificando-a. Aprenda a origem desse problema e veja como resolvê-lo. Atualizado!

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Vários leitores nos escreveram reclamando de CDs que literalmente explodem dentro da unidade de CD-ROM. O leitor Renan Melo conseguiu inclusive tirar fotos do CD que explodiu dentro de sua unidade de CD-ROM, danificando a mesma. Veja as fotos abaixo.

Figura 1: CD destruído pela unidade de CD-ROM.

Figura 2: Detalhe da destruição do drive de CD-ROM.

A "explosão" na verdade é a destruição do CD em vários pedaços, oferecendo inclusive um sério risco ao usuário, já que muitas vezes a bandeja do CD-ROM abre-se sozinha, fazendo com que cacos do CD voem longe. Imagine se o seu micro tem esse problema e o seu gabinete fica sobre a sua mesa: estilhaços do CD podem voar em sua direção, atingindo os seus olhos!

Mas qual é a causa do CD explosivo? Quando esse problema começou a surgir no mercado, desconfiávamos que esse problema estava somente relacionado a mídias CD-R de baixa qualidade. Entretanto, após algum tempo, esse mesmo problema começou a ocorrer também com mídias gravadas industrialmente.

Então suspeitamos das unidades Creative 52x, devido ao grande número de e-mails que recebemos relatando esse problema nessas unidades. Mas isso significa que as unidades Creative é que têm esse problema? Não necessariamente. O grande problema é que a Creative (assim como ocorre com alguns outros fabricantes) não fabrica unidades de CD-ROM. Ela compra unidades de terceiros que decalcam a sua marca (esquema conhecido como OEM), sendo que nem sempre ela usa o mesmo fornecedor (fabricante). O problema pode estar relacionado a um determinado fabricante das unidades de CD-ROM Creative ou mesmo a um determinado lote de produtos.

Além disso, há fortes indícios que no mercado há unidades de CD-ROM Creative falsificadas. Isto é, alguns espertinhos compram unidades baratas de fabricantes desconhecidos (unidades "genéricas") e decalcam a marca "Creative" nelas. Isso é apenas um rumor, mas pode ser que o problema esteja relacionado a essas unidades.

Mas estávamos errados. O problema do CD-ROM explosivo não tem nada a ver com o modelo nem com o fabricante do drive, e sim com a mídia.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários




Opa amiguinhos, sou Técnico Em Informática Formado pela LEIAUT - Recife PE, quem mora aqui sabe q é referência em Ensino direcionado a informática e eletrônica, só falando um pouco sobre minha experiência com Drives de CD Explosivos. A minha teoria sempre voltava mais para uma certa "culpa" para o Processador da AMD, o Duron, por que não sei se coincidentemente ou não, mas todas as chamadas q me fizeram sobre tal reclamação do CD explodir, curiosamente o processador era um Duron, e todos nós sabemos que o Duron esquenta muito. gostaria de que fosse analisado essa hipótese para ver se tem fundamentos. Grato, MAuricio

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Seu comentário é completamente infundado. A origem do problema está explicada no artigo.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se me recordo bem, é citado na matéria que uma das possíveis causas, são mídias trincadas na região central. Uma outra coisa que observei quando ocorreu comigo(sim, tenho experiência própria ahaha) é que um "possível" causador, eram os drives da Creative, que giravam a uma velocidade estupenda! Por sorte, o drive ainda continuou funcionando após a limpeza!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aconteceu algo recentemente comigo, estava fazendo uma instalação do windows 2000 cd original, quando foi dado o bot, percebi que começou a atingir uma velocidade muito rápida, e logo em seguida, um estalo alto.... fiquei quieto, pensei até que teria vindo do ar-condicionado.. mas não, quando vi que na instalação começou a pedir o cd do windows, vi que ele estava todo picotado por dentro, minha unidade de cd e um LG 8525B Gravador CD-RW e o cd do Windows 2000 Original... como pode??? liguei na microsoft informando sobre o problema, alegaram que o cd deles e de altissima qualidade, que a causa do problema e da unidade de cd, liguei na LG eletronics, e alegaram que as unidades de cd deles seguem padroes internacionais e etc.. enfim, perdi minha unidade de cd e meu disco do windows 2000....

Detalhe, uso um pentium 4 2.0ghz e não o AMD Duron...

Abraços!! :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não li a matéria, mas pelo que eu sei o cd se quebra dentro do driver por dois motivos: mídia de qualidade inferior e trincada principalmente no centro como disse aí um colega e algum problema com o drive propriamente dito que faz com que a mídia rode fora de centro aliando-se à isso a rachadura que as vezes é imperceptível a olho nu e a velocidade de rotação do drive, as consequências serão desastrosas; perda da mídia e muitas vezes do driver.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico surpreso em saber que é a midia que é de baixa qualidade, outro dia estorou um cd original do windows xp. Será que até a microsoft nos vende midias "vagabundas"???? :wow:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fato de maior incidência nos CD-Rom Creative não poderia ser porque ele vem configurado automaticamente para ler a 52x (suposta velociade máxima), o que não ocorre com os LG (não sei se seria só com ele), pois tenho ele e nele a velocidade maxima veio configurada como 32x, mesmo sendo de 52x o cd-rom, o que preveniria da mídia "explodir". É uma ideia, não sei, comentem e me corrijam se necessário. falou

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu também já tive esse problema há algum tempo atrás, conforme relatei neste tópico. Meu drive CDRW nunca mais funcionou direito depois disso.

Para mim, não tem outra explicação lógica à não ser a que está no artigo do CDH.

A melhor maneira de prevenir isso é examinar periodicamente os CDs com uma lupa, em busca de sinais que evidenciem rachaduras ou qualquer outro tipo de dano.

Manusear corretamente o CD é algo que ajuda a mantê-lo intacto por um bom tempo:

=> não force a parte central ao retirá-lo do estojo

=> segure sempre pelas bordas

=> não deixe "jogado" em qualquer canto, para não empenar

=> não deixe perto de nenhuma fonte de calor

=> etc etc etc...

[]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o fato de ser a mídia com rachadura eu descarto a possibilidade, pois quando aconteceu comigo o cd estava em perfeito estado e era um cd de jogo original e mesmo assim explodiu ocorrendo um enorme estrondo como se fosse uma bomba de são joão e o cd ficou em centenas de pedaços milimétricos sem deixar uma parte inteira!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez um amigo meu me emprestou roller coaster original não lembro se era o 1 ou o 2 (ja faz um tempim) ... eu fui instalar botei o CD no driver corretamente e comecei a instalação normalmente quando ouço um istalo e decobro q o CD havia se quebrado em 500 pedaços... eu fiquei doido porque o CD não era meu mas eu expliquei a historia direitim pro meu amigo e ele me perduou... umas 3 semanas depois eu estava conversando com um outro amigo na escola e ele me disse q o CD de roller coaster original dele havia quebrado dentro do driver tambem.

estranho, muito estranho mas tambem pode ter sido conhecidencia né :bored:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa..

o seguinte, aconteceu isso ontem comigo, no meu gravador de cd da LG, eu botei um cd, ai ele comecou a ler normalmente, de repente ele comecou a acelerar a leitura, então logo depois de 1 minuto ou menos, deu um estouro e um cheiro de queimado em seguida, ai eu desliguei o micro, e abri a gaveta do gravador e o cd estava picado ali, dai eu tirei o gravador do micro e abri ele todo e tirei os caquinhos de cd tudo, e montei, e agora ele ta com um barulho muito estranho na leitura, e não ta dando de gravar, eu boto pra gravar e ele fica lendo o cd numa velocidade rapida, e somente arranha o cd e trava o computador,

computador usado : P4 2.4

1024mb de ram / pc 400

ATI radeon 9600 XT 128mb

Asus P4P800

hd 80gb samsung

aqui ta ate a foto

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://xs39.xs.to/pics/05304/26-07-05_2214.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

alguem sabe como posso faze pra tira o barulho do meu gravador?,( e o negocinho q faz o cd girar, esta com um barulho que parece uma caixinha de fosforo hehe, parece que tem caquinhos de cd dentro mais eu acredito que não tem como abrir aquilo ali.., se der pra comprar um novo, onde comprar??) e também pra regula a lente dele que eu acredito que esteja desregulada.

se puder adicionar no msn pra da uma força : ultra_rox@hotmail.com

falou! valeu ai! :bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu tenho uma experiencia nada agradaveml no que diz respeito o CD EXPLOSIVO, eu trabalho em um a sala de informática e aqui o ar condicionado é muito forte ha alguns meses atrás eu levei um cd para a casa de uma prima minha, quando chegei lá o computador dela já estava ligado e como o cd estava dentro da mochila ainda gelado pelo ar-candicionado ele simplesmente esplodiu, eu acredito que foi o choque termico, esse minha desconfiança faz sentido?

o cd ter explodido pelo choque termico!!!!!

Marcus Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Alguém aqui assiste o Mythbusters no Discovery Channel?

Eles testaram o mito de que cds podem explodir dentro do drive. Fizeram vários experimentos e concluíram que o mito era verdadeiro e que a culpa era, de fato, da velocidade da rotação.

O próprio peso do CD, por menor que fosse, era multiplicado centenas de vezes quando girava àquela velocidade (que eu não lembro bem qual era, mas tinha um limite fixo... deve ter no site do discovery) e o bichinho num aguentava e estourava.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bye: Bom Dia!

Meu comentario é breve! :stupid:

Aconteceu comigo também, meu CD explodiu :zoio: dentro do cd-rom samsung 52x32x52, fiquei super assustado :wacko: , não tinha entendido, pois a gravadora é boa e o CD era um Cd original do Linux... :ahh:

hehehe, mas já passou o susto :joia: ... minha gravadora não sofreu danos :palmas: ... so um monte de caquinhos do CD :help: ... heheh..

e o Cd não era meu....... :cry:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando as gravadouras de cds ainda eram novidade comprei uma pra mim, e um dias desses um amigo me empresta um CD de jogo, rachado no centro, eu achei k num ia haver problemas, rodei, ora k comeca instalar e o cd a rodar mais forte KABUM, o cd me explode la dentro, sorte a minha, eu desmontei e fui tirando os cacos do cd, minha gravadora funciona té hoje... acho k foi sorte, porque pelo k li, estragou te algumas leitoras...

k sorte k tive, se tivesse kebrado meu pai ia me matar hehe

até mais

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá senhores, eu já "explodi" um cd em meu cd-rom LG 52x e por três vezes foi a casa dos meus colegas porque havia acontecido a mesma coisa. Dentro dessas três, apenas uma cd-rom era creative 52x.

No canal Discovery Channel, no programa "Os Caçadores de Mitos", eles testaram esta "lenda urbana" de que uma pessoa ficou cega após seu cd-rom explodir. Pois bem eles testaram vários cds de várias velocidades(colocaram cds no microondas, na chuva, no forno, arranharam etc), vários fabricantes e genéricos, e constataram que mesmo com danos físicos eles não explodiam. Mas ao passar de 52X, TODOS OS CDS EXPLODIAM!

Em uma filmadora especial eles viram que ao passar de 52X todas as mídias vibravam e partiam, devido a altíssima velocidade, eles se projetavem para fora e algum pedaços podiam até perfurar a pele de que estivese próximo.

Chegaram a conclusão que por um motivo eletrônico(talvez por não munitorar a velocidade direito) em um certo momento, o acionamento eletrônico do motor passava de 52x, motivo este que não ficou muito claro para mim, porque não entendi se era por causa de uma má leitura ou porque o cd vibrava e atrapalhava a leitura, dai o aparelho aumentava a velocidade para manter o fluxo de dados( LÓGICO, APENAS NA EXTREMIDADE DO DISCO AONDE A LEITURA É MAIOR).

Para mais informações, ligar para a Discovery Channel Brasil, e pedir para reprisar ou comprar uma cópia do programa.

Espero ter sido útil. eheheh

:palmas:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, meu drive, um Dvd-Ram LG4163B novinho :goff: , que lê à 40x reais :D [ta bom... 38,9X, mas o cd tinha um arranadinho] saiu ileso... Foi assim, um antigo jogo que eu tinha, Shattered Steel da finada BigMax CD-Rom, estava com um trincado de uns 4mm. Mas eu já tinha rodado esse cd em drives de 56X e 60X e nunca tive problema... Então como estava com medo de perder o CD resolvi fazer uma ISO dele e coloquei no Alcohol120... Mas coloquei na velocidade máxima... E ta tentando, tentando, tentando e nada de ler... Então uma hora KABUM! :ahh: e to ouvindo barulho atrito. Tentei abrir a bandeja, mas nada... Então desliguei o estabilizador e retirei o drive do gabinete... Tirei a placa da frente [estava na garantia... Não posso abrir ele todo :naonao: ] e virei ele na vertical quando vão caindo os pedaços do cd... HUauauhauauhaa... A minha sorte é que o drive saiu ileso... Fiz teste de leitura e leu a 38,9X [sim, depois da explosão ele ainda lê CD a 38,9X] sendo que o máximo dele é 40X. Contei isso pro pessoal da sala e eles ficaram me chamando de terrorista [sim, eles só jogam CS :blink: ] porque o CD "explodiu"...

Conclusão que podemos tirar disso.

CD trincado é perigoso em qualquer hipótese...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do CD trincado que é bem plausivel, existe um outro motivo para as explosões dos CD's. Um Drive de CD-ROM de 52x ou 56x teria na teoria que girar o CD em 30.000 RPM mas gira em torno de 20.000 a 23.000.

Porém um CD não aguenta tal força gerada pelos 30.000 RPM.

Todos os CDs testados entre eles de marcas, originais e pitatas também, não aguentaram as rotações dos 25.000 RPM. Todos eles explodem quando giram com 25.000 RPM.

O que acontece é que um Drive de CD-ROM oscila muito sua velocidade, nesta ascilação alguns casos chegam ou ultrapassam os 25.000 RPM, aí é que acontece a explosão.

Se pegar uma câmera de alta precisão ( 100 quadros por minutos ) e deixar o drive do CD-ROM aberto enquanto se lê o CD, verá que qualquer CD mesmo nas rotações mais baixas que 25.000 RPM, parece ser feito de papel, ele se entorta e se enverga o tempo todo.

Mas ten-se um limite para esta "envergadura". Quando chega aos 25.000 RPM esse limite é ultrapassado e explode.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é um pouco de tudo. Mesmo o coeficiente de dilatação do cd sendo baixo, se ele variar mais de 10 Cº, como costuma acontecer quando é usado em leitoras rápidas, ele se trincar todo é inivitável, e ainda agravado pela força centrípeda (que joga os estilhaços para fora).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A semana passada fui na casa de um colega para instalar o linux kurumin, e começamos a instalar, quando chegou no meio da instalação, kabum, o cd partiu dentro do drive (nota, era uma gravadora LG, se não me engano 40x), e o pior, o cd não era dele, ele ficou abismado com isso, sorte que o drive não danificou, mas notamos que ele ficou um pouco lento para ler

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por .:: LR ::.@19 de janeiro de 2006, 22:36

A semana passada fui na casa de um colega para instalar o linux kurumin, e começamos a instalar, quando chegou no meio da instalação, kabum, o cd partiu dentro do drive (nota, era uma gravadora LG, se não me engano 40x), e o pior, o cd não era dele, ele ficou abismado com isso, sorte que o drive não danificou, mas notamos que ele ficou um pouco lento para ler

estranho, existe mais casos de cds que quebram em gravadores lg do que em leitores creative, o meu tambem era de 40x

e eu tambem já tive esse problema, a primeira vez foi quando eu estava copiando o cd do jogo driver 2 de playstation para o pc(apenas para não desgastar o leitor) :), e o cd era original e estava em ótimo estado, porém depois de 2 minutos(39%) o cd começõu a acelerar até que explodiu, passado o susto eu desmontei o gravador e lá estava os pedaços do cd :cry: , mas essa não foi a ultima vez, algum depois estava apenas rodando um cd (4x4 evo) e o cd explodiu durante a instalação, detalhe o cd tambem era original, aparentemente alguns modelos de gravador lg, sem razão alguma começam a acelerar o cd até um ponto em que ele explode, fora o fato que esse mesmo gravador já deixou muitos cds rachados após a leitura...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
estranho, existe mais casos de cds que quebram em gravadores lg do que em leitores creative, o meu tambem era de 40x

e eu tambem já tive esse problema, a primeira vez foi quando eu estava copiando o cd do jogo driver 2 de playstation para o pc(apenas para não desgastar o leitor) , e o cd era original e estava em ótimo estado, porém depois de 2 minutos(39%) o cd começõu a acelerar até que explodiu, passado o susto eu desmontei o gravador e lá estava os pedaços do cd  , mas essa não foi a ultima vez, algum depois estava apenas rodando um cd (4x4 evo) e o cd explodiu durante a instalação, detalhe o cd tambem era original, aparentemente alguns modelos de gravador lg, sem razão alguma começam a acelerar o cd até um ponto em que ele explode, fora o fato que esse mesmo gravador já deixou muitos cds rachados após a leitura...

é bem estranho, isso nunca aconteceu comigo mesmo,(possuo no micro um gravador de CD 16x/10x/40x da sony e nunca um cd explodiu) agora com o do meu colega foi uma coisa simplesmente maluca, ele acelera do nada e kabun, o cd já era, o pior que em muitas vezes isso acaba inutilizando o drive, será que pode ser alguma falha no drive que faz que ele tenha que aumentar muito a velocidade para tentar continuar a leitura do cd?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem eu apenas li o artigo... não tive tempo de ler todos os comentarios aqui do forum... mas se vocês tem o canal discovery em casa devem conhecer o programa mity busters - os cacadores de mitos, onde um dos episodios eles tentam descobrir sobre esses cds explosivos.... apos variso testes com midis e drivers de diversas marcas e estados de convervacao eles resolveram testar a resistencia a rpm (tem um nome tecnico mas não lembro) e independente do estado de concervacao do cd, seja ele gravavel, regravavel ou "original" em 23000rpm eles explodem.... 23000 rpm é facilmente alcancavel em unidades de 52x (porque tentaram uma epoca lancar leitores de 55 e 60x mas não deu, e eram os mesmos motores.... ) ...portanto não interessa se o disco central esta rachado, quebrado, trincado ou mesmo for arrancado, nem se o resto da midia estiver inteiro, descascando ou qualquer coisa.... a 23000 rpm o cd ira explodir

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava dando uma pesquisada sobre o assunto e achei este site

http://www.paintbug.com/cdexplode/

de acordo com esse site os cds explodem com 24000 rpm(um cdrom de 52x alcança essas velocidades)e que a força gravitacional sobre o disco chega a ser de 1,5kg :wow:

essa tabela de resultados mostra a que velocidade os cds explodem...

post-3158-1388490455156_thumb.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez, estava jogando Ace combat 3 através do emulador VGS 1.4 e utilizando uma unidade Creative de 52x, quando de repente eu ouvi um estouro ensurdecedor que mais parecia um curto-circuito, cheguei até a pensar que havia acontecido algo com o estabilizador ou com a fonte do micro, mas quando percebi ambos estavam ligados e funcionando, foi aí que eu percebi que tinha acontecido algo de errado em meu drive. Desmontei a CPU, retirei a unidade Creative e à desmontei, podendo constatar que havia inúmeros e minúsculos fragmentos do CD-Rom que eu estava rodando. Foi a minha primeira experiência com este acontecimento. De lá para ca, pude constatar outros fatos semelhantes em alguns de meus clientes, onde à maioria deles possuiam uma unidade Creative ou gravadora LG, passei a envestigar as possíveis causas para este problema, e pude constatar três coisas:

1- A velocidade de reprodução.

2- Boa parte dos acidentes, os clientes relataram que havia uma pequena rachadura, que se estendia do orificio central do CD, em direção a borda.

3- Pude também constatar, que na maioria das unidades onde aconteceram estes acidentes, o apôio ao orificio central era pequeno, comparado as outras unidades onde não aconteciam estes problemas, ou seja o apôio central das unidades com maior frequência de acidantes, limitava-se apenas ao encaixe, não se extendia pelas bordas proporcionanado menos apôio a parte transparente proxima ao orificio, já com as que haviam menos ocorrências acontecia ao inverso, as bordas do apôio se estendiam por toda parte transparente proxima do orificio central, proporcionando uma maior fixação.

4- Observei também nas unidades onde haviam mais acidentes, que o imã utilizado para auxiliar ao apôio do orificio central havia pouco poder de atração, diminuindo assimo fixação do disco. Este imã na qual me refiro, fica localizado na parte superior da unidade, e quando fechamos a gaveta com o disco inserido, a Pick-up (conjunto onde há o motor de tração e a lente) é levantada encaixando o apôio no orificio central do disco e o imã adere a este apôio central fixando o disco.

Portanto as marcas que menos possuem os dois ultimos problemas acima citados são:

HP

Benq

samsung

Sony

LTN

E alguns modelos mais genéricos

Abraços!

:joia:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora