Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Configurando o Cache de Disco

       
 102.599 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Deixe o seu Windows mais rápido configurando o cache de disco.

Configurando o Cache de Disco
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O Windows usa um recurso chamado cache de disco, que consiste em armazenar dados recentemente acessados do disco rígido na memória RAM para poder acessar os dados do disco rígido mais rapidamente. Para você ter uma idéia mais clara, os discos rígidos mais rápidos transferem dados a 33 MB/s ou 66 MB/s, enquanto o processador é capaz de acessar a memória RAM a 528 MB/s ou 800 MB/s (em processadores que trabalham externamente a 66 MHz e 100 MHz, respectivamente). Falando em bom português: toda a vez em que o processador tem de acessar o disco rígido o micro fica lento, pois ele tem de esperar os dados serem carregados do disco rígido. Com isso, se os dados necessários estiverem na memória RAM e não no disco rígido, o micro será mais rápido.

Acontece que o gerenciador de cache de disco do Windows 9x não é muito eficiente. Ele reserva entre 25 e 40% da memória RAM instalada no sistema para ser usada como cache de disco, fazendo com que você perca parte da memória RAM com esse esquema. Mas o problema não é esse. O Windows não coloca limite algum na quantidade máxima de memória RAM que o sistema pode alocar para ser usado como cache de disco, e não são raras as vezes em que, após algumas horas de trabalho, grande parte da memória RAM está sendo alocada como cache de disco, fazendo com que o micro tenha menos memória RAM disponível, tornando-o mais lento. Além disso, o Windows não "devolve" a memória RAM que ele "roubou" para ser usada como cache de disco.

Esse problema acontece principalmente quando você acessa arquivos grandes em máquinas com pouca memória RAM (menos de 128 MB), tornando comum erros quando trabalhamos com programas "pesados" como o Photoshop, Corel Draw ou PageMaker.

A solução para esse problema é um programa chamado Cacheman, que é grátis e pode ser baixado em http://www.outertech.com/index.php?_charisma_page=downloads.

Através desse programa você pode acompanhar, em tempo real, o uso da memória RAM, o uso do cache de disco e o uso da memória virtual (arquivo de troca, swap file) e mudar as configurações do cache de disco de acordo com as suas necessidades. Esse ajuste pode ser feito de duas formas: manualmente ou automaticamente. O ajuste manual só é recomendado para usuários experientes. Já o ajuste automático resolve as necessidades da maioria dos usuários.

Para isso, basta ajustar, através do menu Settings, o uso que você dará à sua máquina: Standard System (configuração padrão), CD writer (se você usa muito o seu micro para gravar CDs), Power user (configuração para usuários que usem muitos programas "pesados"), Low memory system (recomendada para máquinas com até 64 MB de RAM), Multimedia (se você usa muitas aplicações multimídia, como vídeo clips e arquivos MP3) e 3D Games (se você usa o seu micro basicamente para jogos 3D).

Após fazer o ajuste é necessário reiniciar a máquina. Com certeza você sentirá o seu micro mais rápido após ter ajustado corretamente o cache de disco através do Cacheman.

Configurando o Cache de Disco
Figura 1: Através do Cacheman você é capaz de ajustar corretamente o cache de disco e tornar o seu micro mais rápido.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@28 de abril de 2005, 21:13

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Configurando o Cache de Disco

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/348

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O Windows usa um recurso chamado cache de disco, que consiste em armazenar dados recentemente acessados do disco rígido na memória RAM para poder acessar os dados do disco rígido mais rapidamente. Para você ter uma ideia mais clara, os discos rígidos..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

OLA....O CACHEMAN FUNCIONA PARA WINDOWS XP também????

:bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×