Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Device Bay

       
 31.404 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Saiba o que é Device Bay.

Device Bay
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O Device Bay é um sistema de baia externo ao micro, que permite que você conecte periféricos tais como unidades de CD-ROM, discos rígidos e modems com o micro ligado. Isso facilita enormemente a instalação de novos periféricos ao micro e também a substituição de periféricos com defeito. Com um Device Bay contendo um disco rígido instalado na máquina, caso o disco queime, é só desconectar o disco da baia e instalar um novo disco, sem a necessidade de abrir ou desligar o micro.

Como os periféricos internos do micro só podem ser adicionados ou removidos com o micro desligado e também como há a necessidade de se abrir o micro para adicionar ou trocar um periférico, normalmente perdemos muito tempo na instalação ou substituição de um periférico.

Os barramentos USB e FireWire (IEEE 1394) são barramentos externos ao micro que permitem que você conecte e desconecte periféricos com o micro ligado. Dessa forma, o Device Bay não é por si só uma inovação. Até porque o Device Bay deve ser conectado ao micro através da porta USB ou FireWire existente.

A grande sacada desse sistema é ser um rack onde você pode instalar todos os periféricos Device Bay nele, ou seja, um gabinete só para a instalação de periféricos Device Bay, tais como unidades de CD-ROM e discos rígidos. Como falamos, esse gabinete é conectado ao micro através do barramento USB ou FireWire.

Existe uma tecnologia parecida com essa, chamada hot swap, muito usada em servidores de rede. Essa tecnologia permite a troca de dispositivos SCSI com o micro ligado, como, por exemplo, discos rígidos. Se o disco rígido do servidor queima, o técnico pode substituir o disco sem a necessidade de desligar e abrir o micro. Essa tecnologia entretanto é cara, e fica restrita basicamente ao mercado corporativo. A idéia do Device Bay é justamente levar essa idéia aos usuários que necessitam desse tipo de recurso mas não querem pagar tão caro.

O Device Bay é um padrão aberto e que ainda está sendo divulgado entre os desenvolvedores de hardware. Para mais informações sobre o Device Bay, visite http://www.pcwebopaedia.com/TERM/D/Device_Bay.html.

Device Bay
Figura 1: Vista explodida de um sistema Device Bay com duas baias.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×