Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco Rígido Seagate Barracuda 7200.7


     102.832 visualizações    Armazenamento    0 comentários
Disco Rígido Seagate Barracuda 7200.7
Produto Recomendado

Teste de Desempenho

Usamos dois programas para medir o desempenho do disco rígido: HDTach e DiskSpeed32. Este último é um programa no estilo do HDTach, porém efetuando testes mais demorados (demorou cerca de 1 hora e dez minutos para finalizar). Ambos efetuam a leitura seqüencial do disco rígido, lendo vários setores, mostrando a taxa de transferência obtida e também traçando um gráfico. A taxa de transferência do disco rígido varia de acordo com a parte do disco rígido que está sendo lida. A taxa de transferência do disco é maior nas bordas do disco, diminuindo à medida que se aproxima do centro do disco. Isso ocorre por conta da setorização multi-zona: em trilhas mais longas (as mais afastadas do centro do disco) cabem mais setores, e, com isso, mais dados são lidos a cada rotação do disco rígido. Por esse motivo, os programas apresentam três resultados: taxa de transferência máxima (obtida nos primeiros cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais externas), taxa de transferência mínima (obtida nos últimos cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais internas) e taxa de transferência média, que na maioria das vezes é o dado que o usuário comum está interessado em saber.

Por conta desse efeito podemos explicar também a necessidade de desfragmentarmos o disco rígido e o porque desfragmentadores profissionais, como o Norton Speed Disk, permitem que você desfragmente movendo os arquivos do sistema operacional para o início do disco rígido. Como explicamos, dados armazenados no início do disco rígido são lidos a uma taxa de transferência maior do que no restante do disco.

Mas não é só a taxa de transferência que importa no desempenho de um disco rígido, mas também o seu tempo de acesso (quanto menor, melhor), que é, grosso modo, o tempo que o mecanismo das cabeças do disco demora a se movimentar.

Em nossos testes comparamos o desempenho obtido pelo disco rígido testado (Seagate Barracuda 7200.7) com um concorrente direto, o Maxtor DiamondMax Plus 9 Serial ATA de 200 GB (que também roda a 7.200 rpm), e também incluímos outros discos rígidos: a versão ATA-133 do DiamondMax Plus 9, de 60 GB (excelente para compararmos o desempenho da interface Serial ATA com o desempenho da interface ATA-133) e o Samsung SV2001H, que é um disco rígido de 20 GB ATA-100 de 5.400 rpm um pouco mais antigo, servindo como parâmetro para termos uma idéia como é o desempenho do disco rígido testado comparado a discos rígidos populares que não sejam de alto desempenho.

A placa-mãe usada, a EPoX 8RDA3+, tem duas portas Serial ATA controladas pelo chip SiliconImage SiI3112A.

HDTach

O disco rígido Seagate testado obteve o melhor tempo de acesso entre os discos rígidos testados, como você pode conferir no gráfico a seguir. Importante notar que o tempo de acesso medido foi bem maior que o tempo de acesso médio informado pelo fabricante (8,5 ms).

Tempo de Acesso (quanto menor, melhor)
Disco Rígido Seagate Barracuda 7200.7

Já no teste de taxa de transferência, o DiamondMax 9 Plus Serial ATA da Maxtor foi o disco rígido que atingiu a maior taxa de transferência máxima, 12,14% maior que a taxa máxima do disco da Seagate. Entretanto, a taxa de transferência média desses dois discos rígidos foi similar. A taxa de transferência máxima do Barracuda 7200.7 foi 77,27% maior que a do disco rígido Samsung SV2001H e a taxa de transferência média foi 88,18% maior. Esses valores servem para você ter uma idéia de quão rápido é o Barracuda 7200.7 comparado a um disco rígido IDE popular, "careta".

Taxa de Transferência
Disco Rígido Seagate Barracuda 7200.7

É importante notar que a taxa de transferência média do Seagate Barracuda 7200.7 foi 6,19% maior que a taxa de transferência média do Maxtor DiamondMax Plus 9 ATA-133, possivelmente por conta do buffer maior (8 MB vs. 2 MB).


DiskSpeed32

Como explicamos anteriormente, o DiskSpeed32 realiza um teste bem mais demorado que o HDTach, lendo o disco rígido inteiro e anotando as taxas de transferência obtidas. Os resultados você confere no gráfico abaixo.

Taxa de Transferência
Disco Rígido Seagate Barracuda 7200.7

Neste programa o DiamondMax 9 Plus Serial ATA da Maxtor foi o disco rígido que atingiu a maior taxa de transferência máxima, que foi apenas 3,13% maior que a taxa máxima do disco da Seagate, ou seja, as taxas máximas desses dois discos foram muito próximas. Já a taxa de transferência média desses dois discos foi similar. Ou seja, na média esses dois discos têm o mesmo desempenho.

A taxa de transferência máxima do Barracuda 7200.7 foi 86,91% maior que a do disco rígido Samsung SV2001H e a taxa de transferência média foi 86,35% maior. Esses valores servem para você ter uma idéia de quão rápido é o Barracuda 7200.7 comparado a um disco rígido IDE popular, "careta".


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...