Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

DVD-ROM Multimídia Gigabyte GO-M1600A

       
 39.953 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Veja nossos testes com o DVD-ROM "multimídia" da Gigabyte, que tem display que mostra hora e faixa e ainda tem sintonia de rádio FM, que funciona mesmo com o PC desligado.

DVD-ROM Multimídia Gigabyte GO-M1600A
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Durante a Computex 2003, a Gigabyte lançou um novo produto que nos chamou muito a atenção, e finalmente tivemos a chance de testá-lo. Trata-se de uma unidade de DVD-ROM "multimídia". É importante ter em mente que este aparelho ainda não foi oficialmente lançado, e, portanto, você ainda não o encontrará no mercado.

Internamente conhecida como GO-M1600A, esta unidade tem vários diferenciais sobre unidades de DVD-ROM convencionais.

DVD-ROM Multimídia Gigabyte GO-M1600A
Figura 1: DVD-ROM Multimídia da Gigabyte instalado em nossa máquina de testes.

Esta unidade de DVD tem um sintonizador de rádio FM e um painel de cristal líquido onde não só aparece a estação sintonizada, mas também a faixa que está tocando (no caso de CDs e DVDs), além de ter dois VUs digitais simulando ponteiros de VUs analógicos. Para quem não sabe, VU (Volume Units) é um indicador de intensidade de som. Ou seja, este aparelho imita ponteiros que se movem de acordo com a intensidade do som. Há ainda configuração de som surround e quatro configurações de equalização (rock, pop, clássico e jazz). Quando o micro está desligado, a unidade funciona como um relógio (ver Figura 1).

A unidade tem dois botões, que podem ser girados livremente para a esquerda e para a direita em pequenos passos controlados pelo botão. Cada botão tem ainda a capacidade de ser pressionado. O botão da esquerda liga e desliga o aparelho e seleciona a função e também funciona como controle de volume, enquanto que o botão da direita seleciona e configura a equalização.

DVD-ROM Multimídia Gigabyte GO-M1600A
Figura 2: Unidade em funcionamento (sintonizando rádio FM).

O painel abre-se para frente, em um ângulo de 90º, para a bandeja da unidade sair, como você confere na Figura 3.

DVD-ROM Multimídia Gigabyte GO-M1600A
Figura 3: Painel abre-se para frente para a bandeja da unidade sair.

Mas o grande diferencial desta unidade é poder funcionar mesmo com o micro desligado. Isto mesmo. A unidade é alimentada por uma fonte de 12 V externa que permite que você escute rádio e CDs mesmo com o micro desligado. Importante notar que esta unidade é também um player de MP3. Aqui vale uma explicação importante para que você não julgue isto uma banalidade. Quando você insere um CD ou DVD contendo músicas MP3 em um CD-ROM ou DVD-ROM convencional, o micro lê os arquivos e é o processador da máquina que converte os arquivos em som. No caso desta unidade, quem efetua esta tarefa é a própria unidade. Com isto é possível escutar músicas MP3 gravadas em CD mesmo com o micro desligado. Mesmo que você adaptasse uma fonte para um aparelho de CD-ROM comum para ele permanecer ligado estando o resto do micro desligado, ele não conseguiria reproduzir arquivos MP3, visto que unidades de CD-ROM convencionais não têm a habilidade de abrir arquivos MP3, descompactá-los e reproduzi-los.

Importante notar que esta unidade não tem a capacidade de reproduzir DVDs de filmes com o micro desligado. Isto ocorre porque a unidade não é capaz de descompactar o DVD, necessitando do micro ligado com um programa de DVD instalado (WinDVD, por exemplo) para que você consiga assistir filmes. O processador da máquina – e não a unidade de DVD – é o responsável pela descompactação e reprodução do DVD.

Por causa desses recursos é que a unidade é chamada "multimídia". Como não poderia deixar de ser, a unidade possui um controle remoto próprio, para a seleção de faixas e estações de rádio, configuração do som, etc.

Além da fonte de alimentação, a unidade vem ainda com uma placa, que é presa no painel traseiro do gabinete (esta placa não é conectada a nenhum slot do micro), servido basicamente como uma ponte entre a fonte de alimentação externa e a unidade, além de local de instalação da antena FM e plugues de áudio. Falaremos mais sobre esta placa quando abordarmos a instalação do aparelho.

Nós fizemos alguns testes com equipamento e em nossa avaliação verificamos os pontos fortes e fracos do produto. Também mostraremos detalhes sobre a instalação deste aparelho, já que ela não é tão simples quanto parece. Mas antes, vamos dar uma olhada nas principais características do produto.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Muito bom o artigo =)

Simceramente acho muito exagerado este aparelho, acho que possui coisas até desnecessárias e de difícil instalação.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×