Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Gravador CD-RW MSI MS-8348

       
 40.158 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Confira nossos testes do gravador CD-RW MSI MS-8348.

Gravador CD-RW MSI MS-8348
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A MSI, famosa por suas placas-mães de qualidade, recentemente passou a fabricar também unidades ópticas, isto é, leitores de CD-ROM e DVD-ROM e gravadores CD-R, CD-RW e DVD-R. É bom enfatizar que a MSI realmente fabrica esses produtos, tendo fábricas especializadas, ao contrário de muitos fabricantes que têm unidades em esquema de OEM, isto é, outro fabricante produz e ele só decalca a sua marca.

Recebemos para testes a unidade MS-8348. Ficamos espantados, pois esta é a primeira unidade CD-R que grava a 48x que tivemos acesso, o que despertou a nossa imediata curiosidade. Além disso, ela lê CD-ROM a 48x e grava CD-RW a 16x e tem um buffer de 2 MB. Realmente uma unidade de alto desempenho. Além disso, esse gravador tem uma tecnologia chamada ExacLink, que evita os famosos erros de buffer underrun. Realmente ficamos muito curiosos em saber o desempenho, na prática, dessa unidade.

Gravador CD-RW MSI MS-8348
Figura 1: Gravador MSI MS-8348 48x16x48x.

Bem, o que achamos desse gravador em si você lerá nos resultados de nossos testes. Na caixa do MS-8348, além do manual e cabo de áudio analógico, vêm três CDs: um com o Nero 5.5 (em português, o que é uma maravilha) e um CD-R virgem e um CD-RW virgem, o primeiro certificado a ser usado em gravações a 48x e o segundo, a 16x.

Abrimos o gravador para darmos uma conferida, e o seu controlador é o OTI9797 da Oak, que é exatamente o chip por trás da tecnologia ExacLink, a tal que previne os erros de buffer underrun. Pelos nossos testes, esse chip mostrou cumprir o que promete, sendo de excelente desempenho e realmente evitando o buffer underrun.

Gravador CD-RW MSI MS-8348
Figura 2: O coração do MSI MS-8348 é o chip Oak OTI9797.


Principais Características:

  • Velocidade de Leitura: 48x (7.200 KB/s máximo)
  • Velocidade de Escrita (CD-R): 48x (7.200 KB/s máximo)
  • Velocidade de Escrita (CD-RW): 16x (2.400 KB/s máximo)
  • Tempo de acesso: 100 ms (típico)
  • Relação sinal/ruído na leitura de CDs de áudio: 65 dB
  • Mídias Oversize: aceita mídias de 790 MB (90 min) e de 700 MB (80 min).
  • Controlador: Oak OTI9797.
  • Buffer: 2 MB
  • Tecnologia ExacLink, que previne erros de buffer underrun.
  • Número de CDs que acompanha a placa: 3 CDs, Nero 5.5 (multilíngue, inclui português do Brasil), CD-R 48x virgem e CD-RW 16x virgem.
  • Mais informações: http://www.msimiami.com
  • Preço Médio nos EUA*: US$ 51,00.

* Pesquisado em http://www.pricewatch.com no dia da publicação deste teste. Este preço é apenas uma referência para comparação com outras placas. O preço no Brasil será sempre maior, pois devemos adicionar o câmbio, o frete e os impostos, além da margem de lucro do distribuidor e do lojista.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×