Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Libere mais espaço no HD

        103.317 Visualizações     0 comentários     Tutoriais   

Liberando mais espaco no HD deletando arquivos TEMP

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Diversos programas criam arquivos temporários no disco rígido. Teoricamente, após o término da execução do programa os arquivos temporários criados seriam automaticamente apagados.

Entretanto, caso ocorra algum problema - em especial o micro "travar" - os arquivos temporários não são apagados, ocupando espaço no disco rígido.

Você poderá fazer uma "faxina" em seu disco rígido, apagando todos os arquivos temporários existentes, liberando desta forma o espaço que estava inutilmente sendo ocupado pelos arquivos temporários. Estes arquivos existem porém não possuem qualquer dado importante e você poderá apagá-los sem qualquer remosso.

O primeiro passo é descobrir onde se encontram. Você poderá fazer isto com o comando DIR ~*.* /S. Será apresentado todos os diretórios que possuem arquivos temporários. Você deverá ir em cada diretório onde eles existam e apagá-los com o comando DEL ~*.*. Exemplo: Se você encontrar arquivos temporários no diretório C:[:backslash:]DOS, deverá entrar o comando CD DOS e DEL ~*.* e assim sucessivamente para todos os diretórios que possuam arquivos temporários.

Após apagar os arquivos temporários, edite o arquivo Autoexec.bat do seu micro com o comando EDIT Autoexec.bat. Veja se o mesmo possui uma linha SET TEMP=. Você deverá alterar esta linha ou mesmo criá-la caso não exista, de modo que aponte para um diretório exclusivamente de rascunho. Crie um diretório com o nome TEMP (Ex: MD TEMP) e adicione ao AUTOEXEC a linha SET TEMP=C:[:backslash:]TEMP. Isto fará com que os arquivos temporários sejam criados somente em tal diretório. Acrescente a linha DEL C:[:backslash:]TEMP~*.* ao Autoexec.bat de modo que ele apague automaticamente todos os arquivos temporários do seu disco rígido.

Esta dica é válida tanto para o MS-DOS/Windows 3.x quanto para o Windows 95.


Dúvidas:

O leitor Ricardo da Costa Lopes escreve: "Na coluna ‘Dicas do Prof. Gabriel’ de 01/11/96 encontrei uma dica válida para o MS-DOS, Windows 3.x e Windows 95. Mesmo sem saber a que versão se referia Windows 3.x, resolvi aplicá-la (o meu Windows é 3.11). O resultado foi o aparecimento de 4.307 arquivos com 295.862.450 bytes. Verifiquei também que existe a linha SET TEMP=C:[:backslash:]DOS no Autoexec.bat do meu micro. Por favor, diga-me a solução para o meu caso".

Quando nos referimos a Windows 3.x, estamos nos referindo ao Windows 3.1 e Windows 3.11. Algumas dicas são específicas para o Windows 3.1 e outras, para o Windows 3.11 - vide a dica de ajuste de memória virtual, por exemplo.

Em relação ao seu problema, você cometeu um erro que esqueci de enfatizar na dica em questão. A dica era sobre como liberar espaço no disco rígido apagando arquivos temporários. Você deve dar o comando DIR C:~*.* /S ("til-asterisco-ponto-asterisco-barra-esse"). Você deve ter esquecido do "~" e daí apareceu o conteúdo inteiro do seu disco rígido, por isto a quantidade de arquivos listados. Você deve apagar todos os arquivos que comecem pelo sinal "~" que existam em seu disco rígido. Crie um diretório TEMP (MD C:[:backslash:]TEMP) e altere a linha do Autoexec.bat para SET TEMP=C:[:backslash:]TEMP através do comando EDIT Autoexec.bat.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora