Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Medindo o Desempenho do CD-ROM

       
 56.350 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a medir corretamente o desempenho de leitura da sua unidade de CD.

Medindo o Desempenho do CD-ROM
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Saber o desempenho real de uma unidade de CD ou DVD não é tão simples quanto parece. Apesar de unidades ópticas normalmente virem com o seu desempenho estampado em seus painéis frontais, esse desempenho não é real.

O desempenho das unidades de CD é normalmente informado através de quantas vezes a unidade é mais rápida do que o CD player padrão. O CD Player padrão possui um taxa de transferência de 150 KB/s. Com isso, uma unidade 52x possui um desempenho máximo teórico de 52 x 150 KB/s = 7.800 KB/s.

No caso do DVD, a taxa de transferência padrão é de 1.350 KB/s. Assim, uma unidade DVD de 4x significa que a sua taxa de transferência é de 4 x 1.350 KB/s = 5.400 KB/s.

Note, portanto, que a medida de velocidade usada em unidades de leitura de CDs é diferente da medida de velocidade usada em unidades de leitura de DVDs. A velocidade 1x em um DVD equivale à velocidade 9x de um CD.

O problema é que tanto unidades de CD quanto unidades de DVD trabalham com velocidade angular constante (CAV, Constant Angular Velocity). Em português, isso significa que a velocidade informada pelo fabricante só é obtida quando a unidade está lendo os dados presentes na borda do disco. Quando está lendo os dados da parte mais interna do disco, a unidade normalmente atinge a metade de sua velocidade nominal. Isto é, quanto está lendo os setores mais internos, uma unidade 52x normalmente trabalha com uma taxa de 26x!

Ou seja, a velocidade máxima de uma unidade de CD, que é a forma que todos nós usamos para escolher qual unidade comprar, muitas vezes não é a mais correta, pois há diferença no desempenho entre unidades de mesma "velocidade" de fabricantes diferentes.

Para saber o verdadeiro desempenho de sua unidade de CD ou DVD, baixe o programa CD Speed ou DVD Speed, ambos disponíveis em http://www.cdspeed2000.com/go.php3?link=download.html. Para rodar o programa, você precisará de um CD-ROM "cheio", isto é, por volta de 650 MB de dados. O programa irá fazer a leitura de todos os setores do CD, montando um gráfico à medida em que isso é feito. Após concluir os testes, o programa informa qual é a verdadeira velocidade de sua unidade de CD-ROM, isto é, a sua velocidade média. Além da velocidade, o programa apresenta ainda outras informações bastante interessantes sobre a sua unidade óptica, como o tempo que ela demora para reconhecer um CD e o tempo que ela demora para abrir e fechar a bandeja. Ou seja, saber a velocidade média de uma unidade de CD é mais importante do que saber a sua velocidade máxima.

Medindo o Desempenho do CD-ROM
Figura 1: Programa CD Speed.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×