Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Recuperando Dados Apagados

        648.189 Visualizações     6 comentários     Tutoriais   

Aprenda a recuperar seus arquivos apagados por engano ou de um HD formatado. leia nosso tutorial.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Freqüentemente nossos leitores nos perguntam: "É possível recuperar um arquivo apagado por engano?" ou "É possível recuperar dados de um disco rígido formatado?" ou ainda "Como recuperar uma partição apagada indevidamente?".

Recuperar arquivos ou mesmo discos formatados ou com sua partição apagada através do comando Fdisk é totalmente possível. Em nossa tutorial do dia 13 de março (que pode ser lida em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/apague-de-verdade-seus-arquivos/549 caso você a tenha perdido) explicamos em detalhes o porque isso é possível, mas não explicamos como a recuperação de dados apagados pode ser feita.

Quando apagamos um arquivo do disco, o sistema operacional não apaga fisicamente o arquivo do disco. Isto é, o sistema não "zera" os setores do disco que o arquivo ocupava. Em nome da velocidade, quando você apaga um arquivo, o sistema operacional simplesmente troca a primeira letra do nome do arquivo pelo símbolo de sublinhado. Quando visualizamos um diretório, o sistema ignora qualquer nome de arquivo que comece com sublinhado, não mostrando, portanto, os arquivos que foram "apagados". Além disso, o sistema marca os setores que o arquivo ocupava como livre na FAT, que é a tabela onde está listada a área que cada arquivo ocupa no disco. Assim, desde que nenhum outro arquivo tenha sido gravado na mesma área em que o arquivo apagado ocupava (o que faz com que os dados antigos sejam automaticamente apagados para que os novos dados sejam gravados), é possível recuperá-lo, simplesmente trocando o primeiro caractere do nome do arquivo de sublinhado para o seu caractere original, bem como re-marcar na FAT a área que o arquivo ocupa.

Há no mercado vários utilitários para a recuperação de arquivos apagados, sendo o mais famoso o Norton UnErase, parte integrante do Norton Utilities e do Norton System Works (www.symantec.com.br).

Da mesma forma que ocorre com arquivos, durante a formatação do disco rígido os setores do disco não são "zerados". Mesmo comandos como o Format c:/u somente verificam se não há erros na superfície do disco, "zerando" somente a FAT. Isto é, para ganhar tempo, todos os comandos de formatação de disco do sistema operacional em vez de preencherem com zeros todos os setores do disco rígido durante a formatação simplesmente apagam a tabela que informa o espaço ocupado pelos arquivos. Com isso, você pode recuperar todos os arquivos do disco rígido, mesmo tendo formatado o disco ou apagado a sua tabela de partição através do comando Fdisk. Desde que, é claro, a área ocupada pelo arquivo (ou arquivos) que você deseja recuperar já não tenham sido sobrepostas por novos arquivos.

Para esse tipo de recuperação de dados você precisará de programas mais avançados, sendo os dois mais conhecidos o Lost & Found da PowerQuest (www.powerquest.com.br) e o Easy Recovery, da OnTrack (www.ontrack.com). Para rodar esse tipo de programa você deverá instalar um outro disco rígido em sua máquina, que é onde os arquivos recuperados serão gravados. Por isso, esse disco rígido terá de ter um espaço disponível pouco maior do que o espaço ocupado pelos arquivos que você deseja recuperar (por exemplo, se há 500 MB de arquivos a serem recuperados, você deverá ter um pouco mais do que isso disponível no disco rígido extra que será usado na recuperação).

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


O Lost & Found parou de ser fabricado porque a Power Quest foi vendida pra Symantec e o EasyRecoveryPro é custa U$ 1.500. :blink:

Quais aplicativos podem ser usados for Windows e Free?

Abraços.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses programas gratuitos de recuperação de dados resolvem casos mais simples de recuperação de HD. Ou seja a partição pode estar inacessível mas não pode estar "muito" corrompida. Quero dizer que apenas uma pequena parte da tabela de partição pode estar danificada. Se danos maiores aconteceram então fica um pouco mais complicado.

Nada é de graça. Se esses programas são gratuitos é porque o desenvolvedor sabe que eles são limitados ou então estão ainda em beta teste para que em breve o desenvolvedor lance uma versão mais profissional e consequentemente paga.

Um dos programas de recuperação de dados mais usados atualmente é o EasyRecovery da Ontrack. Inclusive ele tem varias versões mas nenhuma é de graça. A versão profissional custa US$ 499 e inclusive pode corrigir arquivos corrompidos. A versão demo pode ser baixada gratuitamente mas apenas vai mostrar a listagem de arquivos possiveis de serem recuperados mas não vai salvar nenhum. Inclusive após o teste e posterior compra do software pode acontecer de se salvar os arquivos e eles estarem corrompidos. É um risco que se corre e depois de comprado não há devolução de valores. Ou seja mesmo com o EasyRecovery que é pago também não há garantia de recuperação.

Se o HD estiver com problemas fisicos então nenhum software vai resolver. Será necessário abrir o HD em ambiente apropriado para substituição de cabeças de leitura ou transplante de discos. Isso tem que ser feito por quem conhece. A Ontrack nos EUA é especialista nosso.

Uma opção seria o envio para empresas especializadas em recuperação de dados em São Paulo principalmente se os dados forem muito importantes. Além do mais a maioria delas não cobra nada se não for recuperado. No Google podemos encontrar várias delas. Os preços cobrados variam muito. Tem as mais antigas e conhecidas e tem outras recém criadas e que inclusive para ganhar mercado cobram baratinho. O problema é como eu já disse nada é de graça. Uma vez eu fui lá na Santa Ifigênia que tem um cara que recupera HDs mas quando cheguei lá parecia uma sucata. Cheio de sujeira e desorganização então achei melhor não deixar o HD lá e apesar do preço que ele ia cobrar ser bem baratinho. Como os dados eram importantes o barato poderia sair caro. Tem 2 empresas que eu já visitei que tem local apropriado para abertura de HDs. Uma delas é a SOS HD www.soshd.com.br que inclusive tem parceria com a Ontrack. A Doctor Byte www.doctorbyte.com.br é mais antiga e tem parceria com a ActionFront.

Inclusive a ActionFront foi comprada pela Seagate que hoje é a maior fabricante de HDs no mundo. Inclusive no site deles se vende também um software de recuperação que é um clone do R-Studio. O software deles também é bom mas da mesma maneira que o EasyRecovery também não é garantido. Espero ter ajudado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu tenho um hd q foi formatado depois enstalado o win..

como eu faco p recuperar?!

eu posso instalar o programa no hd formatado.. ( ocupando uma certa memoria apagada) por um hd externo e rodar o programa salvando os arquivos no hd externo?!

obrigado..

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também já passei por esse problema de apagar arquivos acidentalmente e não poder recuperá-los porque havia configurado a lixeira para não guardar nada nela, ou seja, apagou se foi.

Então eu descobri esse programa chamado "Recuva", instalei, rodei e recuperei tudo. E o melhor é que é free! ;)

Fabricio Braga (fabraga)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fazer se depois de deletar acidentalmente eu retornei a um ponto de backup (pra tentar recuperar os dados) e não voltou nenhum deles?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora