Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Recuperando Discos Rígidos Com Bad Block

        670.802 Visualizações     11 comentários     Tutoriais   

Recuperando Discos Rígidos Com Bad Block, saiba como em nosso tutorial.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Bad block ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido. Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor esses setores com defeito são marcados com um "B".

Vários usuários nos escrevem perguntando como é possível recuperar discos rígidos com "bad blocks". Muitos falam que após formatarem o disco rígido em baixo nível, os "bad blocks" desaparecem.

O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física não formatam fisicamente o disco. Caso isso fosse possível, o disco rígido seria danificado. Isso ocorre porque entre as trilhas de um disco rígido há um sinal chamado servo que serve de orientação para a cabeça do disco rígido. Se a gente realmente formatasse um disco rígido em baixo nível, esses servos seriam apagados e a cabeça do disco rígido não teria mais como mover-se.

Os programas formatadores de baixo nível são utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco (para sua segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial), não efetuando - apesar do nome - a formatação em baixo nível.

Esses programas possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (através do comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela de setores defeituosos. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" ("Bad Block") na FAT, embora os setores defeituosos continuem existindo no disco.

Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore (ou seja, os setores são "escondidos").

Se, após esse procedimento, novos setores defeituosos começarem a surgir, você deverá descartar o disco, pois a superfície magnética está se deteriorando por algum motivo.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Tenho um hd da Smsung 8GB SV0842D, baixei o program para a recuperação de "bad blocks" do link Clearhdd.exe, executei ele do diskete na unidade B: ele rodo eu escolhi a posicao Master lá, dai ele inicio com uma linhda e logo deu erro, depois disto o hd não fucniona mais. Ele é reconhecido na bios e tudo. eu coloquei ele como slave no meu outro hd e abri o partition magic 8 ele esta com unalocked algo assim tentei criar particao por la e nada, dai eu coloquei o hd sozinhu como master reconheci na bios e dei boot no meu cd d boot d winme, dei o fdisk e quando eu vou criar uma particao ativa ele fica parado na tela com 0%concluido num sia disto, deixei meia hora e nada, agora não sei o q fazer mais.Fui no site d sunsung e num achei o utilitaio do meu Hd e so tenho ele agora pra armazena dados eu so tecnico em informatica e trabalho com manutencao . Espero q eu tenah como me ajudar

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade o que acontece e o seguinte:

eu conversei com um engenheiro da semp toshiba(eu trabalho numa asistencia tecnica autorizada semp toshiba) e ele me explicou o porque do uso da formataçao de baixo nivel.

ele me disse que os programas de dignostico de disco se confundem facilmente, e, que um dado gravado incorretamente por um erro de sistema ou hardware pode ser considerado um bad block pelo programa, porque ele acha que a informaçao foi gravada erroneamente por um erro do disco.

então quando você faz uma "formatacao fisica"(e assim que eles dizem formatacao de baixo nivel)

voce apaga os supostos bad blocks.

assim se os erros voltarem e porque o disco foi realmente danificado.

ele disse que os erros em discos rigidos na maioria das vezes sao causador por desligamento incorreto do micro(as "cabeças de leitura" funcionam a uma pequena distancia do disco devido a sua propria rotacao,assim quando voce desliga o micro "do nada" a "cabeça de leitura" pode encostar no disco e danifica-lo,quando voce desliga corretamente o os envia um comando para a cabeça estacionar em um ponto neutro do disco,evitando um dano em una superficie gravavel.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/561/2 (Programas para a recuperação de "bad blocks" ), o fabricante mudou tudo, não acho o arquivo (programa) para abaixar e consertar o HD ATA Maxtor.... o link dá página em branco.... entrei no site do fabricante Maxtor, e não achei.... peço ajuda...

Obrigado.

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Recuperando Discos Rígidos Com Bad Block

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/561

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"Bad block ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido. Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor es..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. O tópico está parada há algum tempo, mas fiquei com uma dúvida em relação ao artigo.

No caso da formatação de alto nível, ela não marca os bad blocks, somente formata o disco pulando os que já foram marcados previamente pelo software do fabricante ou através da formatação de baixo nível?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juliocesarosa 

 

É exatamente isso.

 

Apenas complementando a explicação.

 

A formatação de alto nível hoje em dia não faz nada além de zerar o diretório raiz da unidade de armazenamento. Para fazer a varredura de setores defeituosos, você deve usar a formatação completa, ou usando a ferramenta de "verificação de erros" presente no menu "Ferramentas" quando você clica com o botão direito do mouse sobre a unidade de armazenamento. Essa verificação detectará setores defeituosos e os isolará para não serem usados, mas esta é uma análise feita pelo sistema operacional, e esse "mapa" criado é perdido se você reformatar a unidade.

 

Quando você usa um programa "formatador de baixo nível" ele faz essa mesma varredura, e atualiza o mapa de setores defeituosos do disco rígido. Assim, quando você formata o disco rígido, mesmo usando a formatação "completa", esses setores não serão usados.

 

Abraços.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres Obrigado pela resposta. A formatação feita pela ferramenta "Erase Disk", contida na distro Parted Magic, que preenche o disco com 0 (zeros) é considerada uma formatação de baixo nível? Outra dúvida, a formatação feita pelo Windows 7 antes da sua instalação é uma formatação completa, que verifica a existência de bad blocks para isolá-los e não serem usados posteriormente pelo novo sistema, ou não é feita essa checagem para isolar os bad blocks? Pergunto isso porque se não for feito o isolamento, mesmo após a formatação e instalação do novo sistema, se esses bad blocks forem utilizados cedo ou tarde apresentará algum problema.

Obrigado mais uma vez e parabéns pelo site.

Abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a formatação do programa de instalação do W7, é "The Flash", será que é eficiente?

O Windows XP comparado ao 7 leva uma eternidade para formatar.

Antigamente haviam os disk manager dos fabricantes em seus sites, hoje em dia nem se fala mais nisso.

 

http://www.maxtor.com/en/support/downloads/maxblast3.htm

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/utilities/index.htm

http://www.seagate.com/cgi-bin/discwiz.cgi

http://www.wdc.com/support/download/dlg/dlgmaker.exe

Fontes obtidas em 2001, links podem estar desatualizados, mas basta acessar o site elimnando tudo que tiver depois de .com/ que o site volta a ser acessado.

Editado por misterjohn
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juliocesarosa não. A formatação de baixo nível hoje em dia não existe, pois a formatação de baixo nível destrói o sinal de orientação do motor do disco rígido (servos). Chamamos de "formatação de baixo nível" mas é um nome errado que "pegou". (Outro exemplo é chamar "setup" de "BIOS", está errado mas o apelido pegou). Essa formatação para atualizar o mapa de setores defeituosos precisa ser obrigatoriamente feita com o programa do fabricante, como o misterjohn relata no post dele. Leia o artigo atentamente pois explico isso lá.

 

Quanto a formatação completa do Windows, se ela detectar bad block, eles não serão usados, mas o mapa de bad blocks do HD não será atualizado. O que eu quero dizer com isso é que esse mapa do Windows só é válido para aquela instalação do Windows. Se você reformatar o HD terá de fazer essa varredura novamente. Por outro lado, se você usar o programa "disk manager" ("formatador de baixo nível") do fabricante do HD, os bad blocks serão isolados e tais setores não serão nunca mais usados, mesmo que você não faça uma formatação completa no sistema operacional.

 

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Obrigado pelas dicas. No meu caso o hd é o Western Digital, mas parece que o Disk Manager não está mais disponível para download no site. Sabe me dizer se tem outro equivalente ao Disk Manager?

Obrigado 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora