Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Gabinete Para Discos Rígidos Thermaltake Max 4 Active Cooling


     43.005 visualizações    Armazenamento    2 comentários
Teste do Gabinete Para Discos Rígidos Thermaltake Max 4 Active Cooling
Produto Recomendado

Nossos Testes

O programa que usamos para medir o desempenho do disco rígido, DiskSpeed32, é um programa que efetua testes realmente demorados, pois ele lê todos os setores do disco, registrando a taxa de transferência obtida e traçando um gráfico.

Normalmente a taxa de transferência do disco rígido varia de acordo com a parte do disco rígido que está sendo lida. A taxa de transferência do disco é maior nas bordas do disco, diminuindo à medida que se aproxima do centro do disco. Isso ocorre por conta da setorização multi-zona: em trilhas mais longas (as mais afastadas do centro do disco) cabem mais setores, e, com isso, mais dados são lidos a cada rotação do disco rígido. Por esse motivo, os programas apresentam três resultados: taxa de transferência máxima (obtida nos primeiros cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais externas), taxa de transferência mínima (obtida nos últimos cilindros do disco, isto é, nas trilhas mais internas) e taxa de transferência média, que na maioria das vezes é o dado que o usuário comum está interessado em saber.

Por conta desse efeito podemos explicar também a necessidade de desfragmentarmos o disco rígido e o porque desfragmentadores profissionais, como o Norton Speed Disk, permitem que você desfragmente movendo os arquivos do sistema operacional para o início do disco rígido. Como explicamos, dados armazenados no início do disco rígido são lidos a uma taxa de transferência maior do que no restante do disco.

Nós usamos um disco rígido Seagate Barracuda 7200.10 160 GB (ST3160815AS, SATA-300, 7,200 rpm, 8 MB buffer) para realizarmos nossos teste. Primeiro nós instalamos ele em uma porta SATA-300 disponível na placa-mãe para avaliarmos o seu desempenho quando instalado dentro do micro. Nós também instalamos nosso disco rígido em um outro gabinete externo para a instalação de discos rígidos (Thermaltake BlacX) para compararmos os resultados. Você verá três resultados para o Max 4 Active Cooling. Primeiro, com o gabinete conectado na porta USB 2.0; depois conectado na porta eSATA disponível na traseira da placa-mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP; e finalmente com ele conectado em uma porta SATA-300 usando o adaptador que acompanha o produto.

Algumas pessoas estão se queixando que alguns gabinetes eSATA não são compatíveis com as portas eSATA “on-board” disponíveis em algumas placas-mães e, portanto, nós gostaríamos de verificar se teríamos algum tipo de incompatibilidade com este gabinete da Thermaltake. O Max 4 Active Cooling provou ser 100% compatível as portas eSATA “on-board”.

 

Thermaltake Max 4 Active Cooling

 

Como você pode ver claramente, o eSATA é a melhor opção para conectar um disco rígido externo ao micro, já que ele permite que o disco obtenha o mesmo desempenho como se fosse instalado dentro do PC. Como você pode ver instalar o gabinete no conector eSATA disponível na placa-mãe ou convertendo uma das portas SATA da placa-mãe em eSATA não fez diferença no desempenho. O eSATA ofereceu uma taxa de transferência máxima 236% maior do que a da porta USB 2.0 e uma taxa de transferência média 145% maior.

Quando instalada na porta USB 2.0 o desempenho do Max 4 Active Cooling foi o mesmo obtido pelo Thermaltake BlacX, uma base para instalação de discos rígidos que usa conexão USB 2.0.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Boa analise, mais eu tenho um outro gabinete para discos externos que achei bem mais prático que o analisado (nada contra o analiado).

Não usa parafuso para segurar o hd e nem para abrir o gabinete, tudo feito por travas, que facilita em muito a troca das "mídias".

Botão na frete para ligar / desligar, e não um botão atrás como o analisado.

Mais não vem com este conversor de sata para esata.

http://www.extream.com.br/produtos-pages/enclosure-01_enex-01.htm.

Bem, só não fiz uma analise de performace, mais é uma sugestão para o site fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:

Teste do Gabinete Para Discos Rígidos Thermaltake Max 4 Active Cooling

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1470

Comentários são bem-vindos.

Este teste foi ótimo.

Parece-nos que dentre as várias opções de gabinetes externos para HDs, este Thermaltake principalmente para uso doméstico funciona muito bem e tem preço muito baixo.

Estava pensando em comprar um NAS ( Network Attached Storage ) domiciliar da LinkSys por US$140 ( P/ 2 Hds ), talvez este gabinete possa substituí-lo pela metade do preço.

Se alguem desejar conferir o NAS Domiciliar da LinkSys, vai aqui o link:

http://www-br.linksys.com/servlet/Satellitec=L_Promotion_C2&childpagename

=BR%2FLayout&cid=1175242096648&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitorWrapper&lid=9664889963L12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...