Trocas de Banners
Outra forma grátis e eficiente de você divulgar o seu site é através de serviços de trocas de banners. Você se inscreve em um desses serviço e coloca, em seu site, um código fornecido pelo serviço. Esse código fará com que um banner do sistema seja mostrado em seu site. Em troca, a cada banner do sistema exposto, você ganha um crédito. Normalmente, a cada dois créditos, você ganha o direito de ter uma exposição de seu banner.
Em outras palavras, você divulga sites em seu próprio site e, em troca, você tem o seu site divulgado em outros sites.
Antes de você se inscrever em um sistema desses, você deverá ter um banner pronto. O formato mais usado é 468 x 60 (essa medida é dada em pixels). Note que a taxa de retorno de banners é normalmente baixa, tipicamente variando entre 2% e 4%. Ou seja, a cada mil vezes que o seu banner for visto, tipicamente entre 20 e 40 pessoas irão clicar sobre ele, indo parar em seu site.
A taxa de retorno pode ser maior ou menor dependendo de como o seu banner for feito. Cores, tipo de letra, layout, enfim, tudo influi na taxa de retorno de um banner. Ou seja, um banner bem feito terá um retorno maior do que um banner mal feito.
O próprio sistema de troca de banners fornece estatísticas sobre o seu banner em tempo real: quantas visualizações já teve, quantas pessoas já clicaram sobre ele e qual está sendo a sua taxa de retorno, como mostramos na Figura 1.
Figura 1: Estatísticas fornecidas pelo sistema de troca de banners.
Dessa forma, o próprio sistema de banners é uma ferramenta poderosíssima para você testar a eficiência de seus banners. Como você pode trocar de banner quantas vezes quiser, você poderá fazer vários banners para o seu site, deixá-lo no sistema durante um tempo (recomendamos pelo menos 1.000 visualizações) e depois trocá-lo, até descobrir qual é o melhor banner para o seu site. Quando você trocar de banner, não se esqueça de zerar as estatísticas, pois as estatísticas são cumulativas, isto é, elas somam os resultados dos banners anteriores com os resultados dos banners atuais.
Normalmente banners animados possuem taxas de retorno maiores. Outro ponto que faz os banners terem uma maior taxa de retorno é o uso de botões, barra de rolagem e caixas imitando as janelas do Windows. Normalmente as pessoas vêem banners com esses recursos, pensam que é uma janela e clicam sobre ele (clicam sobre o botão, por exemplo). O banner que mostramos abaixo é um bom exemplo disso.
Figura 2: Exemplo de banner que estimula o clique.
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