Imprimir artigo
Como Gerar Disquetes Para Computadores Macintosh Antigos
por em Tutoriais
Última atualização:
14.884 visualizações
Página 9 de 10

Gerando Disquetes de 400 KB e 800 KB no PC

Nós estamos assumindo que você instalou os utilitários necessários descritos anteriormente..

Primeiro você deverá descompactar os arquivos de imagem de disco; clique no botão direito e escolha a opção “Extract All Here”.

Rode o TransMac, insira um disquete de 1,44 MB vazio na unidade de disquete do PC e clique com o botão direito no ícone “A: Floppy” e escolha a opção “Format Disk for Mac”, selecionando “Mac OS Standard HFS (old version)”.

Agora você tem um disquete que você poderá usar para transportar o Disk Copy e as imagens do sistema operacional do PC para o Mac que você usará para gerar os disquetes. No TransMac, clique em “A: Floppy” e depois em “Untitled” (ou no nome que você deu ao disco ao formatá-lo). Simplesmente arraste o arquivo Disk_Copy_4.2.sea.bin para a área de trabalho do TransMac e os arquivos de imagem que foram descompactados e o programa armazenará os arquivos no disquete. É claro que, dependendo do tamanho dos arquivos, você não será capaz de armazenar todos eles no mesmo disquete. Você poderá usar vários disquetes ou esperar até que você tenha transferidos os arquivos do disquete para o Mac e reutilizar o mesmo disquete.

Na janela do TransMac, você deverá verificar se os campos “Type” e “Creator” dos arquivos de imagem estão preenchidos como “dImg” e “dCpy”, respectivamente. Caso contrário, o Disk Copy 4.2 não irá reconhecê-los. Se este for este o caso (ver Figura 11), você deverá clicar com o botão direito no arquivo da imagem na janela do TransMac e escolher a opção “Properties”, adicionando esta configuração. Ver Figuras 12 e 13.

Os campos Type e Creator estão em branco
Figura 11: Os campos “Type” e “Creator” estão em branco

Consertando os campos Type e Creator
Figura 12: Consertando os campos “Type” e “Creator”

Os campos Type e Creator configurados corretamente
Figura 13: Os campos “Type” e “Creator” configurados corretamente

Após copiar os arquivos para o disquete, você pode retirar o disquete e lê-lo no Mac com unidade de disquete de 1,44 MB que você usará para gerar os discos. O Mac poderá reclamar que o disquete precisa de pequenos reparos, o que é normal; simplesmente clique em “Ok” e continue.

Copie Disk_Copy_4.2.sea.bin para o disco rígido do Mac e dê um clique duplo neste arquivo para instalar o  Disk Copy 4.2.

Crie uma pasta no disco rígido do Mac (por exemplo, “OS-6.08”) e copie os arquivos de imagem para esta pasta. Após copiar os arquivos para o disco rígido, se eles tiverem a extensão “.sea”, você deverá dar um clique duplo em cada arquivo para descompactá-los. Este processo demora um pouco, portanto você poderá usar outro disquete e copiar os outros arquivos de imagem nele, usando o mesmo procedimento descrito anteriormente.

Repita este processo até que todas as imagens estejam descompactadas no disco rígido do Mac.

Agora, rode o Disk Copy 4.2 e clique em “Load Image File”, selecionando a primeira imagem. Retire o disquete de 1,44 MB usado para transportar os arquivos do PC. Clique em “Make A Copy”, insira um disquete de 800 KB vazio e clique em “Duplicate”. Após completar o primeiro disquete, repita o processo para os demais discos. Você terá agora todos os disquetes de 400 KB/800 KB do sistema operacional necessários para operar o seu Macintosh antigo.

Você agora poderá testar esses discos no seu computador antigo.
ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM OUTROS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.695 usuários cadastrados
138 usuários on-line