Imprimir artigo
Como Otimizar um Servidor MySQL
por em Tutoriais
Última atualização:
64.177 visualizações
Página 7 de 7

Caches do InnoDB

Se você tem tabelas usando o mecanismo InnoDB, existem alguns parâmetros que você deverá ajustar. O primeiro é innodb_buffer_pool_size = 4G, onde você deverá substituir “4G” pela quantidade de memória que você deseja dedicar ao sistema de cache do InnoDB. O manual do MySQL recomenda pelo menos 70% da memória disponível em servidores dedicados, no entanto, isto pode ser demais se você estiver usando um MySQL com tabelas MyISAM e InnoDB ao mesmo tempo. O tamanho do buffer do InnoDB deve ser baseado na quantidade de dados armazenada nas tabelas InnoDB. Veja o que o seguinte resultado do mysqltuner.pl diz:.

InnoDB data size / buffer pool: 304.0K/4.0G

Como você pode ver, nós estamos reservando 4 GiB de RAM para armazenar somente 304 kiB de dados, portanto nós poderíamos facilmente reduzir (e bastante) o tamanho do buffer pool do InnoDB e liberar mais memória para outros usos.

Um parâmetro importante que você deverá adicionar no seu arquivo my.cnf é innodb_flush_method=O_DIRECT, que previne que o sistema operacional faça cache de dados que já estão armazenados em memória.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.244 usuários cadastrados
735 usuários on-line