Imprimir artigo
Como Restaurar a Cor de Computadores Antigos
por em Tutoriais
Última atualização:
21.183 visualizações
Página 1 de 4

Introdução

As partes plásticas de computadores antigos ficam amarelas ou marrons depois de muitos anos, fazendo com que você tenha um computador amarelo ou marrom em vez da cor original branca ou cinza. Neste tutorial nós ensinaremos a como clarear partes plásticas de computadores antigos usando uma solução caseira baseada em água oxigenada chamada Retr0bright (pronuncia-se “rétrôbráit”)..

É importante darmos os devidos créditos; nós não inventamos esta solução. No site do grupo de usuários que criou o Retr0bright você encontrará a receita original (como muita gente que acessa o nosso site não lê inglês, nós estamos a publicando na próxima página) e também receitas alternativas. Neste nosso tutorial nós compartilharemos as experiências que tivemos com o Retr0bright e algumas dicas.

Você terá de desmontar o computador e remover as partes plásticas que você deseja clarear. Você não pode manter o computador montado, pois você precisará lavar as partes plásticas várias vezes e obviamente você não vai querer molhar os componentes eletrônicos do computador.

Você precisará dar uma boa limpeza nas partes plásticas antes de iniciar o processo. Nós recomendamos que você lave as peças dentro de um tanque usando uma esponja e detergente.

O processo de clareamento consiste em criar a solução e aplicá-la na peça plástica que você deseja clarear com um pincel (não se esqueça de usar luvas e óculos de proteção) e colocar a peça plástica sob luz ultravioleta (“luz negra”) por duas horas (alguns usuários relatam que tiveram bons resultados colocando as peças no sol em vez de usar lâmpadas ultravioletas). Depois que as duas horas se passaram, você deverá verificar o resultado, lavando a peça dentro de um tanque com esponja e detergente.

Se a peça já estiver com o resultado desejado, ótimo. Do contrário, você deverá aplicar mais Retr0bright e repetir o processo por mais duas horas. Pela nossa experiência, a solução seca após duas horas e é por isso que nós recomendamos ciclo de duas horas.

Algumas peças ficarão claras em apenas um ciclo de duas horas. Outras necessitarão de vários ciclos. Nós daremos alguns exemplos reais nas próximas páginas.

Na Figura 1 você pode ver algumas das nossas peças plásticas sob luz ultravioleta. Nós tínhamos tantos computadores antigos em nossa coleção que nós criamos uma caixa com quatro lâmpadas ultravioleta e aplicamos papel metálico nos painéis internos da caixa.

Clareando partes plásticas de computadores antigos
Figura 1: Clareando partes plásticas de computadores antigos

Antes de usar o Retr0bright pela primeira vez, nós recomendamos que você teste o procedimento com uma peça plástica antiga que esteja amarelada e que não pertença ao computador que você pretende restaurar. Dessa forma, você poderá aprender melhor o processo e fazer ajustes finos, caso necessário, especialmente por conta dos problemas que você poderá encontrar (ver última página).

ARTIGOS RELACIONADOS
Protegendo seu PC Contra Animais
por em Refrigeração
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM OUTROS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.187 usuários cadastrados
929 usuários on-line