Imprimir artigo
Criando Disquetes de Boot no Windows 2000 e XP
por em Tutoriais
Última atualização:
593.002 visualizações

Para criar um disquete de inicialização no Windows 95, 98 ou ME, basta você ir no ícone Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle, selecionar a guia Disco de Inicialização e clicar na caixa Criar disco para criá-lo. Esse disquete conterá todos os arquivos necessários para o reconhecimento da unidade de CD-ROM, permitindo que você instale o sistema operacional a partir de seu CD-ROM de instalação em um micro onde o disco rígido esteja "zerado". Se você precisar de apenas um disquete para dar boot sem a necessidade de reconhecimento da unidade de CD-ROM, você pode simplesmente usar o comando Format a:/s.

Acontece que no Windows 2000 e no Windows XP essa opção simplesmente não existe e a chave /s não é válida para o comando Format. Com isso, resta a dúvida: como criar um disquete de boot nesses sistemas operacionais que reconheça a unidade de CD-ROM?

Você até pode usar um disquete de inicialização do Windows 9x ou ME, mas se o disco rígido estiver formatado no sistema NTFS, ele não será reconhecido.

Para criar um disquete de inicialização no Windows 2000, você deverá executar o comando Makeboot.exe que está presente no diretório Bootdisk do CD de instalação do sistema operacional. Basta executá-lo através do comando d:bootdiskmakeboot a: que ele irá criar um conjunto de quatro disquetes de inicialização, que fará o boot completo desse sistema operacional através dos disquetes (obviamente você deve alterar a letra d: para a letra correta da sua unidade de CD-ROM). Essa opção é muito útil para você instalar o Windows 2000 em uma máquina onde por algum motivo você não esteja conseguindo dar boot pelo CD-ROM do sistema operacional (a instalação do Windows 2000 e do XP é feita dando-se boot pelo CD-ROM do sistema). O mais legal é que esse comando roda também no Windows 9x e ME, assim você poderá criar esses disquetes a partir de qualquer máquina, não precisa ser uma máquina que tenha o Windows 2000 instalado.

Já no caso do Windows XP, será necessário baixar do site da Microsoft um utilitário que cria o disquete de inicialização. Existem duas versões desse utilitário, uma para a versão Home e outra para a versão Professional. Esse utilitário gerará seis disquetes para que você consiga dar o boot no sistema operacional através de disquetes. O boot é dado em interface gráfica (e não em modo texto, como é o caso do disquete do Windows 9x/ME) e por isso que são necessários vários discos. Esse utilitário você pode baixar em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=3130&z=49.

Outra opção para instalar o Windows XP em uma máquina onde você não esteja conseguindo dar o boot pelo CD-ROM do sistema operacional é dar o boot através do disquete de inicialização do Windows 9x/ME e rodar o comando d:i386winnt.exe, presente no CD-ROM do sistema operacional. Obviamente você deve trocar a letra d: pela letra correta da unidade de CD-ROM da sua máquina.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
Como preparar um CD de boot
por em Armazenamento
ÚLTIMOS ARTIGOS
477.892 usuários cadastrados
3.329 usuários on-line