Imprimir artigo
Display Driver Uninstaller (DDU)
por em Tutoriais
Última atualização:
10.810 visualizações

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos..

Quando instalamos um novo driver de vídeo – seja por estarmos atualizando o driver para uma versão mais recente, seja por estarmos trocando a placa de vídeo por um modelo de outro fabricante –, resquícios do driver antigo podem ficar para trás, o que pode ocasionar conflitos ou fazer com que a placa de vídeo não ofereça o melhor desempenho possível.

O objetivo do programa Display Driver Uninstaller (DDU) é justamente esse: garantir que todos os arquivos e entradas no Registro do Windows sejam eliminados antes da instalação de um novo driver de vídeo.

O programa não tem versão “Pro” paga, logo ele é realmente um freeware. Seu principal concorrente é o Driver Cleaner, que usamos em nosso laboratório durante anos com sucesso, mas é pago.

Baixar o programa é um pouco confuso, pois ele está disponível em um fórum. Você deve abrir o link e procurar o tópico fixo que fala sobre a última versão e, dentro dele, haverá o link para baixar o programa. Não colocamos o link direto para o programa pois, como você sabe, programas são atualizados com relativa frequência.

Crie uma pasta e mova para ela o arquivo baixado, pois ao clicar no arquivo, o programa e os arquivos necessários para o seu funcionamento serão descompactados. Clique no arquivo executável que será descompactado para executar o programa.

Para rodá-lo, o sistema operacional deverá ser carregado no Modo Seguro, para que o programa possa remover todos os arquivos e entradas do Registro com segurança. O próprio programa oferece essa opção para você ao ser executado.

O programa é extremamente simples, e está disponível em português, bastando selecionar o idioma na caixa presente no canto inferior direito (“Language”).

Na única tela do programa, selecione o fabricante da placa de vídeo em “Selecione o Driver Gráfico”, clique em “Limpar e reiniciar” (se você for atualizar o driver de vídeo por uma versão mais recente) ou “Limpar e desligar” (se você for trocar a placa de vídeo) e pronto! Você estará pronto para instalar o novo driver de vídeo com o computador “limpo” de qualquer resquício do driver antigo.

Display Driver Uninstaller (DDU)
Figura 1: Display Driver Uninstaller (DDU)

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.187 usuários cadastrados
929 usuários on-line