Imprimir artigo
Duelo de SSDs de 120 GiB de baixo custo: SanDisk SSD PLUS vs. Kingston SSDNow V300
por em Testes
Última atualização:
45.190 visualizações
Página 7 de 7

Conclusões

Os dados obtidos em nossos testes nos levam a várias conclusões..

Em primeiro lugar, podemos notar que ambos modelos apresentam o típico desempenho de SSDs de baixo custo, com uma taxa de leitura sequencial relativamente alta, mas taxas de transferências bem mais baixas em operações de escrita e nos acessos aleatórios. Também notamos que a taxa máxima de leitura sequencial do SanDisk SSD PLUS de 120 GiB é mais alta do que a do Kingston V300 de 120 GiB.

Os demais testes nos mostram que o comparativo de desempenho depende bastante do tipo de dados que estamos usando. No teste com arquivos contendo apenas o número zero (ZeroFill), onde os dados são facilmente compactáveis, o desempenho do SSDNow V300 foi tipicamente mais alto do que o do SSD PLUS.

Porém, no teste com dados não compactáveis (que simulam a maior parte dos arquivos grandes como áudio, vídeo ou fotos) o modelo da Kingston teve uma grande redução no desempenho, principalmente de escrita, o que se deve ao fato do controlador do V300 utilizar compressão de dados para aumentar o desempenho.

Já o SSD PLUS de 120 GiB da SanDisk não apresenta uma diferença sensível de desempenho entre os testes com dados compactáveis e não compactáveis, o que é um excelente ponto a favor deste modelo, já que é uma característica comum em modelos mais caros.

Também cabe fazer uma comparação entre o Kingston SSDNow V300 testado agora e as versões testadas no já citado teste dos problemas de desempenho em certas versões deste modelo: a versão “605” não apresenta o infame problema de baixo desempenho com dados não compactáveis que detectamos na versão “525”, o que é uma excelente notícia.

Dito tudo isso, vamos ao que interessa: qual dos dois modelos é o mais rápido, o SanDisk SSD PLUS de 120 GiB ou o Kingston SSDNow V300 de 120 GiB? Ambos foram mais rápidos em alguns testes e mais lentos em outros, mas como já citamos, o fato de o SanDisk SSD PLUS de 120 GiB não apresentar perda de desempenho ao lidar com dados não compactáveis faz dele a nossa recomendação entre os dois modelos testados.

Apesar de ambos os modelos serem claramente produtos de entrada, apresentando desempenho longe do encontrado em modelos topo de linha, qualquer um dos dois tem uma boa relação custo/benefício e será uma excelente aquisição para o usuário que está acostumado a utilizar apenas discos rígidos em seu computador, promovendo um sensível aumento de desempenho no carregamento do sistema operacional, jogos e programas.

AUTOR
Rafael Otto Coelho
Rafael Otto Coelho
Editor-Chefe

Técnico em Eletrônica, Licenciado em Física e Mestre em Educação, Rafael Coelho é apaixonado por hardware, e trabalha como professor de Física em uma instituição de ensino superior. É também comentarista do nosso podcast e moderador do nosso fórum. Tem como hobby aeromodelismo. Mora em Pelotas/RS.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ARMAZENAMENTO
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.906 usuários cadastrados
974 usuários on-line