Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como Descobrir o Verdadeiro Fabricante da Sua Fonte de Alimentação

       
 122.695 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Várias marcas famosas de fontes de alimentação na verdade não fabricam seus produtos. Aprenda como descobrir quem é o verdadeiro fabricante da sua fonte. Atualizado para incluir um novo macete.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Mais e mais fabricantes tradicionais de outros segmentos estão entrando no mercado de fontes de alimentação. Acontece que a maioria deles não fabrica seus próprios produtos. Neste tutorial mostraremos a você como descobrir o verdadeiro fabricante de uma fonte de alimentação.

Nós podemos separar as empresas de fontes de alimentação em três grupos: o primeiro grupo é formado por empresas que projetam e fabricam seus próprios produtos (a minoria); o segundo grupo é formado por empresas que projetam seus próprios produtos, mas que contratam outra empresa para fabricá-los; e o terceiro grupo é formado por empresas que utilizam produtos OEM, ou seja, outra empresa projeta e fabrica seus produtos, mas adiciona a marca da empresa contratante na etiqueta, na caixa e no manual. Praticamente todos os fabricantes que não são originalmente do ramo de fontes de alimentação fazem parte deste último grupo.

Isto é ruim? Talvez. Como a qualidade da fonte não depende da marca, mas sim do verdadeiro fabricante, uma determinada marca pode oferecer uma excelente linha de produtos em seu portfólio original (memória, cooler ou qualquer outro), mas um diferente nível de qualidade em sua linha de fontes de alimentação. Mas nós acreditamos piamente que as empresas escolhem fabricantes que produzam produtos com a mesma qualidade de seus produtos originais, ou eles se queimariam no mercado rapidamente.

Nós podemos ter ainda a situação curiosa de duas marcas diferentes oferecerem exatamente a mesma fonte de alimentação, já que o fabricante original pode vender seus produtos para mais de uma marca. Em alguns casos você pode encontrar também a mesma fonte de alimentação no mercado com a marca do verdadeiro fabricante.

Aqui estão dois exemplos: a XFX 750 W Black Edition é uma Seasonic M12D 750 W remarcada, e a SilverStone Element ST75EF é uma Seventeam ST-750P-AF remarcada.

Tudo dependerá do acordo entre as duas empresas, já que este acordo determinará se o fabricante original poderá ou não vender seus produtos a outras empresas. Algumas vezes o acordo pode definir que os produtos a serem fabricados com a marca “X” serão exclusivos, mas outros produtos podem ser vendidos para outras empresas. O acordo pode ainda dizer que após “x” meses o fabricante original tem a opção de vender o mesmo produto com sua própria marca ou para outras empresas, onde serão vendidos com marcas diferentes.

Lembre-se que uma empresa pode comprar fontes de alimentação de mais de um fornecedor. Se você descobrir que o modelo ABC da marca MNO foi fabricado pela empresa XYZ, isto não necessariamente significa que todos os outros modelos da MNO também serão da XYZ.

Mas como fazer para descobrir o verdadeiro fabricante de uma fonte de alimentação? Existem algumas maneiras.

Atualmente, a melhor maneira de descobrir o verdadeiro fabricante de uma fonte de alimentação e o seu modelo original é através do relatório da 80 Plus, desde que a fonte tenha certificação 80 Plus, é claro. Usando este método você não precisa desmontar a fonte nem mesmo tê-la em mãos, podendo também descobrir modelos de outras marcas que são internamente idênticos à fonte que você está pesquisando. Nós falaremos sobre esta técnica na próxima página.

Se sua fonte não tem certificação 80 Plus, você pode descobrir o seu verdadeiro fabricante sem abri-la verificando o número de registro da Underwriters Laboratories (UL) ou da TÜV SÜD, caso eles estejam impressos na etiqueta ou caixa da fonte. Porém, como cada vez mais empresas estão obtendo seus próprios números UL ou TÜV SÜD, na maioria dos casos o número indica a empresa que está vendendo o produto e não o fabricante original. Nós ensinaremos a você decodificar os números de registro nas páginas três e quatro.

Se você usar as técnicas descritas acima e não conseguir determinar o verdadeiro fabricante de uma fonte de alimentação, então você precisará fazer uma inspeção visual dentro da fonte. A princípio você pode achar que esta não é uma boa opção, já que abrir a fonte de alimentação implica na perda da garantia. No entanto, você pode descobrir o verdadeiro fabricante simplesmente olhando para o interior da fonte através de suas entradas de ar. Por exemplo, a maioria das fontes de alimentação fabricadas pela CWT utiliza fita adesiva verde em seu interior. Portanto, se você olhar pelas entradas de ar de uma fonte e ver que os transformadores e outros componentes possuem fita adesiva verde, muito provavelmente você está diante de uma fonte fabricada pela CWT.

Claro que se você não puder determinar o verdadeiro fabricante simplesmente olhando pelas entradas de ar, você precisará abrir a fonte, violando, assim, a garantia. Dentro da fonte, procure por evidências do verdadeiro fabricante. Nós mostraremos vários exemplos de como isto é feito neste tutorial.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


interessante!!

pena q na minha não tenha :(

mas é uma boa antes deu comprar fonte, porque estou precisandu...

valeu

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguns fabricantes não colocam o numero, o caso da SevenTeam por exemplo!

alias colocar este numero acho que seria uma regra em todos equipamentos eletronicos, porém não achei ele em nenhum aqui em casa...olhei o Playstation 2, olhei meu modem adsl, olhe meu celular, olhei um monte de equipamentos, embora tenham a sigla UR E UL não tem numeros...e os que tem não mostram nada quando pesquisados no link, ate porque eles não sao do mesmo tamanho dos exemplos dados na materia auqi no site.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora