Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Economizando Energia

       
 63.267 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a configurar o seu computador para utilizar de forma mais inteligente a energia elétrica.

Economizando Energia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Com essa história de apagão para lá e para cá, diversos leitores têm nos escrito pedindo dicas de como fazer o micro consumir menos energia.

O próprio Windows 9x/ME dá todo o suporte necessário ao gerenciamento de consumo elétrico. As dicas para fazer o seu micro consumir menos energia são as seguintes:

1. A primeira dica é não deixar periféricos externos ligados quando você não os tiver usando, como a impressora, o scanner e as caixas acústicas. Muitas vezes, por hábito, deixamos esses componentes permanentemente ligados, consumindo energia à toa.

2. Você pode programar o seu computador a desligar o monitor de vídeo depois de um determinado tempo de inatividade. A maioria das pessoas programa o micro a ativar a proteção de tela depois de um determinado tempo de inatividade do micro. Em vez disso, faça com que o micro desligue o monitor de vídeo, o que fará com que você economize entre 70 e 100W quando o seu micro estiver ocioso. O caminho para essa configuração é a seguinte: Menu Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Gerenciamento de energia. No campo "Esquemas de energia", escolha "Em casa/no escritório". No campo "Desligar o monitor" configure o tempo de ociosidade necessário para o micro desligar o monitor. Por exemplo, configurando esse campo em "Após 5 minutos" fará com que o monitor de vídeo seja desligado se você não mexer no micro durante 5 minutos.

3. A mesma idéia é válida para o disco rígido. Você pode configurar um tempo sem que ele seja acessado para que o micro corte a sua alimentação, fazendo com que você economize entre 10 e 20W, dependendo do modelo do disco rígido. Essa configuração é feita no campo "Desligar os discos rígidos" localizado na mesma tela. Para uma boa economia, recomendamos configurar essa opção em "Após 5 minutos".

4. Você também pode configurar o micro para abaixar o clock do processador quando o micro estiver ocioso, isto é, passar um determinado tempo sem que você esteja mexendo nele. Com um clock mais baixo, o processador consome menos energia. A ventoinha do processador é inclusive desligada, caso ela esteja ligada à placa-mãe. Isso é configurado no campo "Sistema em espera", da mesma tela. Para uma boa economia, também recomendamos configurar essa opção em "Após 5 minutos".

É óbvio que os valores sugeridos poderão não ser os melhores para o seu caso. Depois de um tempo usando o recurso de gerenciamento de energia você será capaz de dizer quais são as melhores configurações que atendem às suas necessidades.

Para ativar os recursos desligados pelo sistema de gerenciamento de energia, basta usar o micro (por exemplo, pressionando uma tecla do teclado ou movendo o mouse).

Economizando Energia
Figura 1: Tela de configuração do gerenciamento de energia do micro.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×