Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação Cooler Master iGreen Power 430 W (RS-430-ASAA)


     79.810 visualizações    Energia    3 comentários
Fonte de Alimentação Cooler Master iGreen Power 430 W (RS-430-ASAA)

Análise do Primário

Nós estávamos bastante curiosos para verificarmos quais componentes foram escolhidos para a seção de potência desta fonte de alimentação e também como eles foram interligados, ou seja, o projeto usado. Estávamos dispostos a ver se os componentes realmente forneceriam a potência anunciada pela Cooler Master.

De todas as especificações técnicas descritas no databook de cada componente, estávamos mais interessados na corrente máxima em modo contínuo, dada em ampères (A). Para encontrar a potência máxima teórica do componente em watts podemos usar a fórmula P = V x I, onde P é a potência em watts, V é a tensão em volts e I é a corrente em ampères.

Lembre-se que isto não significa que a fonte de alimentação fornecerá a corrente máxima de cada componente, já que a potência máxima que a fonte de alimentação pode fornecer depende de outros componentes usados – como o transformador, bobinas, o layout da placa de circuito impresso e a bitola dos fios – não apenas das especificações principais dos componentes que iremos analisar.

Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação U8KBA80R em paralelo em seu estágio primário. Como cada ponte suporta até 8 A de corrente de forma contínua, a corrente máxima suportada pela seção de retificação do primário desta fonte é 16 A. Este estágio está altamente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 1.840 W da rede elétrica. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 1.472 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite das pontes de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.


Figura 11: Pontes de retificação desta fonte de alimentação.

Na seção de chaveamento os transistores principais são dois SPW20N60C3. A corrente máxima que cada um desses transistores pode fornecer é de 13.1 A a 100° C em modo contínuo ou 62.1 A a 25° C em modo pulsante. Eles estão conectados usando a configuração de chaveamento direto usando dois transistores.


Figura 12: Transistor de chaveamento principal.

Na Figura 13 você pode ver o circuito de controle do PFC ativo.


Figura 13: Circuito PFC ativo.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Siceramente, pra uma fonte ser ATX12V 2.x ela obrigatoriamente tem de ter duas saidas de 12volts separadas, comprei hoja uma Seventeam 420BKV que nem tem PFC ativo mas está escrito ATX 2.0 / 2 x 12V e ainda tem um selo do INMETRO, na boa vou abrir minha fonte (perder a garantia) e ver se é verdade pois se não for, vou ligar lá no INMETRO pra denunciar, é um padrão internacional, mas deve ser respeitado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa reviver o topico.

Atualmente temos disponiveis aqui no Brasil modelos de fontes da Cooler Master de 600W e 650W.

So que o nome nao é mais iGreen; chamam-se Cooler Master Extreme Power 600w ou 650W.

Sera que a qualidade delas é igual a da iGreen testada por vocês?

O preco de R$290,00 é bem mais interessante do que concorrentes de marcas "famosas" $$$$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...