Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação GlacialPower GP-PS550BP


     48.559 visualizações    Energia    2 comentários
Fonte de Alimentação GlacialPower GP-PS550BP

Distribuição da Potência

Na Figura 10 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da GlacialPower GP-PS550BP.

GlacialPower GP-PS550BP
Figura 10: Etiqueta da fonte de alimentação.

Como você pode ver, a saída de +5 V está rotulada como sendo capaz de fornecer uma corrente máxima de 25 A, ou seja, 125 W, e a saída de +3,3 V está rotulada como sendo capaz de fornecer a mesma quantidade de corrente, 25 A, ou seja, 82,5 W. Isto está abaixo da potência máxima teórica que calculamos na página anterior. No entanto a GlacialPower diz que a potência máxima combinada das saídas de +3,3 V e +5 V é de 130 W (e não 207,5 W, que é 125 W + 82,5 W). Isto acontece porque as saídas +5 V e +3,3 V são obtidas da mesma saída do transformador, como você pode ver na Figura 8.

Para as saídas de +12 V, esta fonte de alimentação tem dois barramentos, +12V1 e +12V2, cada um rotulado como sendo capaz de fornecer até 18 A ou 216 W. Esses barramentos, no entanto, não podem fornecer suas potência/corrente máxima ao mesmo tempo – isto acontece com todas as fontes de alimentação. O limite combinado para as saídas +12 V desta fonte de alimentação é de 400 W. Este valor é maior do que a corrente máxima teórica que os retificadores de +12 V conseguem fornecer, conforme calculado na página anterior.

A questão a respeito dos barramentos de +12 V é a distribuição da potência. As saídas +12V – isto é dispositivos SATA, discos rígidos, conector de alimentação principal, cabo de alimentação ATX12V e placas de vídeo – precisam estar bem balanceadas entre os barramentos da fonte de alimentação, ou os circuitos de proteção serão ativados mesmo se a fonte de alimentação não estiver fornecendo sua potência máxima.

Nesta fonte de alimentação, por exemplo, cada barramento de +12V pode fornecer até 18 A. Se o seu micro puxar mais de 18 A (ou seja, 216 W) na saída +12V1 da fonte de alimentação, ela desligará, mesmo que você não esteja usando o barramento +12V2. Em outras palavras, a fonte de alimentação desligará a 216 W, apesar de ser capaz de fornecer uma potência combinada de 400 W em suas saídas de +12V (a proteção contra sobrecorrente está configurada com um valor um pouco maior do que o anunciado no rótulo do produto, mas não vamos considerá-lo em nome da simplicidade).

Nós achamos que a distribuição de potência desta fonte de alimentação não é adequada porque o barramento +12V2 está conectado apenas ao conector ATX12V, enquanto que todos os outros fios estão conectados ao barramento +12V1. Portanto o barramento +12V1 está claramente sobrecarregado, especialmente porque esta fonte de alimentação tem dois conectores de alimentação PCI Express auxiliares para duas placas de vídeo.

Isto significa que com esta fonte de alimentação você terá uma grande chance de ela se desligar sozinha devido ao seu circuito de proteção contra sobrecorrente enquanto estiver usando uma configuração SLI ou Crossfire ou até mesmo enquanto estiver usando uma placa de vídeo topo de linha – não porque você atingiu o limite máximo de potência da fonte de alimentação, mas simplesmente por causa da má distribuição de potência entre os barramentos de +12V.

Nós achamos que esta fonte de alimentação teria um projeto melhor se ela tivesse outros componentes conectados ao barramento +12V2 ou se ela tivesse três barramentos, com o conector de alimentação da placa de vídeo principal conectado ao terceiro barramento.

Por outro lado a GlacialPower diz que esta fonte pode fornecer seus 550 W a 45 °C, o que é excelente. Normalmente os fabricantes de fontes de alimentação rotulam suas fontes a 25 °C, o que é uma vergonha: como a capacidade de fornecer potência diminui com a temperatura, normalmente você não pode obter a potência rotulada no mundo real se você tem uma fonte de alimentação rotulada a 25 °C.

Infelizmente não temos os equipamentos necessários para fazer um teste de verdade de fontes de alimentação; precisaríamos criar uma carga real de 550 W para verificarmos se esta fonte de alimentação consegue fornecer ou não sua potência rotulada. Neste artigo Primeiras Impressões gostaríamos de mostrar apenas os componentes internos da GlacialPower GP-PS550BP.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Legal o artigo, nunca tinha visto desmontarem uma fonte com PFC Passivo, alías, é um pecado não citar fontes com PFC passivo nos artigos sobre fontes. (O que li há um tempo tinha apenas fonte com PFC Ativo)

Outra dúvida que me surgiu, é que o Passivo tem chave seletora, eu tenho uma fonte com PFC Passivo mas ela não possui a chave, Isso depende do fabricante ou de outros fatores?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta fonte parecia uma boa fonte mas aos poucos foram aparecendo os "defeitos" e eu não compraria uma dessas. "Defeitos" como a sobrecarga em um dos barramentos de 12V é um deles e outra coisa que eu considero um defeito "defeito" foi o esquema de ventilação da fonte pois eles deveriam ter usado outra ventoinha atrás da fonte ou apenas uma de 120 mm e tenho certeza que isso não encareceria muito mais a fonte. Faz um tempinho que não tinha um artigo sobre fonte aqui foi bom ler outro artigo sobre fontes aqui, pois o CDH é um dos melhores sites do Brasil senão o melhor para fazer este tipo de artigo sobre fonte e agora só falta aquele aparelho que vocês prometeram que iam comprar para acabar com essas polémicas sobre fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...