Entre para seguir isso  
Seguidores 0

No-breaks

        142.781 Visualizações     1 comentário     Tutoriais   

Conheça os diferentes tipos de No-breaks e saiba qual o no-break correto para proteger o seu equipamento das quedas de luz.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O no-break (que em inglês é chamado UPS, Uninterruptible Power Supply) é um dispositivo que oferece uma proteção extra ao seu equipamento. No caso da falta de energia elétrica, o no-break continua alimentando o seu micro durante o tempo necessário para que você salve o seu trabalho.

Essa alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia, que em geral não é muito grande (nos no-breaks mais comuns, essa autonomia é de algo entre 10 e 15 minutos). Por isso, o no-break não deve ser usado para ficar usando o computador enquanto não há luz, mas sim para dar a oportunidade de salvar o seu trabalho e então desligar o micro.

Tanto que não é recomendado que você ligue outros periféricos ao no-break, tais como impressoras e scanners. Nesse equipamento você deve conectar somente o micro e o monitor de vídeo.

Os no-breaks são classificados em dois tipos: off-line e on-line. Os no-breaks off-line são os mais baratos e apresentam um retardo em seu acionamento. Quando a luz acaba, o no-break demora um tempo (tipicamente 16 ms) para detectar que a luz acabou e acionar a bateria. Embora esse retardo seja pequeno, pode afetar o funcionamento de equipamentos mais sensíveis. Um tipo de no-break off-line muito comum é o line interactive. Esse tipo de no-break oferece um retardo menor (tipicamente de 6 ms) e traz um estabilizador de tensão embutido.

Já os no-breaks on-line não oferecem qualquer tipo de retardo no acionamento da bateria quando a luz acaba, sendo, portanto, melhores do que os no-breaks off-line. Existem, no entanto, dois tipos de no-breaks on-line: on-line em paralelo e on-line em série.

Nos no-breaks on-line em paralelo, a sua bateria e a tensão da entrada do no-break são ligadas simultaneamente à saída do equipamento. Como a bateria está sempre ligada na saída do no-break, não há retardo em seu acionamento. Entretanto, como a eletricidade da entrada do no-break está presente em sua saída quando há luz, qualquer problema na rede elétrica (como variações de tensão) são repassados para a saída do no-break, ou seja, para o computador. Por isso dizemos que nesse tipo de equipamento a saída não está isolada da entrada.

Esse isolamento é conseguido no no-break em série, que é o melhor tipo de no-break existente (e é o que consideramos o "verdadeiro" no-break). Nesse equipamento, o micro é alimentado o tempo inteiro pela bateria e somente pela bateria. Quando falta luz, não há qualquer tipo de retardo. E como a tensão elétrica presente na entrada do no-break é usada apenas para ficar recarregando a bateria quando ela fica fraca, a saída do no-break fica totalmente isolada da entrada. Com isso, qualquer problema na rede elétrica (variações, ruídos, etc) não afeta o micro conectado na saída desse tipo de no-break.

Se você está pensando em comprar um no-break para proteger o seu micro, é questão de você ver no mercado os tipos existentes, seus preços e decidir o equipamento que oferece a melhor relação custo/benefício para você.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


beleza, legal diferenciar os modelos para o público saber o que comprar.Mas me surgiu 2 dúvidas e preciso de ajuda para saber como lidar com meu No-Break, 1º para o modelo on-line em série que é o top, não haverá um desgaste maior das baterias? 2º se eu deixar meu no-break conectado na rede elétrica e desligado, serei protegido contra os problemas da rede e raios?

Quem puder ajudar eu agradeço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os no-breaks Delta são bons ? Será que este sistema on-line é melhor do que interativo ?

http://www.eurogen.com.br

se puderem dar uma olhada e me ajudar na dúvida, porque estamos trabahando com este nobreak e não entendemos muito destes sistemas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora