Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação 3R System iCEAGE IA500HP80 500 W


     343.751 visualizações    Energia    365 comentários
Teste da Fonte de Alimentação 3R System iCEAGE IA500HP80 500 W

Análise do Secundário

Esta fonte tem cinco retificadores Schottky em seu secundário.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

A saída de +12 V é produzida por dois retificadores Schottky STPS30H100CT, cada um suportando até 30 A (15 A por diodo interno a 155° C, queda de tensão máxima de 0,93 V), o que nos dá uma corrente máxima teórica de 43 A ou 514 W para a saída de +12 V. Esses componentes foram atualizados – a versão de 450 W usa dois retificadores de 20 A aqui (corrente máxima teórica de 29 A ou 343 W).

A saída de +5 V é produzida por dois retificadores Schottky STPS30S45CW, cada um suportando até 30 A (15 A por diodo interno a 110° C, queda de tensão máxima de 0,57 V), o que nos dá uma corrente máxima teórica de 43 A ou 214 W para a saída de +5 V. Esses são exatamente os mesmos retificadores usados no modelo de 450 W.

A saída de +3,3 V é produzida por outro retificador Schottky STPS30S45CW, o que nos dá uma corrente máxima teórica de 21 a ou 71 W para a saída de +3,3 V. Este é exatamente o mesmo retificador usado no modelo de 450 W.

Todos esses valores são teóricos. A quantidade real de corrente/potência que cada saída pode fornecer é limitada por outros componentes, especialmente pelas bobinas usadas em cada saída.

3R System iCEAGE IA500HP80
Figura 12: Retificadores de +3,3 V, +12 V e +5 V.

As saídas são monitoradas por um circuito de integrado WT751002, que suporta apenas as proteções contra subtensão (UVP) e sobretensão (OVP). Qualquer outra proteção que esta fonte possa ter é implementada fora deste circuito integrado.

3R System iCEAGE IA500HP80
Figura 13: Circuito integrado de monitoramento.

Os capacitores do circuito dobrador de tensão são de uma empresa chamada LCZ, enquanto que os capacitores do secundário são de uma empresa chamada BH.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Finalmente uma fonte de baixo custo boa, espero que venha grandes lotes para cá, porque será um sucesso com certeza, e ainda desbancará legal esses lixos vendidos.

Se a 3R System fizesse mais duas fontes, de 350W e 400W, iria enterrar facilmente essas fontes-bombas vendidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu deus a 3R system mostra a qualidade de seus produtos de novo, incrivel uma fonte boa barata e bonita(gosto do azul :D)

todas as fontes genericas nem ficaam perto dessa ate mesmo a c3tech(que é a menos trambiqueira)

600W por R$175 :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que em fim uma fonte modesta no nosso mercado!!!

Só falta popularizar mais essas fontes por aqui, porque, com certeza da pau nessas leadershits & Cia.

O único ponto fraco dessa fonte é não ter o circuito PFC ativo, mas não deixa de ser um produto ruim...

Se bem que poderia ter modelos assim com 300W por R$80, pelo menos ninguém leva um bomba pra casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor que nao seja uma marca conhecida pelo "povao" e sim por nos que procuramos informaçoes. Pois assim evita inflarem o valor da fonte.

Já que vão logo ver que se trata de uma otima fonte. Alias a Casemall poderia usar esse fabricante para resolver seu problema de revenda.

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É MESMO!

A Casemall não é a revendedora da 3 RSystem no Brasil?

porque ELA não vende essas fontes ótimas?

Na verdade quem está trazendo esta fonte para o Br, é justamente a Casemall, logo logo vamos ter facilidade em econtrar no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dmmart,

Pode ser ate esquisito. Mas pelo projeto da fonte, é melhor você ter capacitores com marcas esquisitas do que ter capacitores chineses e nao entregar a potencia rotulada.

Acho que isso nao desqualifica e certamente nao sera uma fonte problema a curto prazo.

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores desta fonte são de marcas muito esquisitas, será que são duráveis? Afinal de contas, a garantia é somente um ano!

Os fabricantes LCZ e BH são Chineses. A princípio isso não é bom, mas só o tempo pode dizer. Esse é um ponto a se preocupar. A FSP resolveu usar capacitores Chineses nas Zalman 360APS e 460APS e hoje, após 2 anos da popularização e vendas em massa dessas fontes, vemos muitas delas com capacitores vazados e muitas morrendo.

Isso numa fonte sem PFC ativo, onde os capacitores de entrada sofrem bastante, pode ser algo ruim mas repido, só o tempo dirá isso. Tudo depende também do projeto da fonte para se estabelecer esse prazo para apresentar algum possível defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei a fonte, e as linhas de 12V e 5V estão trabalhando perfeitamente dentro do padrão exigido. Agora a linha de 3,3V está dando mais de 7% de oscilação, sei disto utilizando o programa da minha placa mãe, o ASUS Probe.

Não gostei nada disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dmmart,

Apenas com multimetro para analisar corretamente. No meu computador (desktop) pelo Asus Probe minha Wisecase indicava sempre 11v na linha de 12v e 3v na linha de 3,3v. Ou seja, poderia estar certo? sim, a nao ser o tecnico que analisou em uma determinada epoca e mostrou atraves do multimetro que a fonte pelo menos nas linhas apresentaçao a tensão correta. Era generica mas as linhas tinham fubncionamento correto.

Procure um tecnico de eletronica ou então um multimetro e se tiver conhecimento de como testar veja que ela nao ficará ruim.

programas nao sao bons medidores para esse tipo de teste. Lembre-se que ele analisa entre outras coisas a demanda do PC naquele momento o que sempre é instavel dizer que a tensão será unica para um tipo de processamento.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então por que somente a linha de 3,3V está fora dos padrões? Seguindo seu raciocínio todas deveriam apresentar oscilações correspondentes, o que não acontece!

12V - entre 3 e 4% de oscilação medida no ASUS Probe

5V - entre 3 e 4 % de oscilação medida no ASUS Probe

3,3V - entre 7 e 8% de oscilação medida no ASUS Probe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...