Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Akasa Paxpower 500 W


     85.396 visualizações    Energia    12 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Akasa Paxpower 500 W

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Akasa Paxpower 500 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte usa uma ponte de retificação KBU1005 em seu primário, que é capaz de fornecer até 10 A a 55° C. Este componente está claramente superdimensionado: em 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 1.150 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 920 W sem queimar este componente. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Fonte de alimentação Akasa Paxpower 500 W
Figura 9: Ponte de Retificação.

No circuito PFC ativo dois transistores de potência MOSFET STW20NK50Z foram usados, cada um capaz de fornecer até 17 A a 25° C ou 10,71 A at 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou 68 A em modo pulsante a 25° C.

O capacitor do PFC ativo é da Teapo e está rotulado a 105° C. Normalmente os fabricantes utilizam capacitores rotulados a 85° C neste circuito, por isso é bom ver um fabricante usar um capacitor com um limite de temperatura maior.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET STW14NK50Z são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. Cada um é capaz de fornecer até 14 A a 25° C ou 7,6 A a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou 48 A em modo pulstante a 25° C.

Fonte de alimentação Akasa Paxpower 500 W
Figura 10: Um dos transistores chaveadores, diodo do PFC ativo e transistores do PFC ativo.

O primário é controlado pelo onipresente CM6800 PFC/PWM.

Fonte de alimentação Akasa Paxpower 500 W
Figura 11: Controlador PFC/PWM.

Vamos agora analisar o secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Teste da Fonte de Alimentação Akasa Paxpower 500 W

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1676

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Paxpower 500 W (também conhecida como Powerpax 500 W ou AK-P050FG7) é uma fonte de alimentação simples da Akasa equipada com PFC ativo e uma ventoinha de 120 mm. Como esta foi a primeira fonte de alimentação que testamos deste fabricante, nós estáv..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá pessoal do colube

Agradeço pelo teste, provavelmeente muita gente estava esperando por ele. Eu por exemplo, adquiri recentemente uma fonte dessa, mas não encontrava nada sobre ela na net, e tinha medo de ser mais uma genérica da vida disfarçada de fonte real.

Parabéns!

A minha tem seis meses sustentanto um core 8400 uma 9500gt placa de tv e dois hds 160 numa boa.

Para quem tiver interesse o site efacil tem a fonte a 230 reais, dividindo em 10x no cartão sem juros, foi lá que adquiri. http://www.efacil.com.b/DetalheProduto.aspx?CodMer=2301876

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu irmão tem uma deste mesmo modelo há uns 2 anos já, é uma ótima fonte.

Comprei uma no ano passado, neste mesmo site informado pelo colega acima, e por alguns problemas creio que na rede elétrica, ela queimou. Mas acionei a garantia da Akasa (por sinal, excelente) e como eles não conseguiram encontrar a peça para reposição, me mandaram o modelo que é sucessor desta testada, que inclusive possui certificação 80+ e linhas de 12v mais fortes que o modelo testado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
A única coisa que não gostei no teste foi recomendar a Seventeam, por esse valor, na minha opinião, é muito mais negócio a Corsair VX450w...

Bem lembrado. Essa fonte da Corsair é excelente. Fica aqui registrada a lembrança.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa que não gostei no teste foi recomendar a Seventeam, por esse valor, na minha opinião, é muito mais negócio a Corsair VX450w...

Sim, mas a Corsair VX450 é fonte de 450W, enquanto a Akasa testada, de 500W. A recomendação pela Seventeam 550PAM é louvável, pois é uma fonte de 550W no mesmo patamar de preço.

Só não concordei muito com o comentário a respeito do preço dessa fonte, dizendo que é superior ao de produtos concorrentes. Como o colega acima citou, já é possível encontrá-la a R$230,00, um excelente preço para uma fonte de 500W.

Parabéns pelo teste com uma Akasa, fabricante que ainda não havia sido testado com fontes de alimentação. Muito bom ver a Akasa se saindo bem, particularmente eu não conhecia muito desse fabricante, e esse modelo é um ótimo custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os resultados deste teste foram atualizados hoje de forma a refletir os valores da potência AC e eficiência medidos com o nosso novo wattímetro de precisão. Por conta dos novos resultados nós REMOVEMOS o selo "Produto Recomendado" que havíamos dado anteriormente e movemos esta fonte para a categoria de produtos "não recomendados" devido à sua baixa eficiência (ela só consegue eficiência acima de 80% quanto puxamos entre 200 W e 300 W dela).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida, foi triste ver esses resultados corrigidos. Gostaria de ver fabricantes até então desconhecidos em qualidade (em fontes) como a Akasa com boas impressões no mercado. Pelo menos é uma fonte honesta e fornece bem mais que o rotulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu posso estar enganado, mas acho que existe alguma revisão dessa fonte por aí, pois a minha fonte possui "apenas" 4 conectores sata em dois cabos separados (2+2), mas em compensação os conectores PCI Express estão em dois cabos separados.

De qualquer forma, não tenho do que reclamar dessa fonte, ela segura muito bem minha configuração (assinatura) que não é nada leve, na verdade, minha configuração puxa da parede quando em load (bechs do HDTune + 2 x Super PI + FurMark) cerca de 450W eu sei que isso não é o máximo que minha fonte pode dar, mas é o suficiente...

Só fiquei surpreso com a eficiencia, a GreeenPower (praticamente igual) tem eficiencia 80+ em qualquer carga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...