Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Akasa Paxpower 500 W


     85.260 visualizações    Energia    12 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Akasa Paxpower 500 W

Análise do Secundário

Esta fonte de alimentação usa cinco retificadores Schottky em seu secundário.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

A saída de +12 V é produzida por dois dos retificadores, porém eles não estão conectados em paralelo. Um FYPF2010DN tem seus dois diodos internos conectados em paralelo e é responsável pela retificação (20 A a 105° C, ou seja, 10 A por diodo interno), enquanto que um STPS30H100CW tem seus dois diodos internos conectados em paralelo e é responsável pela porção “giro livre” da retificação (ou seja, descarregar a bobina). Este dispositivo tem um limite de corrente máximo de 30 A (15 A por diodo a 155° C). Para nossas contas temos de considerar a parte com o menor limite de corrente, 20 A em nosso caso. Aplicando a fórmula acima temos uma corrente máxima teórica de 29 A ou 343 W para a saída de +12 V.

A saída de +5 V é produzida por dois retificadores Schottky STPS30L40CW, cada um capaz de fornecer até 30 A (15 A por diodo interno a 135°C). Portanto a corrente máxima teórica que a saída de +5 V pode fornecer é de 43 A ou 214 W.

A saída de +3,3 V usa um retificador Schottky MBR6045PT, que é capaz de fornecer até 60 A (30 A por diodo a 125° C). Portanto a corrente máxima teórica que a saída de +3,3 V pode fornecer é de 43 A ou 141 W.

"Fonte
Figura 12: Retificadores de +3,3 V, +5 V e os dois de +12 V. O outro retificador de +5 V está no outro lado do dissipador de calor.

Esta fonte de alimentação usa um circuito integrado WT7517, que é o responsável pelas proteções da fonte de alimentação.  Este circuito integrado oferece proteções contra sobrecarga de potência (OCP), sobretensão (OVP) e subtensão (UVP). A proteção contra sobrecarga de potência (OCP) realmente estava ativa, como falaremos depois.

"Fonte
Figura 13: Circuito integrado de monitoramento.

Os capacitores eletrolíticos do secundário também são da Teapo, com alguns modelos da Su’scon (ambos fabricantes taiuaneses).


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Teste da Fonte de Alimentação Akasa Paxpower 500 W

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1676

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Paxpower 500 W (também conhecida como Powerpax 500 W ou AK-P050FG7) é uma fonte de alimentação simples da Akasa equipada com PFC ativo e uma ventoinha de 120 mm. Como esta foi a primeira fonte de alimentação que testamos deste fabricante, nós estáv..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá pessoal do colube

Agradeço pelo teste, provavelmeente muita gente estava esperando por ele. Eu por exemplo, adquiri recentemente uma fonte dessa, mas não encontrava nada sobre ela na net, e tinha medo de ser mais uma genérica da vida disfarçada de fonte real.

Parabéns!

A minha tem seis meses sustentanto um core 8400 uma 9500gt placa de tv e dois hds 160 numa boa.

Para quem tiver interesse o site efacil tem a fonte a 230 reais, dividindo em 10x no cartão sem juros, foi lá que adquiri. http://www.efacil.com.b/DetalheProduto.aspx?CodMer=2301876

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu irmão tem uma deste mesmo modelo há uns 2 anos já, é uma ótima fonte.

Comprei uma no ano passado, neste mesmo site informado pelo colega acima, e por alguns problemas creio que na rede elétrica, ela queimou. Mas acionei a garantia da Akasa (por sinal, excelente) e como eles não conseguiram encontrar a peça para reposição, me mandaram o modelo que é sucessor desta testada, que inclusive possui certificação 80+ e linhas de 12v mais fortes que o modelo testado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
A única coisa que não gostei no teste foi recomendar a Seventeam, por esse valor, na minha opinião, é muito mais negócio a Corsair VX450w...

Bem lembrado. Essa fonte da Corsair é excelente. Fica aqui registrada a lembrança.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa que não gostei no teste foi recomendar a Seventeam, por esse valor, na minha opinião, é muito mais negócio a Corsair VX450w...

Sim, mas a Corsair VX450 é fonte de 450W, enquanto a Akasa testada, de 500W. A recomendação pela Seventeam 550PAM é louvável, pois é uma fonte de 550W no mesmo patamar de preço.

Só não concordei muito com o comentário a respeito do preço dessa fonte, dizendo que é superior ao de produtos concorrentes. Como o colega acima citou, já é possível encontrá-la a R$230,00, um excelente preço para uma fonte de 500W.

Parabéns pelo teste com uma Akasa, fabricante que ainda não havia sido testado com fontes de alimentação. Muito bom ver a Akasa se saindo bem, particularmente eu não conhecia muito desse fabricante, e esse modelo é um ótimo custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os resultados deste teste foram atualizados hoje de forma a refletir os valores da potência AC e eficiência medidos com o nosso novo wattímetro de precisão. Por conta dos novos resultados nós REMOVEMOS o selo "Produto Recomendado" que havíamos dado anteriormente e movemos esta fonte para a categoria de produtos "não recomendados" devido à sua baixa eficiência (ela só consegue eficiência acima de 80% quanto puxamos entre 200 W e 300 W dela).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida, foi triste ver esses resultados corrigidos. Gostaria de ver fabricantes até então desconhecidos em qualidade (em fontes) como a Akasa com boas impressões no mercado. Pelo menos é uma fonte honesta e fornece bem mais que o rotulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu posso estar enganado, mas acho que existe alguma revisão dessa fonte por aí, pois a minha fonte possui "apenas" 4 conectores sata em dois cabos separados (2+2), mas em compensação os conectores PCI Express estão em dois cabos separados.

De qualquer forma, não tenho do que reclamar dessa fonte, ela segura muito bem minha configuração (assinatura) que não é nada leve, na verdade, minha configuração puxa da parede quando em load (bechs do HDTune + 2 x Super PI + FurMark) cerca de 450W eu sei que isso não é o máximo que minha fonte pode dar, mas é o suficiente...

Só fiquei surpreso com a eficiencia, a GreeenPower (praticamente igual) tem eficiencia 80+ em qualquer carga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...