Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Antec NeoPower 550


     89.271 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Antec NeoPower 550
Produto Recomendado

Distribuição da Potência

Na Figura 17 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da NeoPower 550.


Figura 17: Etiqueta da fonte de alimentação.

Como você pode ver na etiqueta desta fonte de alimentação ela tem três barramentos de +12V. Esses barramentos são “virtuais”, já que todos eles são conectados ao único barramento real de +12V proveniente dos retificadores de +12 V através de uma série de jumpers (fios). Você pode ver isto nas Figuras 18 e 19.


Figura 18: Fios de +12 V separados em seis grupos e conectados na placa de circuito impresso como se houvesse três barramentos separados.


Figura 19: No entanto, estão interconectados na placa de circuito impresso.

Cada barramento virtual, no entanto, tem sua própria proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) e é por isso que eles são listados como sendo barramentos individuais apesar de eles estarem todos conectados no mesmo lugar dentro da fonte de alimentação. Com base no que foi dito na etiqueta da fonte, a proteção contra sobrecarga de corrente está configurada para desligar a fonte caso você extraia mais do que 18 A em qualquer um dos três barramentos virtuais (normalmente o circuito de proteção contra sobrecarga de corrente é configurado com um valor um pouco acima do que está escrito na etiqueta). Pelo menos em teoria, já que durante nossos testes nós extraímos muito mais do que 18 A no barramento de +12V1 e a fonte de alimentação não desligou (falaremos mais sobre isto na próxima página).

Em fontes de alimentação com múltiplos barramentos é muito importante ver como os conectores da fonte estão distribuídos entre os barramentos disponíveis. Na NeoPower 550 a Antec distribuiu os conectores da seguinte forma:

  • +12V1: ATX12V, metade do EPS12V.
  • +12V2: Todos os plugues do sistema de cabeamento modular.
  • +12V3: Conector de alimentação principal da placa-mãe, metade do EPS12V.

Uma coisa curiosa é o fato de a metade do plugue EPS12V estar conectado no barramento +12V1 (fio amarelo com listra azul) e a outra metade no barramento de +12V3 (fio amarelo com listra preta), como você pode ver na Figura 20.


Figura 20: O plugue EPS12V está conectado ao mesmo tempo nos barramentos +12V1 e +12V3.

Colocar todos os conectores do sistema de cabeamento modular no mesmo barramento é algo que nós não recomendaríamos, pois os conectores da placa de vídeo (cabos de alimentação auxiliar PCI Express), puxam muita corrente (e consequentemente potência). Esta configuração, no entanto, não tem qualquer impacto no desempenho da fonte, como mostraremos na próxima página.

Outra curiosidade é que os plugues do sistema de cabeamento modular são conectados no barramento +12V2 através de dois conjuntos de dois fios. O primeiro conjunto é conectado nos dois primeiros conectores e o segundo conjunto é conectado no restante dos conectores, como mostramos na Figura 21.


Figura 21: Como os plugues do sistema de cabeamento modular são conectados no barramento +12V2.

Como cada fio tem seu próprio limite de corrente (que é um limite físico) se você não for usar todos os cabos do sistema de cabeamento modular – o que é bem provável – você terá uma melhor distribuição de potência/corrente se você equilibrar os dois grupos de conectores. Por exemplo, se você for usar apenas dois cabos, prenda o primeiro no primeiro plugue e o segundo no último plugue (em vez de usar o segundo plugue).


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

SHOW !!!

vocês devem estar igual criança com brinquedo novo e isso é excelente varios testes de FONTES em um curto espaço de tempo !!

Infelizmente não achei essa fonte em nenhuma loja pra ver o preço, porém não deve ser muito barata..

Acho q vocês estão testando as melhores fontes q tem antes de partir pras "genericas" q vão dar trabalho ( explosão, incendio, etc ) huahuahuahuahuahuhuaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o teste, parabéns!

Mas espero que não esqueçam das fontes que se encontram mais facilmente em território nacional... ex.:

Corsair, Zalman, eXtream, AVC, Akasa, Spire, CoolerMaster, Huntkey, Seventeam, SL8600 da Satellite, etc...

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito bom saber que esta fonte da ANTEC é boa! Tenho uma chamada EarthWatts 500W que trouxe de uma visita à FRY's e que teoricamente preza pela melhor eficiência, mas o ruim das ANTECs é que elas não tem aquela mega ventoínha que ajuda a tirar o ar quente do gabinete... tive que fazer um "over" na fan traseira pra melhor a exaustão e agora o PC tá mais barulhenta que a geladeira, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A qualidade da fonte já era de se esperar.

Fico feliz por verificar a aplicação da nova metodologia de testes com os novos equipamentos.

Assim como muitos, estou a espera de testes das fontes mais simples e frequentes no Brasil (Seventeam, Huntkey... )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...