Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação Antec TruePower Quattro 850 W

       
 47.856 Visualizações    Testes  
 0 comentários

A TruePower Quattro 850 W é uma fonte de alimentação topo de linha da Antec com sistema de cabeamento modular e com o fabricante afirmando que ela fornece 850 W a 50°C. Será que é verdade? Será que esta é uma boa fonte de alimentação?

Teste da Fonte de Alimentação Antec TruePower Quattro 850 W
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A TruePower Quattro 850 W é uma fonte de alimentação da Antec que tem sistema de cabeamento modular, quatro cabos de alimentação auxiliar PCI Express para placas de vídeo, PFC ativo, eficiência acima de 80% e se parece muito com uma tradicional fonte ATX, com uma pequena ventoinha de 80 mm em sua parte traseira. O fabricante promete que esta fonte pode fornecer sua potência rotulada a 50°C. Promissor, mas será que esta fonte pode realmente fornecer 850 W? Confira.

Antec TruePower Quattro 850 W
Figura 1: Fonte de alimentação Antec TruePower Quattro 850 W.

Antec TruePower Quattro 850 W
Figura 2: Fonte de alimentação Antec TruePower Quattro 850 W.

Como mencionamos esta fonte usa uma ventoinha de 80 mm em sua parte traseira em vez de uma ventoinha de 120 mm ou maior na sua parte inferior.

Nós gostamos dos sistemas de cabeamento modular, pois eles permitem que você tenha apenas os cabos que irá realmente usar aumentando, assim, o fluxo de ar dentro do micro, já que menos cabos bloquearão o fluxo de ar. Normalmente em fontes de alimentação que usam sistema de cabeamento modular os cabos da placa-mãe não fazem parte do sistema, ou seja, ficam permanentemente presos à fonte de alimentação. Isto não é um problema, já que você sempre usará os cabos da placa-mãe. Nesta fonte de alimentação, no entanto, dois dos quatro cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo não fazem parte do sistema de cabeamento modular, ficando permanentemente presos à fonte (esses cabos usam conectores de 6/8 pinos). Em teoria isto não deveria ser um problema, já que esta fonte é voltada para usuários com pelo menos duas placas de vídeo instaladas nos modos SLI ou CrossFire. Se você tem apenas uma placa de vídeo instalada você terá, portanto, um cabo de alimentação não usado pendurando na fonte. Além disso, você sempre terá um dos cabos da placa-mãe pendurado e sem uso, já que esta fonte tem cabos EPS12V e ATX12V separados e você só pode ter um dos dois instalados na placa-mãe.

No sistema de cabeamento modular da fonte o fabricante identificou a qual barramento de +12 V cada plugue está conectado. Uma ideia sensacional.

Antec TruePower Quattro 850 W
Figura 3: Identificação de qual barramento de +12 V cada plugue está conectado.

Na Figura 4 você pode ver os cabos do sistema de cabeamento modular que incluem dois cabos auxiliares de 6 pinos para placas de vídeo, três cabos com três plugues de alimentação para periféricos cada (dois deles com um conector para a unidade de disquete), dois cabos com três plugues de alimentação SATA e um cabo com dois plugues de alimentação SATA.

A quantidade de conectores oferecida por esta fonte é perfeita para até mesmo os usuários mais entusiastas.

Antec TruePower Quattro 850 W
Figura 4: Cabos para periféricos.

Nesta fonte todos os fios são 18 AWG, exceto os fios no cabo principal da placa-mãe, que são 16 AWG, que é adequado para uma fonte de alimentação com esta faixa de potência.

Apesar de a Antec ter pago para ter seu próprio número UL, esta fonte é na verdade fabricada pela Enhance Electronics.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×