Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Athena Power AP-MFATX35 de 350 W


     28.686 visualizações    Energia    4 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Athena Power AP-MFATX35 de 350 W
Produto Bomba

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Athena Power AP-MFATX35. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação US8K80R, instalada no mesmo dissipador de calor usado por um dos transistores chaveadores. Esta ponte suporta até 8 A a 100° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 920 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 736 W sem que ela queimasse. Claro que estamos falando apenas destes componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Athena Power AP-MFATX35
Figura 10: Ponte de retificação

No circuito PFC ativo desta fonte é usado um transistor MOSFET SPW32N50C3, que capaz de fornecer até 32 A a 25°C ou até 20 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 96 A a 25°C em modo pulsante. Este transistor apresenta uma resistência máxima de 110 mΩ quando ligado, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

Athena Power AP-MFATX35
Figura 11: Um dos transistores chaveadores, o diodo do PFC ativo e o transistor do PFC ativo

O capacitor eletrolítico responsável por filtrar a saída do circuito PFC ativo é da Yihcon e está rotulado a 105° C.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET FQPF13N50C são usados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor é capaz fornecer até 13 A a 25° C ou até 8 A a 100° C em modo contínuo, ou até 52 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de 480 mΩ.

Athena Power AP-MFATX35
Figura 12: O outro transistor chaveador

O primário é gerenciado pelo o popular controlador PFC ativo/PWM CM6800.

Athena Power AP-MFATX35
Figura 13: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Teste da Fonte de Alimentação Athena Power AP-MFATX35 de 350 W

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Athena-Power-AP-MFATX35-de-350-W/2270

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Athena Power AP-MFATX35 mede apenas 8 x 4 x 15 cm (L x A x P) e é voltada para micros compactos (SFF) equipados com placas-mãe Mini-ITX. Com potência rotulada de 350 W, a fonte tem certificação 80 Plus Bronze, que promete eficiência de pelo menos 8..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Acho difícil os fabricantes fabricarem uma fonte deste tamanho & elas conseguirem fornecer a sua potência rotulada , ainda mais por serem compactas demais & por isso sobrecarregar por causa da temperatura , agora outro absurdo dessa fonte é vir com muitos conectores e não poder nem fornecer 300w :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra um micro pequeno ( corporativo ou HTPC ), uma fonte de 250W dah conta do recado. Um PC com um processador basico ( Core 2 Duo ou Athlon II X2 ) com uma VGA integrada nao passa de 200W de consumo, nem aqui e nem na china!!!! Bem q poderiam rotular essa fonte como 250W reais ao invés de 350W. Fontes de 350W são para micros gamers com VGA mid-end como 460GTX ou 6850, nao para micros compactos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está fonte tem todas as proteções listadas pelo fabricante isso é muito bom, para um usuário que está querendo monta um computador básico com vídeo on-board que não consuma mais do que 250w está fonte é essencial, eu não recomendaria está fonte, tem outras opções melhores no mercado nessa faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...