Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação BFG MX-550


     48.729 visualizações    Energia    4 comentários
Teste da Fonte de Alimentação BFG MX-550
Produto Recomendado

Teste de Carga (Cont.)

Antes de sobrecarregar a fonte nós sempre fazemos um teste para ver se o circuito de proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) está ativo e em que nível ele está configurado.

A proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) entrou em ação quando tentamos extrair mais de 25 A da entrada de +12V2 de nosso testador de carga (que foi conectada no barramento de +12V2 da fonte através do cabo ATX12V/EPS12V). Na etiqueta da fonte diz que cada barramento tem um limite de 20 A, portanto a proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) estava configurada da maneira que gostamos: próxima do limite impresso na etiqueta.

O problema, no entanto, foi que toda vez que tentamos sobrecarregar a fonte testada ela desarmou em menos de um minuto. Se esta fonte implementasse a proteção contra superaquecimento (OTP) nós poderíamos dizer que era a proteção que entrou em ação, mas este não foi o caso. Nossas suspeitas eram de que a proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) ou sobrecarga de corrente (OPP) entrou em ação após as correntes aumentarem com a temperatura.

Então nós diminuímos as correntes que estávamos extraindo com o testador de carga e tentamos sobrecarregar novamente a fonte, mas tivemos o mesmo resultado.

Após três tentativas de sobrecarga a fonte de alimentação silenciosamente “morreu”. Após desmontarmos a fonte vimos que um dos retificadores de +12 V queimou.

Portanto esta fonte falhou em nossos testes de sobrecarga.

Outra coisa que nós notamos durante os testes foi que a ventoinha auxiliar de 80 mm não entrou em ação, apesar de a temperatura em nossa “caixa térmica” estar em 50° C e na carcaça da fonte estar em 53° C. Com a ponta de um lápis nós manualmente movemos as pás da ventoinha e ela começou a girar. Portanto nós temos de dar o benefício da dúvida para a BFG e assumirmos que este foi um problema com a amostra que recebemos.

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Essa fonte me deixou com "a pulga atrás da orelha" apesar do GT ter dado uma "chance" para ela, creio que ela não deveria ter queimado, mesmo com o problema da ventoinha pois é um defeito que qualquer fabricante sério precisa prever. Ao implementar uma proteção de sobre-aquecimento a fonte deveria se desarmar preservando-a e o usuário iria perceber pelos constantes desligamentos que alguma coisa estaria errada logo descobrindo o problema com a ventoinha.

Na minha opinião fonte boa não queima, mas, desarma antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que ela morreu depois de 3 tentativas. É como o GT disse a BFG deu o beneficio da duvida... mas entre beneficio da duvida e certeza... eu vou na certeza e claro vou na opiniao de todos onde sei que tem muitas fontes de 550w a 600w muito mais barata ou de mesmo preço que pode entregar uma qualidade superior tanto em eficiencia como no projeto de fonte.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...