Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Coletek DSE-205S2 de 200 W


     58.302 visualizações    Energia    14 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Coletek DSE-205S2 de 200 W
Produto Bomba

Análise do Secundário

A Coletek DSE-205S2 traz três retificadores em seu secundário.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Como esta fonte usa o projeto meia-ponte, o ciclo de trabalho é de 50%, ou seja, basta somar a corrente máxima de todos os diodos de cada saída.

A saída de +12 V usa um retificador F12C20C (12 A, 6 A por diodo interno a 125° C, queda de tensão máxima de 1,30 V, que é altíssima – isto é, ruim) e, portanto possui uma corrente máxima teórica de 12 A ou 144 W. Importante notar que este retificador não é do tipo Schottky e sim do tipo “rápido”, que apresenta maior queda de tensão e, portanto, menor eficiência. Este é o mesmo componente usado na CT-2045S2. A CT-2345S usa um retificador de 16 A aqui (potência máxima teórica de 192 W).

A saída de +5 V usa um retificador Schottky SB2045CT (20 A, 10 A por diodo interno a 135° C, queda de tensão máxima de 0,57 V), o que nos dá uma corrente máxima teórica de 20 A ou 100 W. A CT-2045S2 usa o mesmo componente aqui, e a CT-2345S usa um retificador de outro fornecedor aqui, mas com as mesmas características.

A saída de +3,3 V usa outro retificador Schottky SB2045CT, dando uma corrente máxima teórica de 20 A ou 66 W para esta saída. Este é o mesmo componente usado na CT-2045S2, com a CT-2345S usando um componente de outro fabricante porém com as mesmas características técnicas.

Ou seja, descobrimos que a Coletek DSE-205S2 é internamente idêntica à CT-2045S2.

Estes valores são teóricos e o limite real dependerá de outros componentes, em especial das bobinas do secundário.

Coletek DSE-205S2 de 200 W
Figura 11: Retificadores de +3,3  V, de +5 V e de +12 V.

Analisando atentamente o secundário, vimos que esta fonte não possui bobinas de filtragem, apenas capacitores. Inclusive nem há local para a instalação dessas bobinas. Isso significa que invariavelmente esta fonte apresentará alto nível de oscilação e ruído em suas saídas.

Coletek DSE-205S2 de 200 W
Figura 12: Faltam as bobinas de filtragem no secundário.

O secundário é monitorado pelo circuito integrado WT7520 já apresentado na Figura 10, que possui proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP).

Os capacitores eletrolíticos do secundário são da Asia’x.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Espero que esta empresa continue melhorando suas condutas em relação as fontes vendidas! Retirei este textos do site do fabricante Coletek:

Crenças e valores

A Coletek acredita que a excelência operacional e a inovação são os principais caminhos para o sucesso da empresa, por isso, busca cada vez mais valorizar e qualificar seus colaboradores.

Política de qualidade

A Política da Qualidade foi elaborada com a finalidade de abordar o comprometimento da organização em atender aos requisitos e em melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. A política deve ser divulgada e entendida por todos os funcionários. Política da empresa:

Propiciar aos seus clientes, parceiros e colaboradores a satisfação plena de modo a tornar-se uma referência.

Missão:

Sua missão é a satisfação plena de seus clientes, parceiros e colaboradores, para que isso reflita em melhor qualidade em seus serviços e produtos, de modo a gerar lucro à empresa impulsionando cada vez mais seu crescimento, e ao mesmo tempo aumentar o desenvolvimento econômico da cidade onde está situada.

Visão:

Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como a melhor organização do setor e como introdutores no desenvolvimento de projetos inovadores, de forma a se tornar referência para o mercado em que atua.

Objetivos:

  • Participar ativamente do progresso do país;
  • Aumentar a lucratividade da empresa;
  • Inovar nas áreas produtivas e comerciais, intensificando investimentos em P&D;
  • Manter e aprimorar a qualidade dos produtos e processos;
  • Satisfazer os seus clientes e colaboradores;
  • Desenvolver equipamentos e soluções inovadoras desse setor;
  • Valorizar o ser humano, promovendo o bem-estar dos colaboradores e da sociedade em geral;
  • Agir com ética, integridade, lealdade e responsabilidade;
  • Valorizar permanentemente idéias, talentos, sugestões e inovações;
  • Estimular a integração e cooperação com seus parceiros.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fontes com preço abaixo de 100 reais nenhuma presta mesmo, melhor nem perder tempo com elas. Por outro lado, testes das "genéricas de luxo" (Mtek, WiseCase, Dr. Hank, etc) já despertam bom interesse e deviam ser priorizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fontes com preço abaixo de 100 reais nenhuma presta mesmo, melhor nem perder tempo com elas. Por outro lado, testes das "genéricas de luxo" (Mtek, WiseCase, Dr. Hank, etc) já despertam bom interesse e deviam ser priorizados.

Concordo, essas marcas nem sei se isso é marca que geralmente quando a pessoa compra uma fonte barata de 50 pilas nem pede a marca só pede a fonte de 50 reais, essas fontes "genéricas de luxo" é mais interessante porque principalmento o vendedor vai vender tal marca enquanto coletek e algumas outras do mesmo nivel ele nem vai falar de marca tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...