Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Real Power Pro 850 W


     66.389 visualizações    Energia    9 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Real Power Pro 850 W

Testes de Sobrecarga

Nós estávamos realmente curiosos para ver qual era a quantidade de potência que esta fonte poderia realmente fornecer, especialmente porque o fabricante diz que esta fonte pode fornecer 1.000 W de pico. Abaixo você pode ver a quantidade máxima de potência que conseguimos extrair desta fonte mantendo-a funcionando com suas tensões e nível de ruído elétrico dentro da faixa de funcionamento normal.

Entrada

Máximo

+12V1

32 A (384 W)

+12V2

32 A (384 W)

+5V

24 A (120 W)

+3,3 V

24 A (79,2 W)

+5VSB

3,5 A (17,5 W)

-12 V

0,8 A (9,6 W)

Total

998 W

% Carga máx

117,4%

Temperatura ambiente

60° C

Potência CA

1.248 W

Eficiência

80,0%

Aqui o nível de ruído aumentou para 58 mV em +12V1, 42,8 mV em +5V e 40 mV em +3,3V, como você pode ver abaixo.

Cooler Master Real Power Pro 850 W
Figura 21: Nível de ruído na entrada de +12V1 do testador de carga.

Cooler Master Real Power Pro 850 W
Figura 22: Nível de ruído na entrada de +5 V do testador de carga.

O problema aqui foi que a temperatura dentro da nossa “caixa térmica” aumentou muito rápido, chegando a 60°C e nós não descobrimos uma maneira de diminuirmos esta temperatura. Nós deveríamos ter desligado a fonte e ter aguardado ela resfriar, mas não, nós continuamos a manter esta fonte de alimentação de 850 W fornecendo 1.000 W a 60°C por alguns minutos até que... bum! Nós explodimos a fonte de alimentação. Nós queimamos os transistores e o diodo do PFC ativo, como você pode ver nas Figuras 23 e 24.

Cooler Master Real Power Pro 850 W
Figura 23: Nós queimamos os transistores do PFC ativo.

Cooler Master Real Power Pro 850 W
Figura 24: Placa de circuito impresso “torrada”.

Basicamente o fabricante relaxou na configuração da proteção contra sobrecarga de potência (OPP) para você conseguir atingir 1.000 W – especialmente porque todos os retificadores usados nesta fonte estão superdimensionados, como vimos quando analisamos o secundário desta fonte – mas o lado negativo é que você pode explodir a fonte se continuar extraindo continuamente 1.000 W.

Por causa disto não conseguimos ver em que nível a proteção contra sobrecarga de potência estava configurada.

Durante nossos testes nós vimos claramente o circuito contra sobretensão (OCP) em ação. Quando nós configuramos a entradas +12V1 ou +12V2 do nosso testador de carga com 33 A a fonte de alimentação automaticamente desligou as saídas de +12V. Portanto nós deixamos apenas o cabo de alimentação principal da placa-mãe conectado no nosso testador de carga e aumentamos a corrente até que a proteção contra sobretensão entrasse em ação e desligasse a saída de +12 V para ver em que nível ela estava configurada. Isto aconteceu toda vez que tentamos extrair mais do que 27 A. A etiqueta da fonte de alimentação, no entanto, diz que +12V1 – que é o barramento onde o cabo de alimentação principal da placa-mãe está conectado – pode fornecer apenas até 18 A. É normal o fabricante configurar a proteção contra sobrecarga de corrente um pouco acima do que está escrito na etiqueta – por exemplo, configurar a proteção em 20 A quando a etiqueta diz 18 A – mas 9 ampères acima do valor rotulado! Como esta fonte tem seis barramentos e a potência está perfeitamente distribuída, nós achamos que a Cooler Master poderia usar configurar o circuito de proteção contra sobrecarga de corrente com os valores presentes na etiqueta.

A proteção contra curto-cirtuito (SCP) funcionou bem para ambas as linhas de +5V e +12 V.

Durante nossos testes nós vimos a velocidade de rotação da ventoinha mudar de acordo com o aumento de temperatura da fonte. Abaixo de 30°C ela girou lentamente, praticamente não produzindo ruído, e acima desta temperatura ela começou a girar mais rápido, o que também fez com que aumentasse um pouco o nível de ruído, mas mesmo quando ela estava girando em sua velocidade de rotação máxima ela era muito silenciosa.

Outra coisa boa nesta fonte é que ela realmente trabalha muito “fria”, apenas 2 a 3 graus Celsius acima da temperatura dentro da nossa “caixa térmica”. Esta temperatura refere-se a temperatura da carcaça da fonte, medida com nosso termômetro instalado no lado superior externo da fonte (o mesmo lado onde dentro da fonte a placa de circuito impresso está localizada).


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

"Esta fonte de alimentação usa uma configuração um pouco diferente das que vimos até hoje ... A saída de +12 V usa um projeto único ... dois transistores de potência MOSFET IFRS3207 ..."

Trata-se de retificação síncrona, nada de único, é um antigo recurso cuja adoção me parece ser uma tendência nas fontes pra PCs ... com isto há uma redução nas perdas no retificador e consequentemente uma melhoria na eficiência da fonte ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante o teste, principalmente a queima da fonte ao extrair 1000W, acho que a partir desse teste, assim como foi feito com a Huntkey de 450W, o acha de começar a sempre filmar o teste das fontes e postá-los quando, durante um teste a fonte queimar? Assim a gente também entende como seria a fonte "explodindo" hehehe.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Eu tenho interesse no teste desta fonte especifica da COOLER MASTER.

Eu tenho esta fonte Cooler Master Real Power M700 Watts nova, ja efetuei a troca por outra com o Revendedor e a fonte continua fazendo o mesmo barulho quando da utilização do computador, este barulho vai e volta, um tipo de zzzzzzzzzzz baixo, tipo passagem de corrente...fica um barulho tipo um transformador ligado, esse barulho nao é do cooler porque ja averiguei, as voltagens estão bem estáveis e dentro dos padrôes nominais, conforme o Software de monitoramente que veio com a placa Mãe da Asus.

Não estou usando alem da potencia, a carga media do meu PC atualmente é de uns 300 Watts no maximo, pois ainda não fiz o UPGRADEs que pretendo ao adquirir esta fonte.

Aterramento esta OK, ja estou a 3 anos aqui e as outras fontes que usei nunca apresentaram nenhum tipo de problemas parecido, a rede eletrica aqui é bastante estavel, ja efetuei testes como, trocar de tomada, trocar o cabo de alimentação da fonte, ligar a fonte sem carga (colocando o fio verde em curto com o terra) tambem ja efetuei este teste, que não resolveu, este ruido continua.

Parece que algum transformador da fonte está vibrando e produzindo este ruido audível... parece uma pane de eletrônica.

Valeu,

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo teste, bela fonte. Apesar de que eu gostaria mais do teste se tivesse sido do modelo de 550w porque provavelmente vai ser uma boa opção por menos de R$ 300 pra gente aqui do 3º mundo.

Gabriel, porque ela não recebeu o selo de recomendada pelo CH? Foi só pelo fato da proteção contra sobre-carga não ter funcionado ou tem mais alguma outra razão?

Um abraço e parabéns pelo teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...