Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master UCP 700W

       
 49.095 Visualizações    Testes  
 8 comentários

A Cooler Master também lançou uma série de fontes de alimentação de alta qualidade chamada UCP com um projeto interno similar ao das fontes Seasonic M12D, Antec Signature e Corsair HX, mas custando menos. Será que é um bom produto? Vejamos.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A UCP 700 W (também conhecida como RS700-AAAAA3-US) da Cooler Master usa um conversor DC-DC em seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de alimentação de +12 V usando duas fontes menores para converter a saída principal de +12 V em +5 V e +3,3 V. Este é o mesmo princípio por trás das fontes das séries Antec Signature, Seasonic M12D e Corsair HX (750W e superiores) e pelo menos nessas outras fontes este projeto provou fornecer uma eficiência muito alta. A UCP 700 W possui certificação 80 Plus Silver, o que significa que ela oferece eficiência de pelo menos 85% em carga máxima e eficiência de pelo menos 88% durante operação normal (50% da carga). A propósito, UCP significa Ultimate Circuit Protection (ou Circuito de Proteção Máximo).

O verdadeiro fabricante das fontes da série Cooler Master UCP é a Acbel.

Como você pode ver nas Figuras 1 e 2, muita atenção foi dada ao aspecto externo da fonte, que usa um revestimento especial fazendo com que a fonte se pareça com uma peça militar.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 1: Fonte de alimentação Cooler Master UCP 700 W.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 2: Fonte de alimentação Cooler Master UCP 700 W.

A UPC 700 W é uma fonte pequena. Ela mede 15 cm de profundidade, possui uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro. Ela não tem sistema de cabeamento modular.

Todos os cabos são protegidos por um acabamento de nylon e todos eles saem de dentro da fonte. Os cabos são longos, medindo 50 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector no cabo (o cabo ATX12V/EPS12V é mais longo, medindo 60 cm), e 14 cm entre os conectores nos cabos com mais de um conector. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.

Os cabos inclusos são:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para conector de 20 pinos).
  • Um cabo com um conector EPS12V e um conector ATX12V.
  • Dois cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos e um conector de seis pinos cada.
  • Dois cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada.
  • Dois cabos de alimentação SATA com três conectores.
  • Um cabo de alimentação para periféricos com três conectores padrão.
  • Um cabo de alimentação para periféricos com dois conectores de alimentação padrão e um conector para unidades de disquete.

Apesar de esta fonte oferecer seis conectores de alimentação para placas de vídeo, existe algumas desvantagens na configuração usada. Desses seis conectores, quatro são de seis pinos e dois são de oito pinos, sem a opção para ser convertido em um modelo de seis pinos. Você não terá nenhum problema em configurar os modos SLI ou CrossFire com duas placas de vídeo, mas esses conectores limitam o tipo de placa de vídeo que você pode ter ao instalar um configuração SLI ou CrossFire de três vias: você pode usar apenas esta fonte com três placas de vídeo topo de linha se as duas primeiras tiverem um conector de seis pinos e um conector de oito pinos e se a terceira tiver dois conectores de seis pinos. Como isto provavelmente não será o caso, você precisará ou converter os dois conectores de alimentação de oito pinos em conectores de seis pinos ou um dos conectores de seis pinos em um conector de oito pinos. Em ambos os casos você precisará comprar esses adaptadores, já que a UCP 700 não vem com eles.

Além disso, os conectores de oito pinos compartilham os cabos com os conectores de seis pinos, o que não é a melhor configuração. Para o melhor desempenho cada conector deveria usar cabos individuais.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 3: Cabos.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


É tem muito pontos positivos e negativos,mas pelo menos tem uma boa eficiencia.mas o preço contagia,só acho que o gabriel também tinha que fazer testes em 220v,já que a potência ou eficiencia é maior.

Editado por pedropc'stecla

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo teste Clube do Hardware

E admirável ver a Cooler Master tendo um produto como não recomendado. Mas claro que os testes são exigentes.O que mais me desapontou foi a falta de uma saida modular.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
só acho que o gabriel também tinha que fazer testes em 220v' date='já que a potência ou eficiencia é maior.[/quote']

Do que adianta ter uma eficiência alta em 220 V, se em 115 V a fonte possuir uma eficiência medíocre?

Só pra constar, segundo este mapa, nos EUA só há 115 V. :)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do teste, e gostei da fonte, mas tem uma coisa que me deixou com dúvida.

A minha fonte e de 650w real e não tem sequer a metade da quantidade de cabos PCI-E e sata que essa fonte tem, sera que a minha fonte e de má qualidade?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Panão,

Ter menos cabos de conexão necessariamente não indica que seja uma fonte ruim. O problema é que essas fontes Spire, Wisecase entre outras do segmento, possuem modelos bons e modelos genericos e é onde pega.

Acredito que mesmo que essa fonte seja generica suporte sua configuração. Eu sugeria uma mudança de fonte... mas se você esta há um bom tempo e confia na fonte, bem... ai é uma situação onde prefiro ter confiança na marca e saber que é um bom produto. Recomendo duas boas fontes nessa faixa que você tem de potencia (mesmo que você nao necessite):

- Corsair 650w modelo TX

- Seventeam 620PAF

Abraços,

Edson

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds2008 valeu pela resposta cara.

Ja estou em essa fonte a uns 3 meses e eu fico monitoram ela pelo Asus probe 2 para ver ser foje dos 5% de tensão nas linhas o que não aconteceu, faço teste tambem no OCCT nas placas de video + CPU stability para forçar todo o sistema e nem assim ela sai dos 5% e que não aconteceu tambem.

Se fosse para dar algum problema com demanda de potência já dão daria sinal nesse teste que eu fiz acima?

Valeu cara.

Panao.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu já recebi conselhos de não utilizar programas. Mas, dai é um achismo de minha parte, porque também nunca fui atras de acreditar e procurar na net se de fato os programas de monitoramento mostram ou nao a fonte em funcionamento.

De qualquer maneira, sempre é bom ficar monitorando... porque com o tempo as peças se deterioram (desgaste) e ai é bom sempre ficar alerta. O que eu acredito pe que essa fonte que você tem possa nao ser a melhor em eficiencia mas acredito que segura sua config na boa.

Abraços,

Edson

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ufa menos mal.... mas preciso mesmo ficar observando pois acredito que a fonte esta perto do limite, e não trabalhando na faixa mais interressante que seria de 40 a 60% da sua capacidade.

valeu cara.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora