Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master UCP 700W


     53.011 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master UCP 700W

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Cooler Master UCP 700 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação duas pontes de retificação GBU806 conectadas em paralelo em seu estágio primário, cada uma capaz de fornecer até 8 a 100° C. Esta seção está claramente superdimensionada: em 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 1.840 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 1.472 W sem a queima deste componente. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 9: Pontes de retificação.

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3, cada um capaz de fornecer até 20,7 A a 25°C ou 13,1 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 62,1 A em modo pulsante a 25°C. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 190 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes menores que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso, já que capacitores com menores capacitâncias são fisicamente menores do que capacitores com maiores capacitâncias. A UCP 700 W usa um capacitor de 330 µF x 400 V e um capacitor de 270 µF x 400 V conectados em paralelo; isto é equivalente a um capacitor de 600 µF x 400 V.

Esses capacitores são da japonesa Chemi-Con e são rotulados a 85° C.

Na seção de chaveamento outros dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3 são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. As especificações desses transistores já foram publicadas acima.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 10: Transistores chaveadores, diodo do PFC e transistor.

O primário é controlado por um controlador PFC/PWM FAN4800I.

Fonte de alimentação CM UCP 700 W
Figura 11: Controlador PFC/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

só acho que o gabriel também tinha que fazer testes em 220v' date='já que a potência ou eficiencia é maior.[/quote']

Do que adianta ter uma eficiência alta em 220 V, se em 115 V a fonte possuir uma eficiência medíocre?

Só pra constar, segundo este mapa, nos EUA só há 115 V. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do teste, e gostei da fonte, mas tem uma coisa que me deixou com dúvida.

A minha fonte e de 650w real e não tem sequer a metade da quantidade de cabos PCI-E e sata que essa fonte tem, sera que a minha fonte e de má qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Panão,

Ter menos cabos de conexão necessariamente não indica que seja uma fonte ruim. O problema é que essas fontes Spire, Wisecase entre outras do segmento, possuem modelos bons e modelos genericos e é onde pega.

Acredito que mesmo que essa fonte seja generica suporte sua configuração. Eu sugeria uma mudança de fonte... mas se você esta há um bom tempo e confia na fonte, bem... ai é uma situação onde prefiro ter confiança na marca e saber que é um bom produto. Recomendo duas boas fontes nessa faixa que você tem de potencia (mesmo que você nao necessite):

- Corsair 650w modelo TX

- Seventeam 620PAF

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds2008 valeu pela resposta cara.

Ja estou em essa fonte a uns 3 meses e eu fico monitoram ela pelo Asus probe 2 para ver ser foje dos 5% de tensão nas linhas o que não aconteceu, faço teste tambem no OCCT nas placas de video + CPU stability para forçar todo o sistema e nem assim ela sai dos 5% e que não aconteceu tambem.

Se fosse para dar algum problema com demanda de potência já dão daria sinal nesse teste que eu fiz acima?

Valeu cara.

Panao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu já recebi conselhos de não utilizar programas. Mas, dai é um achismo de minha parte, porque também nunca fui atras de acreditar e procurar na net se de fato os programas de monitoramento mostram ou nao a fonte em funcionamento.

De qualquer maneira, sempre é bom ficar monitorando... porque com o tempo as peças se deterioram (desgaste) e ai é bom sempre ficar alerta. O que eu acredito pe que essa fonte que você tem possa nao ser a melhor em eficiencia mas acredito que segura sua config na boa.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...