Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Empire RST480


     38.949 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Empire RST480
Produto Bomba

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Empire RST480. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Em vez de usar uma ponte retificadora pronta, esta fonte de alimentação usa quatro diodos RL257, cada um capaz de entregar até 2,5 A a 75° C. Com isso esta fonte em teoria é capaz de extrair até 288 W em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, os diodos permitiriam que esta fonte fornecesse até 230 W sem a queima desses componentes. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Empire RST480
Figura 9: Ponte de retificação

Os capacitores do circuito dobrador de tensão são de 470 µF x 200 V de uma empresa chamada Hawhann e rotulados a 105° C.

A Empire RST480 usa dois transistores de potência NPN D13007 em sua seção de chaveamento usando a obsoleta topologia meia-ponte, cada um suportando até 8 A a 25° C (infelizmente o fabricante desses transistores não disse quanto eles podem fornecer em altas temperaturas). Esses transistores são bastante populares em fontes de alimentação de baixo custo de marcas nacionais.

Empire RST480
Figura 10: Transistores chaveadores

Os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado SD6109, que está fisicamente localizado no secundário.

Empire RST480
Figura 11: Controlador PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Comédia são os comentários sobre a fonte no site da Kabum:

"Fornece o que promete (230W) e possui uma qualidade geral boa"

"Para um computador padrão ou até com uma placa de vídeo razoável, funciona perfeitamente"

"uma boa fonte com um excelente custo benéficio"

"equipamento veio bem embalado.O equipamento custo beneficio pra quem usa uma placa de video mediana aguenta facilmente"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno,

Várias dessas fontes de baixo custo tem sim local para um PFC passivo, que é simplesmente uma bobina gigante que se parece com um transformador.

Abraços,

Gabriel.

Interessante saber, talvez seja para eventualmente vender este mesmo projeto para algum "fabricante" (etiquetador) europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa daí, além de não servir para alimentar nem radinho de pilhas, ainda por cima mente tão descaradamente na potência e custa mais do que as outras na maioria das lojas. Que venham as próximas. Vamos ver se alguma outra passa pelo menos no primeiro teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...