Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Teste da Fonte de Alimentação Enermax Liberty ECO 500 W

       
 46.223 Visualizações    Testes  
 3 comentários

A nova série Liberty ECO da Enermax vem para substituir a popular série Liberty DXX. Será que a Liberty ECO 500 W é um bom produto? Confira.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A nova série Liberty ECO da Enermax vem para substituir a popular série Liberty DXX e as fontes desta nova série são equipadas com um sistema de cabeamento modular, uma ventoinha de 120 mm, PFC ativo e são rotuladas a 40° C – ou seja, o fabricante garante que as fontes podem fornecer suas potências rotuladas quando operando a esta temperatura ambiente. O principal problema com a série Liberty DXX era a eficiência, abaixo de 80% caso você extraísse mais de 60% da carga máxima da fonte. Como já testamos a Liberty DXX 500 W será interessante testar a Liberty ECO 500 W para vermos como é esta nova versão comparada à versão antiga. Será que a Liberty ECO 500 W é um bom produto ou tem a mesma eficiência da Liberty DXX 500 W? Será que ela pode realmente fornecer 500 W? Confira.

Enermax Liberty ECO 500 W
Figura 1: Enermax Liberty ECO 500 W.

Esta fonte de alimentação é pequena, medindo apenas 14 cm de profundidade. Ela tem uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, o que permite à Enermax vendê-la na Europa. De acordo com o fabricante esta fonte tem eficiência entre 80% e 86% e mediremos isto, especialmente porque este foi o principal problema com a série Liberty DXX.

Como mencionamos a Liberty ECO 500 W vem com um sistema de cabeamento modular, que pode ser visto nas figuras abaixo. Os conectores usados aqui são completamente diferentes dos usados na Liberty DXX, sendo idênticos aos usados nas fontes da série MODU82+ do mesmo fabricante.

Enermax Liberty ECO 500 W
Figura 2: Enermax Liberty ECO 500 W.

Os conectores usados no sistema de cabeamento modular possuem um problema. Se você puxar qualquer cabo do sistema de cabeamento modular sem pressionar as presilhas laterais a parte plástica do conector sai, como você pode ver na Figura 3. Você pode facilmente colocá-la no lugar, o problema é que esta peça plástica pode ser encaixada em duas posições diferentes! Se isto acontecer com você preste atenção nos outros conectores para se certificar de inserir a peça plástica usando a mesma orientação, ou seja, coincidindo a localização dos furos quadrados e trapezoidais com os usados pelos outros conectores.

Enermax Liberty ECO 500 W
Figura 3: A peça plástica do conector sai se você puxar o cabo sem pressionar suas travas.

Enermax Liberty ECO 500 W
Figura 4: Cabos do sistema de cabeamento modular.

Os cabos da placa-mãe partem de dentro da fonte e são protegidos por um acabamento de nylon que também parte de dentro da fonte. O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 24 pinos e esta fonte vem com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.

Os cabos para periféricos estão disponíveis no sistema de cabeamento modular, e o produto vem com quatro cabos: um cabo com dois conectores de alimentação auxiliares para placas de vídeo de 6/8 pinos (apesar de esses conectores estarem disponíveis no mesmo cabo, ele são conectados ao plugue de alimentação usando fios individuais), um cabo com três plugues de alimentação SATA, um cabo com dois plugues de alimentação SATA e dois plugues de alimentação para periféricos padrão e um cabo com três conectores de alimentação para periféricos padrão e um conector de alimentação para unidades de disquete.

A quantidade de plugues é satisfatória para usuários comuns.

Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta para ser usada nos padrões de hoje.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Excelente teste.

Esta fonte parece ser uma ótima opção na hora de trocar minha velha Thermaltake.

Muito obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora