Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Teste da Fonte de Alimentação Enermax Platimax 850 W

        18.777 Visualizações     3 comentários     Testes   

Vamos testar a versão de 850 W da Enermax Platimax, que vem com sistema de cabeamento modular e certificação 80 Plus Platinum.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A certificação 80 Plus Platinum é atualmente o nível máximo de eficiência energética, prometendo eficiência mínima de 92% em carga típica (isto é, metade da potência rotulada da fonte). A Enermax Platimax foi uma das primeiras séries de fontes de alimentação do mercado com esta certificação, e está disponível em modelos de 600 W, 750 W, 850 W, 1.000 W e 1.200 W. Nós já testamos o modelo de 600 W, que provou ser um excelente produto. Vejamos se a versão de 850 W também é uma boa opção.

Enermax Platimax 850 W
Figura 1: Fonte de alimentação Enermax Platimax 850 W

Enermax Platimax 850 W
Figura 2: Fonte de alimentação Enermax Platimax 850 W

A Enermax Platimax 850 W mede 17,5 cm de profundidade e tem uma ventoinha de 140 mm com rolamento “tornado” (“twister”, em inglês) em sua parte inferior (Enermax A142512M-0A).

Esta fonte tem sistema de cabeamento modular com oito conectores, três para placas de vídeo (conectores vermelhos) e cinco para cabos de alimentação SATA e para periféricos (conectores pretos). É importante entender que cada conector vermelho tem pinos separados para dois cabos de alimentação, o que significa que cada conector age como se fosse dois conectores separados. Os cabos da placa-mãe e dois cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada estão permanentemente conectados à fonte, e eles são protegidos por acabamentos de nylon que saem de dentro da carcaça do produto. A Enermax Platimax 850 W vem com os seguintes cabos:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos, 55 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
  • Um cabo com um conector EPS12V, 60 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
  • Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 60 cm de comprimento, permanentemente instalado na fonte de alimentação
  • Dois cabos com um conector de seis/oito pinos cada para placas de vídeo cada, 47 cm de comprimento, permanentemente instalados na fonte de alimentação
  • Quatro cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada, 49,5 cm de comprimento, sistema de cabeamento modular (cada par de cabos usa um único conector vermelho da fonte de alimentação)
  • Dois cabos com quatro conectores de alimentação SATA, 45 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular
  • Dois cabos com dois conectores de alimentação SATA e dois conectores de alimentação para periféricos, 45 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular
  • Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, 45 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular

Todos os fios são 18 AWG, que é o mínimo recomendado, exceto os fios do cabo principal da placa-mãe, que são mais grossos (16 AWG).

A configuração de cabos é sensacional para uma fonte de 850 W, permitindo ao usuário instalar três placas de vídeo topo de linha que requeiram dois conectores de alimentação cada ao mesmo tempo sem a necessidade de adaptadores, e trazendo 12 conectores de alimentação SATA. Como haverá um conector vermelho sobrando no sistema de cabeamento modular, você poderá comprar um cabo adicional para instalar uma quarta placa de vídeo topo de linha.

Enermax Platimax 850 W
Figura 3: Cabos

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


O único ponto negativo desta fonte não é o preço. A regulação de tensão deveria entrar nesta lista. Se nas fontes de baixo custo isso já não agrada, imagine numa fonte destas...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regulação de tensão decepciona, principalmente numa fonte com projeto DC-DC. Perde aí para inúmeras fontes mais baratas, inclusive Corsair GS800, OCZ ZX850, Zalman ZM850-HP Plus (Enhance e não FSP). Decepciona para uma fonte desse nível e com esse preço. Até absurdo chegar perto do limite permitido na linha +3.3V.

Mas tudo bem que, globalmente falando, é uma boa fonte. Do nível de ripple/ruído elétrico eu não reclamo não, embora também valha a observação do TechPower UP: "Ripple suppression is good however we cannot classify it among the best we have ever seen and to be frank we expected to see lower ripple in a PSU of this category, especially at +12V which is of most importance. To be perfectly clear, we don't find bad or even mediocre performance on the Platimax 850 W. It's just that the competition (e.g. Corsair AX850) offers much lower ripple and we wanted to see similar top performance here".

Falta ao Clube do Hardware um rigor maior nessas duas questões: Regulação de tensão e nível de ripple/ruído elétrico (em se tratando do ripple/ruído elétrico eu tenho a mente em outras fontes testadas e não nesta). Eficiência vem depois.

Editado por Kayke

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte cara até para o mercado exterior. Já havia visto o review estadunidense dela e não gostei muito do que vi. Vou citar duas fontes que ganham fácil desta Enermax e sem preço de rebate:

Kingwin Lazer Platinum/Super Flower Golden King 850:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817121093

Seasonic Platinum 860

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817151111

A concorrência é implacável...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora