Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação eXtream FEX-55T28 de 550 W

       
 68.115 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Testamos a fonte FEX-55T28 de 550 W da marca nacional eXtream. Será que este é um bom produto? Será que ela sobrevive aos nossos testes?

Teste da Fonte de Alimentação eXtream FEX-55T28 de 550 W
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Nós já testamos outras duas fontes da brasileira eXtream (a Aurora 700 W e a FEX-45T12 de 450 W) e estávamos bastante curiosos para testar o modelo FEX-55T28, de 550 W. Será que este modelo consegue realmente entregar 550 W? Será que ele sobrevive aos nossos testes? Confira.

As fontes da eXtream são fabricadas pela Super Flower e a eXtream divulga isso na própria caixa do produto, portanto isso não é nenhum segredo. A eXtream FEX-55T28 é na verdade a Super Flower SF-550P28N, modelo que não consta no site desse fabricante.

A FEX-55T28 é uma fonte usando projeto meia-ponte, sem circuito PFC, que é um projeto defasado para os padrões de hoje – interessante notar que algumas fontes com este tipo de projeto se saem bem em nossos testes e veremos se este é o caso da fonte testada. Ela usa duas ventoinhas, uma de 120-mm em sua parte inferior e uma de 80-mm em sua parte traseira, que brilham em azul quando a fonte é ligada, e possui 16,5 cm de profundidade.

eXtream FEX-55T28 550 W
Figura 1: Fonte eXtream de 550 W (FEX-55T28).

eXtream FEX-55T28 550 W
Figura 2: Fonte eXtream de 550 W (FEX-55T28).

O cabo de alimentação principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e esta fonte vem com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V. Esses dois cabos possuem proteção de nylon que partem de dentro da fonte. Os demais cabos não possuem esta proteção.

Esta fonte vem com quatro cabos para periféricos: um cabo contendo dois conectores de alimentação auxiliar para placas de vídeo, sendo um de seis pinos e um de seis/oito pinos, um cabo contendo três plugues de alimentação SATA, um cabo contendo três plugues de alimentação padrão para periféricos e um cabo contendo três plugues de alimentação para periféricos e um plugue para alimentação de unidades de disquete.

Os fios todos são 18 AWG, o que é a correta bitola a ser usada. No entanto a quantidade de plugues presentes – especialmente SATA – é baixa para usuários intermediários e avançados. Além disso, o uso de dois conectores para placas de vídeo no mesmo cabo é totalmente desaconselhável, pois sobrecarrega o cabo, o que normalmente ocasiona uma queda no valor da tensão nos plugues. O ideal é usar cabos independentes para cada conector.

eXtream FEX-55T28 550 W
Figura 3: Cabos.

Outro problema é que os cabos são extremamente curtos, com apenas 44 cm de distância entre a fonte e o primeiro conector do cabo. Nos cabos com mais de um conector, a distância entre conectores é de 14 cm. Instalar esta fonte em um gabinete torre “completa” (“full-tower”) pode ser difícil.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Interessante; como as outras eXtream aguentaram a potência especificada, eu acreditava que essa também aguentaria.

Os capacitores Fuhjyyu usados na fonte também ficam devendo; são considerados inferiores aos de marcas médias como Teapo, CapXon e Ost.

De qualquer modo não vejo sentido em usar fontes simples sem PFC ativo para potências acima de 450W, o que já colocava a FEX-55T28 e principalmente a Aurora entre as fontes que eu nunca indicaria. Micros que precisam de fontes acima de 450W são caros o suficiente para justificar o uso de fontes melhores e mais modernas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, eu tenho essa fonte... durante 1 ano e meio ela não me deu nenhum problema, ela é silenciosa e na época eu achei ela por um preço até q bom (vocês estão cotando ela agora a 285,00 mas eu achei ela, com nota fiscal, por 245,00, isso já faz 1 ano e meio...). Ah, tenho um amd x2 4000, numa m2n-e sli, com uma 8600gt pov (bozinha pelo preço q estava, mas queria fazer um sli com ela e nunca mais achei uma vga igual da mesma marca....), 3 gb de ram (ddr 2 em DC, 2 pentes de 1gb e 2 de 512mb, de 667 mhz), hd sata de 250gb, dvd player, placa de tv encore e uma soundblaster (não lembro o modelo dessa placa agora...).

Bom, tudo estava uma maravilha, sistema estável, etc... conseguia jogar os jogos novos sem problema (mesmo tendo que colocar alguns numa resolução mais baixa pra rodar macio, mas rodavam...), quando eu tentei abrir o empire at war... o pc desligou e nada de religar... ele dá aquele problema de girar um pouco, quase nada, os fans do processador e da fonte mas não liga.... quebrei a cabeça pensando numa solução... pior q eu já tinha jogado esse jogo aí durante dias e dei uma parada, quando volto o pc desliga sozinho? estranho... pior q eu estava jogando o gta IV sem problemas.... bom, liguei essa fonte no pc do meu irmão, um sempron am2 todo genérico e onboard (tem uma placa mãe phitronics, ou algo do naipe), e a fonte funcionou!!! acho q minha mobo e\ou processador que foi pro saco... pra tirar a dúvida, peguei uma corsair de 1000w de um amigo meu (eita fonte bonita!) e a ultra genérica desse pc do meu irmão e testei no meu pc, NADA! nenhuma das duas sequer ligou.... nem tentar girar os fans das fontes e do processador rolou...

resumindo, pelo teste que vocês fizeram dessa fonte (mt bom, pra variar, rs) e pela fonte ter funcionado num pc mais modesto, acho q, ou a fonte está ok, ou ela está "meia bomba" (se isso for possível...), deve ser algum problema na mobo... ah! o processador eu tirei e dei uma olhada e não tinha nenhum sinal de queimado nem nada do tipo (é q aqui em casa a parte elétrica é toda zuada, teve um pc antigo q queimou a fonte, mobo e o processador, e o processador ficou queimado mesmo, na parte de baixo dele tinha um circulo negro, de queimado mesmo....). bom, amanhã vou levar o pc na loja em que comprei a mobo e o processador porque lá tem outros pcs mais potentes pra testar peça a peça e ver, finalmente, se é algum problema na fonte, ou não... só assim pra saber se essa fonte "é uma cilada, bino", ou não, rsrsrs

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua configuração consome no máximo 250W; seguramente a sua fonte não estava sobrecarregada.

O mais provável é mesmo um defeito na motherboard ou em algum outro item. A fonte deve estar em bom estado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×