Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Fractal Design Newton R3 800 W


     44.056 visualizações    Energia    6 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Fractal Design Newton R3 800 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Fractal Design Newton R3 800 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação US15KB80R, que estão conectadas ao mesmo dissipador de calor que os semicondutores primários. Cada ponte suporta até 15 A a 101° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 3.450 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 2.760 W  (ou 3.105 W a uma eficiência de 90%) sem que elas se queimassem. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 11: Pontes de retificação

O circuito PFC ativo utiliza um transistor MOSFET IPW60R099C6, que suporta até até 37,9 A a 25° C ou 24 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 112 A a 25° C em modo pulsante. Este transistor possui uma resistência máxima de 99 mΩ quando ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado ICE2PCS01.

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 12: O controlador do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por dois capacitores eletrolíticos japoneses de 220 µF x 400 V da Chemi-Con, rotulados a 105º C. Estes capacitores estão ligados em paralelo e equivalem a um capacitor único de 440 µF x 400 V

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 13: Capacitor

Na seção de chaveamento, dois transistores MOSFET SPW32N50C3 são empregados usando uma configuração ressonante. Cada transistor suporta até 32 A a 25 C ou 20 A a 100° C em modo contínuo ou até 96 A a 25º C em modo pulsante com um RDS(on) máximo de 110 mΩ.

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 14: Transistores chaveadores, diodo do PFC ativo e transistores do PFC ativo

Os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado CM6901.

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 15: Controlador ressonante

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

por favor,sei que não tem nada a haver com o tópico,mas onde está o teste da fonte corsair 430 cx bronze?Não está listada na tabela de testes de fontes do CDH,isso eu garanto!Pesquisei de vários modos,até um a um,e nada!Sumiu!Só achei os testes antigos das V2 e Cx anterior.Falo do modelo novo com mair saída do +V12,selo 80 plus bronze.Obrigado desde já!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal do Clube do Hardware, vocês irão fazer alguma matéria especial a respeito do polêmico caso de várias fontes antigas não suportarem os novos processadores da Intel? Grato!

Pois é. Alguém que compra uma AX 760i e pensa que vai ter fonte para a vida toda e mais dez dias... Aí vem a Intel e faz esta sacanagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a AX760i é uma das várias fontes Corsair que são "Haswell compatible"

Segue a lista:

http://www.corsair.com/us/blog/haswell-compatibility-with-corsair-power-supplies/

Não é preciso fazer listinha não. Toda fonte com projeto DC-DC é compatível. Tomemos como exemplo as fontes da XFX: Todas elas compatíveis, com exceção daquelas abaixo de 650W. Para quem usa fontes com regulação em grupo, que são projetos já obsoletos e bem entrada de linha, a solução é desativar no BIOS a opção C7 sleep state.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...