Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Fractal Design Newton R3 800 W


     43.944 visualizações    Energia    6 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Fractal Design Newton R3 800 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Como era de se esperar em uma fonte de alimentação de alta eficiência, a Fractal Design Newton R3 800 W usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, esta fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa seis transistores MOSFET IPP023N04N, cada um suportando até 90 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 2,3 mΩ.

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 16: Os transistores de +12 V

Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, cada um localizado em uma placa separada soldada à placa do circuito impresso principal presente no secundário desta fonte. Cada conversor é controlado por um circuito integrado CAT7523 e usa dois transistores MOSFET IPD031N03L G. Cada transistor suporta até 90 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de apenas 3,1 mΩ.

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 17: Um dos conversores DC-DC

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 18: Um dos conversores DC-DC

As saídas desta fonte de alimentação são monitoradas por um circuito integrado GR8313, que suporta apenas proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP).

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 19: Circuito de monitoramento

Os capacitores eletrolíticos do secundário são da Chemi-Com e da Teapo, rotulados a 105° C, como de costume. Alguns capacitores sólidos também são usados.

Fractal Design Newton R3 800w
Figura 20: Capacitores


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

por favor,sei que não tem nada a haver com o tópico,mas onde está o teste da fonte corsair 430 cx bronze?Não está listada na tabela de testes de fontes do CDH,isso eu garanto!Pesquisei de vários modos,até um a um,e nada!Sumiu!Só achei os testes antigos das V2 e Cx anterior.Falo do modelo novo com mair saída do +V12,selo 80 plus bronze.Obrigado desde já!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal do Clube do Hardware, vocês irão fazer alguma matéria especial a respeito do polêmico caso de várias fontes antigas não suportarem os novos processadores da Intel? Grato!

Pois é. Alguém que compra uma AX 760i e pensa que vai ter fonte para a vida toda e mais dez dias... Aí vem a Intel e faz esta sacanagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a AX760i é uma das várias fontes Corsair que são "Haswell compatible"

Segue a lista:

http://www.corsair.com/us/blog/haswell-compatibility-with-corsair-power-supplies/

Não é preciso fazer listinha não. Toda fonte com projeto DC-DC é compatível. Tomemos como exemplo as fontes da XFX: Todas elas compatíveis, com exceção daquelas abaixo de 650W. Para quem usa fontes com regulação em grupo, que são projetos já obsoletos e bem entrada de linha, a solução é desativar no BIOS a opção C7 sleep state.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...