Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação Huntkey Green Star 550 W (LW-S6550SG)

       
 65.358 Visualizações    Testes  
 67 comentários

Nós dissecamos o modelo de 550 W da série Green Star da Huntkey. Será que ela explode como suas irmãs? Confira!

Teste da Fonte de Alimentação Huntkey Green Star 550 W (LW-S6550SG)
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Se você acompanha nossos testes de fontes de alimentação deve saber que dois modelos da série Green Star da Huntkey que testamos – 400 W, vendida nos EUA como Dynex 400 W, e 450 W – explodiram durante nossos testes. Por isso nós decidimos testar um modelo mais “potente”, de 550 W, para ver se ele tem o mesmo fim trágico das suas irmãs. Será que a Green Star 550 W é uma boa fonte de alimentação ou ela possui o mesmo problema de explodir como os membros da família Green Star? Confira.

Atualizado em 29/12/2008: Houve uma grande confusão na correta identificação desta fonte. Primeiro nós pensamos que ela fosse um modelo Green Star. Só que nós descobrimos que esta fonte usava o mesmo "part number" da Huntkey V-Power 550 W (LW-6550SG) e como a Huntkey não lista mais os modelos Green Star em seu site pensamos que a fonte era uma V-Power, portanto mudamos o texto para dizer que esta fonte era de fato uma V-Power. Aí com a ajuda do nosso leitor Travis Chen nós conseguimos identificar corretamente esta fonte: ela é de fato uma Green Star 550 W, como você pode ver aqui. Que tipo de empresa usa o mesmo nome para produtos diferentes? Nós recebemos um e-mail da Huntkey nos acusando de testarmos uma unidade "falsificada", já que o modelo que testamos não tinha o nome "V-Power" na etiqueta. Engraçado que a foto da V-Power 550 W no site da Huntkey também não tem esse nome impresso... Mais uma vez, como poderíamos identificar corretamente esta fonte se não há qualquer informação sobre a sua série na etiqueta, somente o "part number" LW-6550SG, que é usado por dois produtos diferentes? Isto nos faz especular se a Green Star 550 W e a V-Power 550 W não seriam internamente o mesmo produto (nós não vemos outro motivo plausível para um fabricante usar um mesmo nome em dois produtos diferentes). Nós iremos comprar uma V-Power 550 W para testá-la e esclarecer este ponto. A única diferença real que vimos entre a etiqueta da Green Star 550 W e a da V-Power 550 W é o limite de corrente para o barramento +12V1, 16 A para a Green Star 550 W e 18 A para a V-Power 550 W. Como a unidade testada tinha "16 A" para o barramento +12V1 nós descobrimos que realmente o modelo testado era uma Green Star 550 W e não uma V-Power 550 W. Outra pequena diferença entre as duas fontes é a quantidade de plugues da alimentação SATA, apenas dois na unidade testada, sendo que o modelo V-Power traz quatro. Aqui nós pedimos as nossas mais sinceras desculpas aos nossos leitores mas, mais uma vez, nós não temos uma bola de cristal e o este fabricante só complica colocando dois produtos no mercado com o mesmo "part number". Se nós nos confundimos, imagina você, um usuário comum.

A propósito, a nomenclatura usada pela Huntkey funciona da seguinte forma. "SG" significa ventoinha de 140 mm e "HG" significa ventoinha de 120 mm. Quando o modelo tem PFC passivo, a letra "P" é adicionada ao final. Portanto uma LW-6550HG seria a versão com ventoinha de 120 mm da fonte testada, enquanto que o modelo LW-6550SGP seria a versão da fonte testada com PFC passivo. 

É bom lembrar que nós já testamos um modelo de uma série diferente (Titan 650 W, vendida nos EUA como Rocketfish 700 W) da Huntkey e ele sobreviveu aos testes. Portanto os problemas que tivemos com os produtos da Huntkey (fontes de alimentação que explodiram enquanto tentávamos extrair sua potência rotulada) até agora só ocorreram com os modelos da série Green Star.

Fonte de Alimentação Huntkey V-Power 550 W
Figura 1: Fonte de alimentação Huntkey Green Star 550 W (LW-6550SG).

Esta fonte tem 16 cm de profundidade, uma ventoinha de 140 mm localizada em sua parte inferior e não tem PFC ativo, o que impede que a Huntkey venda este produto na Europa. Na Figura 1 você pode ver que esta fonte tem um chaveador de seleção de tensão, recurso este normalmente encontrado em modelos sem PFC ativo.

Fonte de Alimentação Huntkey V-Power 550 W
Figura 2: Fonte de alimentação Huntkey Green Star 550 W (LW-6550SG).

Esta fonte vem com o cabo principal da placa-mãe usando um conector de 20/24 pinos e dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V. Esta fonte ainda vem dois conectores de alimentação auxiliares para placas de vídeo usando cabos independentes, o que é excelente, um cabo contendo três plugues de alimentação para periféricos, um cabo contendo três plugues de alimentação para periféricos e um plugue de alimentação para a unidade de disquete e um cabo contendo dois plugues de alimentação SATA.

A principal desvantagem desta fonte é a presença de apenas dois plugues de alimentação SATA, que é insuficiente para os padrões de hoje. Se você tem mais de um disco rígido você precisará converter um dos plugues de alimentação para periféricos em um plugue de alimentação SATA usando um adaptador.

Todos os cabos para periféricos – incluindo os cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo – usam fios de bitola 20 AWG, que são mais finos do que os fios usados em outras boas fontes de alimentação na mesma faixa de potência. No entanto, os fios do cabo ATX12/EPS12V e do cabo principal da placa-mãe são 18 AWG.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




É...

Isso é somente o que eu tenho à dizer, quero dizer, não seria tão ruim se fosse vendida rotulada à 350W( :P ), e custasse pelo menos metade do preço:lol:.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que o "barato pode sair caro", mas no caso dessa fonte acho que, "o caro pode sair ainda mais caro"!!

Uma perrgunta, se esse trambolho, "explode" dentro do gabinete, quais seriam as consequencias para mobo, vga, hd...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz grila! Brincanagem, outro lixo.

Isso é o cúmulo! Essa é a minha querida fonte, que comprei na época que não existiam testes que comprovassem a qualidade. Ou seja, na época em que fonte boa era fonte bonita...

Sou econômico (pão-duro se preferirem) e nunca abro mão do custo-benefício nas minhas compras. Fiquei mais louco de raiva quando vi esse teste (mesmo tendo quase certeza que a fonte é ruim a gente sempre fica com uma pontinha de esperança).

Ainda paguei caro nessa titic@. R$ 240 na época. E já tô tentando vender esse lixo aqui na minha cidade há um bom tempo, mas aqui ninguém faz grandes investimentos em fontes e pela internet ninguém compra fonte da Huntkey.

Ah caramba...Nem tenho o que fazer.

Obs: a explosão dessa me deu um susto, hehe.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava eu mexendo na net e estava preparado pra desligar PC quando resolvi dar uma última visitada no CDH já que quase todo dia testam algo aqui e fui com pensamento forte pensando: quem sabe não testaram a huntkey 550W dessa vez já que ela está na lista? Quando eu entrei lá no site vi escrito teste da Huntkey 550W e fui seco pra ver. Sinceramente? Foi a pior decepção que tive com hardware essa ano. Me sinto enganado e arrasado depois de ver esse teste.

Aí vocês devem se perguntar: você não estava preparado pra isso depois de ver o teste da Huntkey 450W? Sim eu estava mas como a de 450W era capaz de fornecer 360W, eu pensei que essa de 550W podia fornecer 450W ou quem sabe até 500W no máximo. Mas o meu medo desde o teste da de 450W aconteceu: é a mesma fonte só que colocaram um led azul!blink.gif

Estou furioso pois na época paguei 320 reais e achava que tinha feito um excelente negócio e não venham falar que foi noobie pois na época todos recomendavam ela e tudo mais, como eu podia prever isso? O que me deixa mais revoltado ainda é que esse modelo é a V-Power. Imagina a Huntkey 550W Greenstar... E o que me deixa ainda mais revoltado é que fiquei sem trocar de VGA de medo e ainda bem que não toquei. As VGAs em questão eram: 3870X2, 9800GTX+, 4870, GTX260 216 e GTX280, SLI de 4850 e 4870X2.

Estou muito decepcionado mesmo. Tomare que eu não perca o "tesão" pra jogar jogos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, a nossa fonte é a mesma que a V-Power. Pode ter certeza disso. Conforme for, posto umas fotos depois. Recentemente abri a minha para limpar.

*Edit: não comentei sobre isso no tópico do teste da Leadership Gamer, mas é que agora pisaram com força no meu calo, hehe. Mais um voto a favor do selo de "Produto NÃO recomendado".

Editado por Danelon

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é a huntkey está se mostrando uma marca genérica para fontes não tem uma dela que tenha se saído bem nos testes fonte boa é zalman, corsair, ocz, antec, seventeam msi também se saiu bem nos testes, mas leadership essas huntkey são um bando de piada eu tenho uma thermaltake de 600w modelo wo 129ru até agora não esquenta nada mais vou esperar o teste dela pra poder falar algo sobre ela !!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Rodrigo, a nossa fonte é a mesma que a V-Power. Pode ter certeza disso. Conforme for, posto umas fotos depois. Recentemente abri a minha para limpar.

*Edit: não comentei sobre isso no tópico do teste da Leadership Gamer, mas é que agora pisaram com força no meu calo, hehe. Mais um voto a favor do selo de "Produto NÃO recomendado".

posta as fotos depois pra gente ver

você pagou 240 e eu que paguei 320? Lembro até hoje o dia que ela chegou com cheiro de nova, bonita(bonita não linda) e eu achando que ela era top...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Rodrigo, a nossa fonte é a mesma que a V-Power. Pode ter certeza disso. Conforme for, posto umas fotos depois. Recentemente abri a minha para limpar.

*Edit: não comentei sobre isso no tópico do teste da Leadership Gamer, mas é que agora pisaram com força no meu calo, hehe. Mais um voto a favor do selo de "Produto NÃO recomendado".

Hehe, esse selo tá começando a pegar...

posta as fotos depois pra gente ver

você pagou 240 e eu que paguei 320? Lembro até hoje o dia que ela chegou com cheiro de nova, bonita(bonita não linda) e eu achando que ela era top...

Vocês tão reclamando? Uma semana depois que eu comprei a minha zalman da assinatura a zalman abaixou o preço da fonte em 120 reais, em todas as lojas do Rio... GRRR E ninguém me avisou antes!

Felizmente os testes do CdH tão diminuindo as más compras, ou compras mal informadas, digamos assim.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E meu colega não me ouviu. Deve estar arrassado nesse momento também.

Ele trocou de PC junto comigo, ele pegou um Q6600 e uma Huntkey 550 V-Power e eu peguei uma Zalman ZM360B-APS. Ainda me lembro dele perguntando ironicamente:

- Só 360??? Eu hein...

Eu paguei 199 na minha Zalman. A Huntkey 550W do meu colego custou 245. Realmente, só tive felcidades com a troca do PC.

Editado por Mozts

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
E meu colega não me ouviu. Deve estar arrassado nesse momento também.

Ele trocou de PC junto comigo, ele pegou um Q6600 e uma Huntkey 550 V-Power e eu peguei uma Zalman ZM360B-APS. Ainda me lembro dele perguntando ironicamente:

- Só 360??? Eu hein...

Eu paguei 199 na minha Zalman. A Huntkey 550W do meu colego custou 245. Realmente, só tive felcidades com a troca do PC.

Quem avisa amigo é!! você fez sua parte ele não aceitou agora se ferrou!!

Hahaha as green da huntkey podem dar as mãos a leadershit!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois dessa, sinceramente. Nunca fui com a cara das Huntkeys, mas agora, depois desse teste cabal... e o pessoal em tudo que é fórum só recomenda essas bombas ai. Imagina se alguém inventa de instalar hardware suficiente para saturar a potência informada? Pode perder bem mais do que apenas a fonte.

Na minha opinião... essas fontes parecem dicipulas daquela learship wireless e compania.

Uma zalman de 360W supera a potência dessa huntkey...

Editado por Henrique Fockink

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, como foi dito ai em cima, na época que compramos ela, só tinha neguim recomendando essa fonte. No ML, vendia q nem água. Mas desde quando saiu o teste da Huntkey de 450w, eu desconfiava que com a 550w ia ser a mesma coisa, por causa do projeto, que é praticamente o mesmo, só muda algumas coisinhas como o Gabriel disse.

Até agora pra mim ta beleza, porque meu PC não consome nem 350w, mas quando for fazer um UP no sistema, com certeza vou procurar outra fonte.

Azar de quem comprou, como nós :P

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Hehe, esse selo tá começando a pegar...

Vocês tão reclamando? Uma semana depois que eu comprei a minha zalman da assinatura a zalman abaixou o preço da fonte em 120 reais, em todas as lojas do Rio... GRRR E ninguém me avisou antes!

Felizmente os testes do CdH tão diminuindo as más compras, ou compras mal informadas, digamos assim.

Bah, tu pagou quanto por ela, cadupradoo? Faz dois meses que eu comprei a minha, achei em promoção por R$ 369, nem pensei duas vezes.

Minha configuração atual deve usar cerca de um terço da potência que ela pode fornecer, e olhe lá. Mas a médio prazo, por outro lado, eu posso fazer alguns upgrades - VGA, primordialmente - sem ter que gastar de novo, e muito menos ficar me preocupando com a possibilidade de ter uma "bomba-relógio (!)" travestida de fonte alimentando os componentes o meu PC

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Bah, tu pagou quanto por ela, cadupradoo? Faz dois meses que eu comprei a minha, achei em promoção por R$ 369, nem pensei duas vezes.

Minha configuração atual deve usar cerca de um terço da potência que ela pode fornecer, e olhe lá. Mas a médio prazo, por outro lado, eu posso fazer alguns upgrades - VGA, primordialmente - sem ter que gastar de novo, e muito menos ficar me preocupando com a possibilidade de ter uma "bomba-relógio (!)" travestida de fonte alimentando os componentes o meu PC

Eu paguei incríveis 500 reais.... Uma semana depois todas as lojas que vi estavam a 380 =\

Sobre a potencia dela, o meu tb não deve chegar a metade, é bem forte ela, o teste do CdH dela é bem animador :D... Mas estou me desfazendo dela agora para pegar uma ZM1000-HP nos EUA...

Aí é fonte até para os meus netos brincarem....

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma coisa a dizer:

Bela Explosão !!!

Na verdade são duas =)

Ainda bem que o pessoal do CH testa as fontes pra nós =O Mas to achando melhor vocês comprarem um Extintor de CO² pois daqui a pouco alguma fonte dessas ainda vai causar um desastre !!!

Belo teste, muito completo e bem explicado, Parabéns

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá parecendo até que o pessoal da huntkey andou tendo umas aulas com o pessoal da leadershit.

E claro, uma queda no preço final de venda no Brasil, como já foi observado com outras fontes que não sobreviveram ao testador de fontes do GT.

Editado por igorviguini

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois ainda tem gente que fala q as Seventeam's sao as ovelhas negras...hahahah

nao vi nenhuma explodir ate agora nos testes do CDH!

o mais engracado de tudo, é que essa huntkey e a segunda fonte testada que explode! é comico, bom passar esse link do teste para quem vende estas fontes, a smartdata por exemplo vende ela, a loja e excelente talvez eles ate tiram o produto do catalogo deles!

Contudo, ao menos a huntkey ainda consegue fornecer 350W numa boa...e as leadership gamer de 900w q nao fornecem nem a metade da potencia rotulada?

rsrsrsrs

é so crime...

Editado por Pierre C.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... nossa amiga Bombkey mantendo a fama... :D:rolleyes:

Essa é pra jogar a pá de cal em cima do pessoal que ficava falando horrores da Seventeam e recomendando Bombkey.... :muro:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não fico mais triste de ver ¨fabricantes¨ como Huntkey e Leadership vender esse lixo de fontes aqui pra nós

fico triste de ver nossos orgãos regulamentadores não fazerem nada e deixarem esse produtos medíocres serem vendidos aqui.

Eu fico imaaginando a cara de satisfação do gerente de vendas dessas empresas que deve estar na sua mesa agora rachando o bico de tanto que vendeu desse lixo e aproveitando da total impunidade do nosso País

Deve estar se deliciando de tanto rir como é fácil ganhar dinheiro aqui no Brasil

Por isso que o lula diz crise aqui????? quando??

estamos preparados...mais que todo mundo...

Pois é pra mim a unica coisa no Brasil que me da orgulho são os Índios...

O GT fez a coisa mas certa da vida dele quando foi morar nos USA pelo menos la existem leis.

parabéns mais uma vez pelo teste.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ridiculo essa fonte... já tive uma também, outro iludido com recomendações net a fora... Agora com esses testes do CdH sem comparação... serve até de referência em outros fóruns, o pessoal comenta: "Essa fonte não é boa não"; mas nunca citam que leram aqui, he he.

Essa tem que ganhar o selo "Produto que não presta"!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bela fonte!!! Não cumpre nem a potência prometida, pelo que vi, (não sei se está correto) aos 548w, ela explode. Sou muito mais as Corsairs, que estão na mesma faixa de preço, e até mais baratas, e conseguem uma potência acima da rotulada, tranquilamente.

Sou a favor dos sites Clube do Hardware e Hardware Secrets criarem uma seção "Nunca Compre Isso!", assim como existe a de "Produtos Recomendados"

Link para a enquete sobre a área de "Produtos não recomendados"

Editado por rhuanecc

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fechar com 'chave de ouro' só falta mesmo o review da Huntkey 350W. Pelos testes de suas irmãs, a de 350W deverá ter entre 200 a 250W.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Para fechar com 'chave de ouro' só falta mesmo o review da Huntkey 350W. Pelos testes de suas irmãs, a de 350W deverá ter entre 200 a 250W.

não me admiraria se o modelo de 350w fornecesse a potência rotulada. Pra mim essa série da Huntkey muda apenas a etiqueta e o acabamento dos fios.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×