Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação LEPA G850-MAS


     19.470 visualizações    Energia    2 comentários
Teste da Fonte de Alimentação LEPA G850-MAS
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da LEPA G850-MAS. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBU806, conectadas em paralelo e instaladas em um dissipador de calor individual. Cada ponte suporta até 8 A a 100° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 1.840 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 1.472 W sem que elas se queimassem (ou até 1.656 W com uma eficiência de 90%). Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

LEPA G850-MAS
Figura 11: Pontes de retificação

O circuito PFC ativo desta fonte usa dois transistores MOSFET IPW60R190E6, cada um suportando até 20,2 A a 25°C ou até 12,8 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 59 A a 25°C em modo pulsante. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 190 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

LEPA G850-MAS
Figura 12: Transistores do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico japonês de 470 µF x 400 V da Panasonic, rotulado a 105° C.

LEPA G850-MAS
Figura 13: Capacitor

Na seção de chaveamento, dois transistores de potência MOSFET IPW60R099C6 são usados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor suporta até 37.9 A a 25° C ou 24 A a 100° C em modo contínuo ou até 112 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 99 mΩ.

LEPA G850-MAS
Figura 14: Transistores de chaveamento

Os transistores de chaveamento são gerenciados por um controlador PFC ativo/PWM CM6802.

LEPA G850-MAS
Figura 15: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostei bastante dos resultados da fonte e ela oferece bom custo e ótima regulação de tensão. Achava que se sairia mal no ripple, mas até aí ela foi bem. Só precisava de um teste para saber se esta seria uma ótima saída para não pegar a HX850 V2 por $50 a mais, e isso se confirmou. Aliás, a Corsair precisa melhorar sua política de preços já pois tem muitas fontes com desempenho parecido ou melhor por custo menor lá fora. As Lepa G-Series (e futuramente Seasonic G-Series) são bons exemplos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo teste, nunca tinha ouvido falar da LEPO e vem com uma fonte muito parecida com a HX-850 da Corsair; é muito bom termos alternativas mais em conta porque está feia a coisa em termos de qualidade/preço não temos opção e ficamos presos a poucos modelos caros e difíceis de encontrar aqui no Brasil; tomara que apareçam ainda muitas outras alternativas, afinal, nada como uma boa concorrência para acabar com a exploração e ganância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...