Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação MSI Turbostream 600 W


     42.642 visualizações    Energia    10 comentários
Teste da Fonte de Alimentação MSI Turbostream 600 W
Produto Recomendado

Introdução

A MSI Turbostream 600 W (também conhecida como MS-4600-010) é na verdade uma fonte de alimentação Solytech SL-8600EPS (que no Brasil ela é mais conhecida como Satellite SL-8600EPS) remarcada, com PFC ativo, duas ventoinhas de 80 mm e dois plugues de alimentação auxiliares para placas de vídeo configuradas no modo SLI ou CrossFire. Será que ela é uma boa fonte? Será que ela realmente consegue fornecer sua potência rotulada? Vejamos.

Esta fonte de alimentação da Solytech pode ser encontrada em três versões:

Além do aspecto externo, internamente todas as fontes de alimentação são exatamente o mesmo produto. Portanto apesar deste teste ser da fonte MSI Turbostream 600 W os resultados devem ser válidos para todas as fontes listadas acima. Na verdade nós já havíamos testado a Solytech SL-8600EPS e vimos que internamente ambas as fontes são completamente idênticas, usando exatamente os mesmos componentes, apesar de o modelo da Solytech ter uma ventoinha de 120 mm e o modelo testado da MSI ter duas ventoinhas de 80 mm.

A Solytech também é conhecida por outros nomes, como Deer, L&C, Apex, Allied, SuperCase, Antler, Austin e outros, e esta marca está no mercado há séculos, mas com uma reputação não muito boa (leia este teste e esses comentários para aprender mais sobre esta empresa).

Apesar da sua péssima reputação, a Solytech SL-8600EPS obteve bons resultados em nosso teste e por isso estávamos esperando a mesma coisa por parte da MSI Turbostream 600 W.

Nós ainda estamos intrigados para saber porque a MSI escolheu a Solytech para fabricar suas fontes de alimentação. Normalmente grandes fabricantes preferem escolher um modelo exclusivo para sua linha de fontes de alimentação, mas as fontes da Solytech estão longe de serem exclusivas e podem ser encontradas no mercado com vários nomes diferentes, como você pode ver acima.

Outra questão intrigante foi como a MSI escolheu o nome da sua série de fontes de alimentação. Nós achamos que o nome usado – “Turbostream” – é muito parecido como os nomes usado pela OCZ em sua séries de fontes de alimentação. Em nossa opinião a MSI deveria ter sido mais cautelosa aqui.

Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W
Figura 1: Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W.

Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W
Figura 2: Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W.

Esta fonte de alimentação vem com um cabo de alimentação principal da placa-mãe de 20/24 pinos, um conector ATX12V e um conector EPS12V (instalado no mesmo cabo) e cinco cabos de alimentação para periféricos: um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo com dois conectores de 6 pinos, dois cabos com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector para a unidade de disquete cada e dois cabos com dois plugues de alimentação SATA cada.

Em nossa opinião a quantidade de conectores não é suficiente, pois há apenas dois plugues de alimentação SATA. Esta fonte deveria ter pelo menos seis plugues de alimentação SATA. Curiosamente a Solytech SL-8600EPS usa uma configuração de cabos diferente, com quatro plugues de alimentação para periféricos e quatro plugues de alimentação SATA.

Além disso os conectores de alimentação auxiliares da placa de vídeo são instalados no mesmo cabo e nós preferimos as fontes de alimentação que usam cabos individuais para uma melhor distribuição de potência/corrente.

Todos os fios desta fonte de alimentação são 18 AWG, o que é perfeito para uma fonte de alimentação de 600 W.

No que diz respeito à estética, todos os fios são protegidos com um acabamento de nylon, mas esta proteção não parte de dentro da fonte.

Vamos dar uma olhada no interior desta fonte.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não entendi seu comentário...

É um SL-8600 que a Solytech vende para outras remarcarem.

Sim, sim...

Falei estranho foi por essa parte aqui, até porque não li a matéria toda,:lol:.

Algumas perguntas, no entanto, ficam no ar: porque a MSI escolheu a Solytech como fornecedor? Porque a MSI entrou no mercado de fontes de alimentação oferecendo modelos de baixo custo já que ela é conhecida como um fabricante de placas-mãe de primeira linha? Porque a garantia que a MSI dá nesta fonte nos EUA é de apenas 16 meses contados da data de fabricação do produto (e não da data de venda, como é praxe do mercado)? Lembrando que fabricantes de fontes normalmente dão garantia de pelo menos três anos nos EUA.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a minha fonte preferida. Sempre foi. Ótimo custo-benefício. E pensar que já vi gente dizendo que prefere uma Zalman de 360w.

Gente como eu ?

Para uma configuração economica ?

Claro que eu compraria uma Zalman 360B-APS

Já foi muito falado disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente como eu ?

Para uma configuração economica ?

Claro que eu compraria uma Zalman 360B-APS

Já foi muito falado disso...

Pelo mesmo preço você prefere pegar uma fonte mais fraca que vai te limitar mais num futuro upgrade.

Eu não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podia ser feito o mesmo teste com a da Satellite também... Será que ela não é "capada" em relação as outras ? se não for, será que seu potencial para sobrecarga é bom ? Seria legal também fazer os testes dos modelos de 850 e 1000 w :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...